Nome do Projeto
Sala de Figurinos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/05/2017 - 30/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
O projeto de extensão Sala de Figurinos busca formar pessoas capazes de criar e confeccionar peças de figurinos, adereços e cenários para utilização nas mais variadas ações (projetos, grupos artísticos, estágios, escolas), entre outras atividades ligadas a moda e vestuário. Busca-se proporcionar aos alunos e comunidade em geral, experiências diferenciadas nas práticas artísticas. O projeto justifica-se pelo fato de ser pouco abordado na universidade, assuntos relacionados à construção de figurinos e produção de traje cênico. Serão realizados minicursos com assuntos relacionados à prática de criação e confecção de peças de roupas e acessórios de cena. O projeto realizará parcerias com outros projetos, além do empréstimo de figurinos. Busca-se atender um número maior de interessados nos assuntos, buscando a melhor qualificação por parte destes futuros professores/artistas e/ou comunidade em geral.
Objetivo Geral
Formar pessoas capazes de criar e confeccionar peças de figurinos, adereços e cenários para utilização nas mais variadas ações (projetos, grupos artísticos, estágios, escolas, etc.). Proporcionar aos alunos e comunidade em geral, experiências diferenciadas nas práticas artísticas, colaborando para o aprendizado, desenvolvimento e busca da compreensão sobre os temas estudados.
Justificativa
O projeto justifica-se pelo fato de nos cursos de Teatro e Dança do Centro de Artes, não existir nenhuma disciplina que trate basicamente sobre figurinos, adereços e cenários. Todas as ações realizadas pelo projeto possuem boa aceitação por parte dos alunos e comunidade em geral.
Metodologia
Realização de minicursos com assuntos relacionados à prática de criação e confecção de peças de roupas e acessórios de cena. Será realizada parcerias e auxílios a outros projetos que necessitem da formação dos participantes ou empréstimos de figurinos.
Indicadores, Metas e Resultados
O que espera-se como resultados, são uma maior participação e formação dos alunos dos cursos, e comunidade interessada, buscando a melhor qualificação por parte destes futuros professores/artistas e de profissionais que poderão ingressar no ramo.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANGELICA MENDES ASCARI | |||
| BELIZA GONZALES ROCHA | |||
| BIANCA MENDES ASCARI | |||
| CAROLINA MARTINS PORTELA | |||
| CATIA FERNANDES DE CARVALHO | 10 | ||
| DANIELA RICARTE TEIXEIRA POLLEZI DO AMARAL | |||
| EDUARDA DOS SANTOS LOPES | |||
| GEOVANA SILVA DE CARVALHO | |||
| GRÉGORY DE SOUZA PINHEIRO | |||
| IVANIA SILVA DE OLIVEIRA | |||
| JANAINA BRUNA DOS SANTOS MOREIRA | |||
| JANETE RODRIGUES DA SILVA | |||
| JOCIANA PEREIRA SANCHES ROMMEL | |||
| JULIANA MENDES CAVALHEIRO | |||
| JÉSSICA NADYNE AGUIAR OLIVEIRA | |||
| KARINA BADIA FONSECA | |||
| KEITY MACHADO LEMKE | |||
| LARISSA MARTINS MACHADO | 146 | ||
| LUANA DA ROSA FRANZ | |||
| MARIARA PROHL GARCIA | |||
| MARINA TIMM MEDEIROS | |||
| NAIANE RIBEIRO ROSA | |||
| PATRÍCIA FABBRO BICOSKI | |||
| RENAN DE VARGAS BRIÃO | |||
| ROBSON BORDIGNON PÓLVORA | |||
| SHAIANE MOLINA DA LUZ | |||
| VITORIA VALERIO MACHADO | |||
| VIVIANE ADRIANA SABALLA | 12 |