Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos e Tanatologia - LACPATA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/09/2022 - 09/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos e Tanatologia (LACPATA) foi instituída na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no ano de 2022, dando continuidade a antiga Liga Acadêmica Interdisciplinar de Cuidados Paliativos. Com um total de seis cursos de graduação envolvidos - a saber: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia - com seleção mediante prova escrita, dissertativa e objetiva, de conhecimento básico e específico sobre cuidados paliativos. O objetivo principal da LACPATA é a busca pela complementação do déficit curricular dos cursos da área da saúde da UFPel, estimulando a discussão do tema, tanto dentro da comunidade acadêmica quanto da sociedade leiga, contribuindo para uma formação mais abrangente, voltada para o cuidado do indivíduo em todas as suas dimensões (físico, mental, social e espiritual), dentro do modelo biopsicossocial de ensino. Como objetivos específicos temos a busca pelo entrosamento dos cursos da área da saúde para melhorar as discussões do tema e casos clínicos entre profissionais e alunos visando oferecer conhecimento específico sobre cuidados paliativos e proporcionar melhor qualidade, futura, no atendimento do paciente em condições paliativas além de promover o contato direto dos acadêmicos com os pacientes por meio de estágios nos serviços e programas oferecidos pelo Hospital Escola desta Universidade (HE/UFPel) em âmbito hospitalar (consultoria em cuidados paliativos) e domiciliar (Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar – PIDI), além da Unidade Cuidativa e futuro Hospice de Pelotas. A produção científica também está entre os objetivos abrangentes da LACPATA onde visa estimular, dentro da graduação, o interesse em pesquisas bem como a formulação de artigos, resumos e revisões acerca do tema. Entre as atividades previstas pela LACPATA, temos o Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul, Jornadas Acadêmicas, Campanhas como o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, Brechós Solidários, Campanha Adote Uma Cadeira, além dos encontros semanais, com aulas, discussão de artigos, discussão de casos clínicos e documentários.

Objetivo Geral

Participar do atendimento de pacientes e familiares em cuidados paliativos na rede de atenção em saúde, articulando a construção de vínculos da academia com a comunidade sobre o tema em diferentes cenários assistenciais.

Justificativa

A formação da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos e Tanatologia busca suprir um déficit do currículo dos cursos da área da saúde da Universidade Federal de Pelotas, estimular a discussão do tema, tanto dentro da comunidade acadêmica quanto da sociedade leiga, contribuindo para uma formação mais abrangente, voltada para o cuidado do indivíduo em todas as suas dimensões, dentro do modelo biopsicossocial de ensino.

Metodologia

Reuniões semanais entre os integrantes da Liga abordando a discussão de textos científicos e casos sobre o tema de cuidados paliativos e também para o planejamento de ações acerca da temática, como colaboração em eventos eventos científicos, participação em projetos de pesquisa e cuidado à comunidade vinculada ao Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI), Equipes de Melhor em Casa, Ambulatório de Cuidados Paliativos, Consultoria Hospitalar de Cuidados Paliativos do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. É constituída como associação civil, científica livre, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, como sede na Laneira - UFPel. Poderão integrar a liga estudantes matriculados em qualquer semestre dos cursos da área da saúde da UFPel. Os membros selecionados por meio de prova escrita e entrevista. A direção da liga é formada por Presidente e Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro, Diretos de Ensino, Diretor de Pesquisa, Diretor de Extensão e coordenador. É exigido um mínimo de 75% de presença nas atividades da liga para a permanência do estudante nesse grupo.

Indicadores, Metas e Resultados

INDICADOR 1: Proporção de materiais utilizados no período de um ano para estudar cuidados paliativos.
META 1: Esclarecer dúvidas e trocar informações por meio de encontros e discussão de textos científicos e casos de cuidados paliativos.
RESULTADO ESPERADO 1: almeja-se que por meio dos encontros os participantes se aprofundem no tema cuidados paliativos.
INDICADOR 2: Proporção de ações desenvolvidas pela Liga no período de um ano.
META 2: Desenvolver ações para a comunidade vincula aos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) do Hospital Escola e/ou melhor em casa.
RESULTADO ESPERADO 2: Promoção de vínculo entre estudante e pacientes e familiares, aproximando-os da prática de cuidados paliativos e ofertando ações para a comunidade.
INDICADOR 3: Proporção de produção científica desenvolvida pela Liga no período de um ano.
META 3: Participar de pesquisas e realizar produção científica sobre o tema.
RESULTADO ESPERADO 3: Proporcionar aos integrantes da Liga maior contato com a atividade científica sobre cuidados paliativos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA VICTÓRIA SILVA ROSTIROLLA
ALESSANDRA RODALLES PAIM
AMANDA CASAGRANDE SCHERER
AMANDA DA SILVEIRA NADAL
ANA CAROLINE DE SENE BERNASCONI
ANDRYELLE SOUZA DE AVILA
Aline Luara Danda Sampaio
BRUNA VITORIA DIAS DE SOUZA
CAMILA GOMES DA SILVEIRA
CLAUDIA CALDEIRA GOMES1
Carlúcia Alves Ferreira
Carolline Blank Da Silva
EDNA DE OLIVEIRA RAMOS
ELIANA DUARTE DA ROCHA
ESTER PEDROSO MOTA
GRACIELA VELARDE ALVAREZ DE OLIVEIRA
GRAZIELE CASTRO GUIMARÃES
JENIFER FELLES DA SILVA
JULIA BIRGMAN ANDRADES
JULIETA MARIA CARRICONDE FRIPP
JULIETA MARIA CARRICONDE FRIPP61
LAIANA MIRITZ VASCONCELOS
LINCOLN LEAL RIBEIRO
LORENA SPANHOL PEREIRA
LUAN LUCAS VALINS DA SILVEIRA
MARIANA DA ROSA GENSKE
MATEUS DE OLIVEIRA NESPOLO
MICHELE NUNES DA CRUZ
MIGUEL DELANOY POLIDORI
RAILLANE DE OLIVEIRA MARQUES
RUANA COSTA DE OLIVEIRA
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA1
TCHANDRA MACHADO DE VARGAS
THAIS GARCIA SAMPAIO
Thais Mielke Fuhrmann
ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO

Página gerada em 19/04/2024 08:18:11 (consulta levou 0.182196s)