Nome do Projeto
Produção sustentável de mudas de espécies hortícolas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/01/2024 - 01/01/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A utilização racional insumos usados na produção de alimentos é fundamental para que a sociedade possa conviver em equilíbrio com o ambiente. Tal demanda inclui a adoção de protocolos para a obtenção de mudas de qualidade mediante o emprego de material propagativo, substratos, recipientes e técnicas de manejo adequadas, assim como mão de obra devidamente treinada. Com base nesses aspectos, o projeto prevê atividades teóricas e práticas, por meio da realização de estudos sobre a produção de mudas de espécies hortícolas com foco na sustentabilidade. Essas ações serão realizadas em consonância com o projeto já cadastrado na UFPel e intitulado “Hortas Urbanas: um projeto de sustentabilidade urbana para comunidade pelotense”, que tem como objetivo propiciar à população a reflexão sobre a sustentabilidade urbana do ponto de vista ambiental, da saúde, econômico e social, incentivando a mudança da paisagem urbana e fortalecendo o caminho para o direito a cidade, a partir de ações efetivas nos bairros da cidade de Pelotas-RS. Para tanto, serão realizados experimentos na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) sobre a propagação de espécies hortícolas, utilizando materiais alternativos. Esses estudos serão executados e supervisionados por professores e alunos do curso de graduação e pós-graduação da FAEM. Os resultados serão apresentados em palestras, oficinas e visitas realizadas em escolas da rede pública de ensino e nas comunidades que participam das atividades nas hortas urbanas comunitárias de Pelotas-RS, além de serem submetidos para publicação em revistas e eventos científicos na área. Dessa forma, espera-se capacitar professores da rede pública de ensino de Pelotas, que serão disseminadores dos conhecimentos adquiridos, bem como alunos de tais escolas e moradores da cidade; assim como os alunos da UFPel envolvidos no projeto. Nesse sentido, o projeto poderá beneficiar a comunidade em geral e contribuir com formação profissional dos estudantes da Universidade, visto que os participantes poderão vislumbrar alternativas para a obtenção de mudas usadas na produção de alimentos, além da contribuição para a preservação ambiental, tendo em vista que o foco das atividades é a sustentabilidade.
Objetivo Geral
Propiciar a reflexão sobre a sustentabilidade, por meio da adoção de protocolos de produção de mudas que incluem o uso de material propagativo, substrato e técnicas de manejo visando a preservação ambiental.
Justificativa
A utilização de mudas de qualidade é fator primordial para o sucesso nas áreas de produção de espécies hortícolas. Porém, para que tais mudas estejam disponíveis e atendam o mercado em consonância com a preservação ambiental é necessário que a obtenção seja feita de maneira adequada, o que denota a importância de estudos que visem o planejamento de todo o processo produtivo de maneira sustentável, desde a seleção do material propagativo, substrato, além do uso racional da água e de outros recursos necessários durante o manejo das mesmas. Nesse sentido, o projeto visa, por meio de ações voltadas a esse fim, contribuir com a redução no volume de resíduos agrícolas que muitas vezes são descartados no ambiente, além das estratégias a serem adotadas no manejo das mudas, visando o aproveitamento de bioinsumos, entre outros. Com isso, o projeto poderá apresentar alternativas para a produção de mudas, incentivando a elaboração de protocolos eficientes e sustentáveis. No âmbito pedagógico, por meio das atividades realizadas o projeto servirá como forma de complementação e aperfeiçoamento do conteúdo teórico ministrado em sala de aula, facilitando a compreensão de temas relevantes para a área agrícola, além de abordar a importância da conscientização sobre a preservação ambiental. Também permitirá a troca de experiências entre professores e alunos de escolas da rede municipal, além da comunidade de Pelotas que participa das ações junto ao projeto “Hortas Urbanas”.
Metodologia
O projeto será realizado no campo didático da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM). Para tanto, serão realizadas reuniões preparatórias entre a equipe que envolverão as seguintes atividades:
- Produção de mudas: serão realizados experimentos* na FAEM sobre a utilização de materiais alternativos na produção de mudas.
- Reuniões: estão previstas reuniões semanais entre a coordenação e alunos da FAEM, no intuito de programar as atividades, avaliar as ações em andamento, entre outras.
- Palestras e oficinas: após a realização dos estudos, serão realizadas palestras e oficinas sobre a produção de mudas com foco na sustentabilidade. Tais atividades serão ministradas aos professores e alunos da rede pública de ensino, e aos membros das hortas urbanas comunitárias de Pelotas atendidas pelo projeto “Hortas Urbanas”.
- Visitas e acompanhamento da produção de mudas: após a realização das palestras e/ou oficinas, será elaborado um cronograma para a realização das atividades nas escolas e hortas comunitárias envolvidas, com posterior agendamento de visitas técnicas visando o acompanhamento das ações.
- Redação de trabalhos científicos: os resultados serão submetidos para publicação em revistas e/ou eventos científicos.
