Nome do Projeto
Construção participativa de indicadores de monitoramento de Sistemas Agroflorestais - Território Zona Sul do Rio Grande do Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/09/2022 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A agricultura contemporânea busca alternativas para subsidiar ações conservacionistas, neste contexto é preciso ter um entendimento sistêmico, com a incorporação da perspectiva popular-ecológica. Para isso, se faz necessária avaliação e monitoramento de SAF's através de um instrumento criado com a participação dos diferentes atores interessados: pesquisadores, técnicos, extensionistas, acadêmicos e, principalmente, dos agricultores familiares que são aqueles que implementam e operam os SAF's. Sendo assim, este projeto visa desenvolver uma ferramenta de monitoramento de Sistemas Agroflorestais com indicadores construídos em base científica e participação dos agricultores para tomada de decisão de ações de manejo e planejamento de sistemas agroflorestais. A pesquisa será realizada no Território Zona Sul do Rio Grande do Sul, através de questionários e entrevistas com os agricultores e a análise de indicadores científicos coletados nos mesmos Sistemas Agroflorestais das entrevistas. Através do Método Multicritério de Apoio à Decisão será realizada a avaliação dos indicadores e desenvolvimento da ferramenta.

Objetivo Geral

desenvolver uma ferramenta de monitoramento de Sistemas Agroflorestais com indicadores construídos com base científica e participação dos agricultores, para tomada de decisão de ações de manejo e planejamento de sistemas agroflorestais.

Justificativa

A seleção e a criação de bons indicadores de monitoramento pode ajudar a esclarecer as relações causais entre bens de capital específicos e bem-estar intergeracional, melhorar o conhecimento sobre os sistemas socioecológicos e, ajudar a tomada de decisões sobre políticas e gestão. Sendo assim, é fundamental o envolvimento comunitário, em outras palavras, é parte do empoderamento para direcionar ações e atitudes.

Metodologia

A respeito da construção metodológica da pesquisa, se considera o aporte das metodologias participativas, ao propor uma abordagem científica que seja realizada em conjunto com as comunidades, pela participação e o protagonismo ao evidenciarmos suas experiências através da produção científica, coleta de dados, etapas da metodologia, aplicação de questionários, visitas aos agroecossistemas e incorporados aspectos intrínsecos entre a subjetividade e o mundo real, sendo assim, uma investigação construtivista, em que o pesquisador é ao mesmo tempo o sujeito e o objeto.
Assim, a linha metodológica utilizada, fundamentada no paradigma construtivista, será a MultiCriteria Decision Aid - MCDA, a qual procura auxiliar a estruturação de modelo decisionais com base em vários critérios, geralmente conflitantes, construídos sob as convicções e valores dos atores envolvidos. O modelo multicritério propiciará uma ferramenta de gestão de ordem técnica e prática para estes sistemas. Operacionalmente os métodos multicritérios de análise ou apoio são formas de modelar situações complexas, podendo englobar tanto fatores qualitativos (fatores ambientais, sociais e organizacionais) quanto fatores quantitativos (custos envolvidos, variáveis físicas, entre outros).
A metodologia multicritério de apoio à decisão – MCDA é, a maneira usada para atribuir valor e, em alguns casos, os critérios de avaliação são predefinidos por pesquisadores, com base em conhecimentos científicos, enquanto as percepções dos agricultores são consideradas para definir valores de limite para os critérios e/ou seus pesos relativos. Logo, a pesquisa participativa tem como objetivo atribuir valores para os indicadores já consolidados pela comunidade científica e criação de novos indicadores, através das contribuições das comunidades e atores da restauração na região através de questionário, entrevistas e observação. As ações são elaboradas e desenvolvidas em consonância com as necessidades dos agroecossistemas avaliados, sendo essencial a participação ativa dos pesquisadores, extensionistas e agricultores e, após isso, procede-se com a validação dos indicadores através do método MDCA.

Indicadores, Metas e Resultados

Gerar um conjunto de indicadores
Integrar estes indicadores
Desenvolver uma ferramenta para monitorar os sistemas agroflorestais

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ERNESTINO DE SOUZA GOMES GUARINO
MARIO CONILL GOMES10
Meri Diana Strauss Foesch

Página gerada em 19/04/2024 03:14:45 (consulta levou 0.131940s)