Nome do Projeto
Plantão Tira-Dúvidas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/10/2022 - 13/09/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Curso de Engenharia de Petróleo optou pelo emprego de componentes curriculares de caráter extensionista como forma de atuação com a comunidade externa à UFPel. O presente projeto é parte ativa do processo de integralização da Extensão ao Curso. O projeto Plantão tira-dúvidas visa envolver acadêmicos do curso de Engenharia do Petróleo no esclarecimento de dúvidas e reforço escolar de estudantes do ensino médio de escolas públicas, com o objetivo de promover suporte educacional, inclusão social, convivência comunitária e formação cidadã. Por meio da participação ativa dos graduandos, a metodologia de trabalho proposta consiste no planejamento, execução e avaliação das atividades de reforço escolar e esclarecimento de dúvidas de conteúdos do ensino médio, especialmente de estudantes em risco de reprovação, abandono ou evasão. No que tange à avaliação continuada do projeto, destaca-se a observância ao número de escolas endereçadas, número de discentes participantes e auxiliados pelo plantão, como também, a taxa de aprovação dos auxiliados. Os resultados esperados incluem a inclusão por meio da educação, formação cidadã dos envolvidos e a contribuição na melhoria dos déficits escolares dos auxiliados.
Objetivo Geral
Envolver acadêmicos do curso de Engenharia do Petróleo no esclarecimento de dúvidas e reforço escolar de estudantes do ensino médio de escolas públicas, com o objetivo de promover suporte educacional, inclusão social, convivência comunitária e formação cidadã.
Justificativa
No Brasil, a exclusão escolar que vinha caindo entre 2016 e 2019 voltou a crescer (MEC, 2020). De acordo com o Censo Escolar coordenado pelo Ministério da Educação (MEC, 2021), a taxa de abandono dos estudantes do ensino médio mais que dobrou em 2021 em comparação com 2020. No primeiro ano da pandemia, causada pela COVID-19, 2,3% dos alunos matriculados deixaram as escolas antes de concluir o ano letivo. A taxa no ano passado subiu para 5%. O Estado com pior resultado foi o Pará, seguido do Rio Grande Norte, Bahia, Rio Grande do Sul e Alagoas. O número de estudantes do ensino médio aprovados também caiu de 95% em 2020, para pouco mais 90% em 2021. O MEC divulgou ainda resultados de testes de língua portuguesa e matemática aplicados em escolas do ensino médio públicas e privadas. Os mais 3,2 milhões de estudantes que fizeram os testes acertaram apenas 27% das questões de matemática e 57% das questões básicas de língua portuguesa. Esses resultados são preocupantes e mostram que ações urgentes são necessárias para tentar reduzir os déficits educacionais e as taxas de abandono mostrados pelo censo escolar. Nesse sentido, a presente proposta pretende que os discentes do curso de Engenharia de Petróleo sejam agentes capazes de auxiliar estudantes do ensino médio com defasagem na aprendizagem, risco de reprovação, abandono e evasão, por meio de estratégias coerentes com a realidade das escolas, auxiliados e graduandos. O presente projeto é parte ativa do processo de integralização da Extensão ao Curso de Engenharia de Petróleo. O curso optou pelo emprego de componentes curriculares de caráter extensionistas como forma de atuação com a comunidade externa à UFPel.
Metodologia
Por meio da participação ativa dos discentes do curso de Engenharia de Petróleo, a metodologia de trabalho proposta consiste no planejamento, execução e avaliação das atividades de reforço escolar e esclarecimento de dúvidas de conteúdos do ensino médio de escolas públicas. Os discentes participantes do curso farão contato com as escolas escolhidas para atender e verificar o interesse e a disponibilidade das mesmas para o atendimento pelo plantão. Após anuência das escolas, serão identificados disciplina, conteúdos e auxiliados. As atividades de reforço escolar focarão em conteúdos que não foram assimilados para nivelar o conhecimento dos estudantes e atender aqueles que mais precisarem de acompanhamento escolar. As atividades serão feitas fora do horário regular das aulas, de modo presencial e/ou remoto. Os discentes do curso apresentarão relatórios parcial e final para avaliação da evolução dos auxiliados e das atividades como também dos impactos gerados pela proposta.
Indicadores, Metas e Resultados
A meta do projeto é promover suporte educacional, inclusão social, convivência comunitária e formação cidadã pelo envolvimento de estudantes do curso de Engenharia do Petróleo no esclarecimentos de dúvidas e reforço escolar do ensino médio de escolas públicas. A proposta busca contribuir para o nivelamento escolar dos estudantes e em risco de reprovação, abando e evasão ecolar. Busca ainda garantir o percentual mínimo da carga horária prevista no projeto pedagógico do curso de Engenharia de Petróleo na forma de ações de extensão incorporadas a componentes curriculares.
A avaliação do projeto se dará de forma continuada, por meio de um conjunto de indicadores que possibilitem monitorar seu desenvolvimento, como a observância do número de escolas endereçadas, número de discentes participantes e auxiliados, como também da observância nas taxas de aprovação e abandono/evasão dos auxiliados. Os resultados esperados incluem a inclusão por meio da educação, formação cidadã dos envolvidos e contribuição na melhoria dos déficits de aprendizagem, dos rendimentos escolares e dos índices de abandono/evasão de estudantes de escolas públicas do ensino médio.
A avaliação do projeto se dará de forma continuada, por meio de um conjunto de indicadores que possibilitem monitorar seu desenvolvimento, como a observância do número de escolas endereçadas, número de discentes participantes e auxiliados, como também da observância nas taxas de aprovação e abandono/evasão dos auxiliados. Os resultados esperados incluem a inclusão por meio da educação, formação cidadã dos envolvidos e contribuição na melhoria dos déficits de aprendizagem, dos rendimentos escolares e dos índices de abandono/evasão de estudantes de escolas públicas do ensino médio.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINA MENDONCA BARRETO | |||
FORLAN LA ROSA ALMEIDA | 1 | ||
GILMAR ROSA DA SILVA | |||
MARCELO NASCIMENTO BEZERRA | |||
MARISTELA BAGATIN SILVA | 2 | ||
PALOMA FERREIRA CASTRO DE LIMA | |||
RICARDO WASKOW SOARES |