*Experimentos:
Os experimentos serão realizados no laboratório de análise de sementes e nas estufas instaladas no campo didático da FAEM.
Experimento 1)
Será avaliada a propagação de espécies hortícolas (hortaliças, ornamentais e frutíferas), de acordo com a demanda do projeto "Hortas Urbanas". Assim, em função da espécie e/ou cultivar será adotado o método usado na produção de mudas (sementes ou propagação vegetativa), sendo o material propagativo oriundo de plantas matrizes selecionadas.
Serão testados substratos alternativos (casca de arroz carbonizada, fibra de coco; S-10 Beifort; caroço de pessegueiro), a serem definidos de acordo com a espécie e/ou cultivar avaliada. Para tanto, nos experimentos sobre porpagação sexuada serão adotadas quatro repetições de 200 sementes; enquanto nos estudos sobre propagação assexuada (como estaquia) serão realizadas quatro repetições, com 10 unidades do material propagativo por repetição.
Os substratos serão usados como material único e em misturas na proporção 1:1:1.
Nos experimentos sobre propagação sexuada serão avaliadas as variáveis: grau de umidade das sementes; porcentagem de germinação e/ou emergência; índice de velocidade de emergência, número de folhas, comprimento da parte aérea, comprimento da maior raiz, massa de matéria seca da parte aérea e das raízes.
Nos experimentos sobre propagação vegetativa as variáveis avaliadas serão: porcentagem de sobrevivência, retenção foliar (%), número de estacas com calo (sem raiz); porcentagem de enraizamento das estacas, comprimento da maior raiz, massa de matéria seca de parte aérea e de raiz. Além disso, em todos os experimentos serão avaliadas as propriedades físicas e químicas dos substratos, de acordo com Kämpf et al. (2005).
Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias, comparadas por meio de teste estatístico a ser definido de acordo com cada estudo.
Experimento 2)
Será avaliada a propagação de espécies hortícolas (hortaliças, ornamentais e frutíferas), de acordo com a demanda do projeto "Hortas Urbanas". Assim, em função da espécie e/ou cultivar será adotado o método usado na produção de mudas (sementes ou propagação vegetativa), sendo o material propagativo oriundo de plantas matrizes selecionadas.
O delineamento experimental será o inteiramente casualizado, sendo avaliadas tipos e concentrações de bioinsumos (substâncias húmicas e biochorume), a serem definidas de acordo com a espécie e/ou cultivar). Para tanto, serão adotadas quatro repetições de 50 sementes (nos ensaios sobre propagação sexuada) e cinco repetições com 10 materiais propagativos por repetição (nos ensaios sobre propagação vegetativa).
Nos experimentos sobre propagação sexuada serão avaliadas as variáveis: porcentagem de germinação e emergência; índice de velocidade de emergência, número de folhas, comprimento da parte aérea, comprimento da maior raiz, massa de matéria seca da parte aérea e das raízes.
Nos experimentos sobre propagação vegetativa: porcentagem de sobrevivência, retenção foliar (%), número de estacas com calo (sem raiz); porcentagem de enraizamento das estacas, comprimento da maior raiz, massa de matéria seca de parte aérea e de raiz. Além disso, em todos os experimentos serão avaliadas as propriedades físicas e químicas dos substratos, de acordo com Kämpf et al. (2005).
Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias, comparadas por meio de teste estatístico a ser definido de acordo com cada espécie hortícola.
- Produção de mudas: serão realizados experimentos* na FAEM sobre a utilização de materiais alternativos na produção de mudas.
- Reuniões: estão previstas reuniões semanais entre a coordenação e alunos da FAEM, no intuito de programar as atividades, avaliar as ações em andamento, entre outras.
- Palestras e oficinas: após a realização dos estudos, serão realizadas palestras e oficinas sobre a produção de mudas com foco na sustentabilidade. Tais atividades serão ministradas aos professores e alunos da rede pública de ensino, e aos membros das hortas urbanas comunitárias de Pelotas atendidas pelo projeto “Hortas Urbanas”.
- Visitas e acompanhamento da produção de mudas: após a realização das palestras e/ou oficinas, será elaborado um cronograma para a realização das atividades nas escolas e hortas comunitárias envolvidas, com posterior agendamento de visitas técnicas visando o acompanhamento das ações.
- Redação de trabalhos científicos: os resultados serão submetidos para publicação em revistas e/ou eventos científicos.
*Experimentos:
Os experimentos serão realizados no laboratório de análise de sementes e nas estufas instaladas no campo didático da FAEM.
Experimento 1)
Será avaliada a propagação de espécies hortícolas (hortaliças, ornamentais e frutíferas), de acordo com a demanda do projeto "Hortas Urbanas". Assim, em função da espécie e/ou cultivar será adotado o método usado na produção de mudas (sementes ou propagação vegetativa), sendo o material propagativo oriundo de plantas matrizes selecionadas.
