Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Justiça de Transição e Políticas de Memória
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/08/2022 - 15/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Grupo de Estudos é um projeto de ensino que, vinculado ao Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória (NUPPOME), pretende contribuir para a difusão e discussão da Justiça de Transição (JT) e das Políticas de Memória (PM) para estudantes de graduação à pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possibilitando o estabelecimento de um espaço de discussão privilegiado sobre os temas que envolvem estes conceitos. A proposta se justifica na atual conjuntura, uma vez que as medidas associadas à JT são recorrentes e seguem sendo implementadas em países que enfrentaram regimes de exceção e/ou períodos de conflito político, evidenciando a necessidade da compreensão/reflexão sobre o tema para o fortalecimento da democracia. Considerando a interdisciplinaridade do tema, o público-alvo do Grupo de Estudos abrange estudantes das Ciências Sociais, História, Relações Internacionais, Direitos, entre outras.

Objetivo Geral

Vinculado ao Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória (NUPPOME), o Grupo de Estudos tem como objetivo discutir conceitos básicos sobre o tema da justiça de transição e das políticas de memória.

Justificativa

A proposta se justifica na atual conjuntura, uma vez que as medidas associadas à JT são recorrentes e seguem sendo implementadas em países que enfrentaram regimes de exceção e/ou períodos de conflito político, evidenciando a necessidade da compreensão/reflexão sobre o tema para o fortalecimento da democracia.

Metodologia

Com a ajuda do coordenador e, mediante diálogo entre as/os participantes, serão selecionadas leituras básicas sobre o tema. Em encontros mensais, os textos serão discutidos entre as/os presentes nas reuniões do grupo.

Indicadores, Metas e Resultados

A expectativa é que sejam lidos textos básicos sobre o tema do projeto, mas que, com o avanço das leituras e dos debates, estudos de caso possam ser realizados a depender dos interesses das/os participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLAUDIA PANTOJA ALVES
ANNA LUISA ORTEGA DE FREITAS
ARTHUR NOGUEIRA MACHADO
BEATRIZ SANTOS JESUS PEREIRA
CARLOS ARTUR GALLO CABRERA2
CARLOS HENRIQUE RODRIGUES ROQUE
CAROLINA GOMES NOGUEIRA
EDUARDO MACHADO DE ALMEIDA ROLIM
ISABELLA MARIA MARTINS DE AMORIM
JOAO HENRIQUE TISSOT NACHTIGALL
JOAO VITOR FAGUNDES
João Octavio França Teixeira
LARISSA GONÇALVES MEDEIROS
Lohana Pereira da Silva
MARIA DE FÁTIMA ORTIZ PEDROSO
PEDRO GARDANI BATISTA TADEU
RAFAEL DA CUNHA MEIRELES
ROBERTA DO PRA ALANO
ROSA INDIRA ALVES DA SILVA
THAYS ALVES DA SILVA

Página gerada em 23/04/2024 15:18:33 (consulta levou 0.147282s)