Nome do Projeto
Teorias de justiça: problemas de fundamentação e de aplicação
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
13/10/2022 - 03/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto busca fomentar ações articuladas entre ensino, pesquisa e extensão sobre problemas de justiça de nosso tempo, como, por exemplo, relativos a questões da falta de oportunidades para as mulheres e acerca dos problemas ambientais. Para tanto, precisamos investigar e justificar princípios e critérios ético-políticos que sejam, de fato, ferramentas possíveis para responder tais problemas, já que figuras como "a razão pura", a ideia de neutralidade e de imparcialidade, bem como de éticas antropológicas, parecem ser enferrujadas demais para oferecer respostas aos problemas atuais do mundo contemporâneo. Precisamos, portanto, repensar e estabelecer novas bases éticas para nossa sociedade.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto consiste em apontar novos princípios éticos para responder aos problemas atuais do mundo contemporâneo a partir de novos horizontes teóricos, como, por exemplo: a ética da coexistência e do bem viver, a epistemologia feminista e os debates interdisciplinares sobre justiça ambiental.

Justificativa

Este projeto justifica-se, em parte, pela procura discente em estudar textos que fogem ao mainstream acadêmico da filosofia, tendo em vista que os textos clássicos da filosofia são de filósofos homens cujos temas centrais não tematizam, em geral, os problemas elencados no presente projeto, a saber, questões relativas às diferentes formas de ausência de liberdade para as mulheres e questões relativas aos problemas ambientais. Além disso, há pouca bibliografia sobre tais temas em português. Assim, diante de problemas fundamentais e urgentes de nossa sociedade, a filosofia também pode buscar oferecer trabalhos de pesquisa e análise conceitual para pensarmos alternativas e caminhos possíveis frente aos desafios do nosso mundo.

Metodologia

A proposta do grupo é a de articular ações de ensino (grupo de estudos) e de extensão (Podcast e Buteco da Filosofia) com projetos parceiros para que o trabalho de pesquisa aconteça a partir destas relações, tentando reunir estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como de outras áreas do conhecimento que não apenas da filosofia.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos que o projeto possibilite facilitar a escrita de dissertações e teses já em andamento, a produção de artigos conjunta (entre membros da equipe do projeto), além do fortalecimento e do estímulo para a permanência dos estudantes no curso, dado o alto número de evasão. Buscamos, por fim, incentivar e estimular nos estudantes atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARLINDO AMÉRICO TAVARES MARTINS JÚNIOR
Andrei Thomaz Oss-Emer
BRUNA SCHNEID DA SILVA
CARLOS ALBERTO MIRAGLIA1
FLAVIA CARVALHO CHAGAS8
Ivo Luciano da Assunção Rodrigues
LUCA NOGUEIRA IGANSI
RAIZA ALVES PEREIRA
Renan Borella da Silva

Página gerada em 28/03/2024 15:56:03 (consulta levou 0.141469s)