Serão testados substratos alternativos (casca de arroz carbonizada, fibra de coco; S-10 Beifort; caroço de pessegueiro), a serem definidos de acordo com a espécie e/ou cultivar avaliada. Para tanto, nos experimentos sobre porpagação sexuada serão adotadas quatro repetições de 200 sementes; enquanto nos estudos sobre propagação assexuada (como estaquia) serão realizadas quatro repetições, com 10 unidades do material propagativo por repetição.
Os substratos serão usados como material único e em misturas na proporção 1:1:1.
Nos experimentos sobre propagação sexuada serão avaliadas as variáveis: grau de umidade das sementes; porcentagem de germinação e/ou emergência; índice de velocidade de emergência, número de folhas, comprimento da parte aérea, comprimento da maior raiz, massa de matéria seca da parte aérea e das raízes.
Nos experimentos sobre propagação vegetativa as variáveis avaliadas serão: porcentagem de sobrevivência, retenção foliar (%), número de estacas com calo (sem raiz); porcentagem de enraizamento das estacas, comprimento da maior raiz, massa de matéria seca de parte aérea e de raiz. Além disso, em todos os experimentos serão avaliadas as propriedades físicas e químicas dos substratos, de acordo com Kämpf et al. (2005).
Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias, comparadas por meio de teste estatístico a ser definido de acordo com cada estudo.
Experimento 2)
Será avaliada a propagação de espécies hortícolas (hortaliças, ornamentais e frutíferas), de acordo com a demanda do projeto "Hortas Urbanas". Assim, em função da espécie e/ou cultivar será adotado o método usado na produção de mudas (sementes ou propagação vegetativa), sendo o material propagativo oriundo de plantas matrizes selecionadas.
O delineamento experimental será o inteiramente casualizado, sendo avaliadas tipos e concentrações de bioinsumos (substâncias húmicas e biochorume), a serem definidas de acordo com a espécie e/ou cultivar). Para tanto, serão adotadas quatro repetições de 50 sementes (nos ensaios sobre propagação sexuada) e cinco repetições com 10 materiais propagativos por repetição (nos ensaios sobre propagação vegetativa).
Nos experimentos sobre propagação sexuada serão avaliadas as variáveis: porcentagem de germinação e emergência; índice de velocidade de emergência, número de folhas, comprimento da parte aérea, comprimento da maior raiz, massa de matéria seca da parte aérea e das raízes.
Nos experimentos sobre propagação vegetativa: porcentagem de sobrevivência, retenção foliar (%), número de estacas com calo (sem raiz); porcentagem de enraizamento das estacas, comprimento da maior raiz, massa de matéria seca de parte aérea e de raiz. Além disso, em todos os experimentos serão avaliadas as propriedades físicas e químicas dos substratos, de acordo com Kämpf et al. (2005).
Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias, comparadas por meio de teste estatístico a ser definido de acordo com cada espécie hortícola.
Indicadores, Metas e Resultados
- Considerando a importância do uso de mudas de qualidade na produção de alimento e da possibilidade de uso de resíduos agrícolas e bioinsumos, espera-se contribuir para que a comunidade em geral possa ter acesso às alternativas para a obtenção de mudas indispensáveis para a produção de alimentos, além da relevância do tema no que tange a preservação ambiental.
- Estimular o pensamento crítico em torno das questões que envolvem a degradação ambiental, buscando estratégias de melhorias para a produção de mudas.
- Promover encontros entre a comunidade científica, escolar, e moradores locais, estimulando a troca de conhecimentos e a ruptura das fronteiras simbólicas que isolam os atores sociais envolvidos.
- Possibilitar o aperfeiçoamento na formação de recursos humanos na área de horticultura geral, principalmente sobre produção de mudas de espécies hortícolas.
- Estimular o pensamento crítico em torno das questões que envolvem a degradação ambiental, buscando estratégias de melhorias para a produção de mudas.
- Promover encontros entre a comunidade científica, escolar, e moradores locais, estimulando a troca de conhecimentos e a ruptura das fronteiras simbólicas que isolam os atores sociais envolvidos.
- Possibilitar o aperfeiçoamento na formação de recursos humanos na área de horticultura geral, principalmente sobre produção de mudas de espécies hortícolas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADAO LUIZ DOMINGUES SILVEIRA | 2 | ||
ADRIANE MARINHO DE ASSIS | 2 | ||
ALINE RITTER CURTI | 1 | ||
EMILY BURGUÊZ DA SILVA | |||
FRANCINE BÖNEMANN MADRUGA | |||
GUILHERME BUCHWEITZ NORNBERG | |||
GUILHERME DE OLIVEIRA PAGEL | |||
HUMBERTO DIAS VIANNA | 1 | ||
IRENI LEITZKE CARVALHO | 2 | ||
LILIAN VANUSSA MADRUGA DE TUNES | 1 |