Nome do Projeto
Leiga nas Escolas - Aproximando a Medicina do Ensino Médio
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/09/2022 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
Participar do processo de tomada de decisão sobre o que fazer pós ensino médio, e expor as possbilidades que a Universidade Federa de Pelotas - UFPel - trás a cada um dos jovens pertencentes a essa comunidade. Dessa forma, visamos aproximar a academia-comunidade, juntamente com a transposição e construção de novos conhecimentos (mutuamente articulados) aplicando a visão de mundo bem como de sua complexidade, contribuindo para aquisição de novas habilidades e competências aos profissionais em formação, e simultaneamente agrega identidade e pertencimento ao Curso de Medicina da UFPel. Esse projeto nasceu de uma demanda levantada pela PRE/UFPel, e tem o foco de expor as possibilidades de ingresso na UFPel para alunos concluintes do ensino médio, ainda que o foco sejam alunos de escolas de Pelotas, visa-se atingir escolas da Azonasul. A fim de implementar as atividades serão utilizadas redes sociais on line e os espaços físicos disponibilizados pelas escolas parceiras. O projeto também constituirá um espaço disponível para ações de integralização da extensão no curso de medicina.

Objetivo Geral

O projeto busca promover a formação cidadã dos acadêmicos do curso de Medicina da UFPel, através de ações concretas em prol da popularização da ciência e da tecnologia utilizando dos espaços físicas disponibilizado pelas escolas. Além disso, esse projeto surgiu de uma demanda visada pela Pró-reitora de Educação, a qual viu a necessidade de aproximar o público pelotense para a Universidade Federal de Pelotas.

Justificativa

Baixa adesão da população pelotense nos cursos de graduação oferecidos pela UFPel, especialmente alta taxa de pessoas externas a região sul no curso de Medicina

Metodologia

O projeto selecionará estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas para irem ate as escolas que possuam turmas concluintes do ensino médio e irá abordar possibilidades de cursar medicina na UFPel, aproximando, assim, a UFPel - universidade - dos jovens - ensino médio. Com isso, visamos ações de popularização da ciência e difusão do conhecimento científico e tecnológico associados com interesses dos alunos e da comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos nesse novo desenho e com novos objetivos firmar compromisso com os colaboradores voluntários e atender os anseios da comunidade, compartilhando informações e conhecimento cientificamente alicerçado e despertando a curiosidade científica bem como atraindo jovens pelotenses para a UFPel

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO SCOTT DA ROCHA
CLAUDIA CALDEIRA GOMES1
CLEOMAR DA SILVA
ELSON RANGEL CALAZANS JUNIOR
FABRICIO RIBEIRO PEREIRA
GABRIELE PINTO KONZEN
ISADORA UGOSKI DAME PACHECO
JULIANA LOPEZ CEOLIN
KARLA DI CÁSSIA COSTA FONSECA
LUAN LUCAS VALINS DA SILVEIRA
MANUELA CORREA DOS SANTOS REIS
MARIA AURORA DROPA CHRESTANI CESAR2
PAULA MARIANE MACEDO GUIMARAES
RYAN DA COSTA E SILVA
SILVIA ELAINE CARDOZO MACEDO2
VANDERSON TOBIAS LAZAROTO
VINICIUS KAISER QUEIROZ

Página gerada em 08/02/2023 01:15:27 (consulta levou 0.080086s)