Nome do Projeto
Workshop em Química Bioanalítica - "Workshop on Bioanalytical Chemistry"
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/09/2022 - 01/10/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Evento organizado no âmbito da Universidade Federal de Pelotas, a partir da interação acadêmica/científica entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, estes convidados a ministrar palestras para a comunidade de docentes pesquisadores e discentes, especialmente dos Programas de Pós-Graduação em Química e de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção da instituição. O evento é voltado para discussões sobre bioanalítica, especialmente para a determinação elementar, bem como outros tópicos em emergentes na área de química analítica.

Objetivo Geral

Promover discussões e avanços na área da química analítica, especialmente a respeito de tópicos de relacionados à determinação elementar em amostras biológicas, a partir do contato com pesquisadores estrangeiros renomados que ministrarão palestras apresentando as principais tendências e inovações de suas pesquisas.

Justificativa

A interdisciplinaridade tem ganhado cada vez mais espaço nas pesquisas realizadas no Brasil, à medida que projetos com essa característica são amplamente realizados no exterior. Assim, a realização deste evento se justifica pela necessidade da atualização das pesquisas realizadas localmente entre os campos da química analítica e bioquímica, por exemplo. O “Workshop on Bioanalytical Chemistry”, portanto, foi pensado visando oportunizar a obtenção de conhecimentos sobre o tema a partir de perspectivas de pesquisadores estrangeiros de renomados, assim como possibilitar o crescimento da área de maneira local, seguindo padrões de excelência e de acordo com as tendências mundiais.

Metodologia

O evento ocorrerá no dia 30 de setembro de 2022. O cronograma proposto conta com cinco palestras ministradas por pesquisadores estrangeiros, de instituições do Canadá, República Tcheca, Inglaterra e Polônia, que possuem grande renome na área, liderando pesquisas de em temas emergentes na área de química analítica. Além disso, estão previstos momentos de discussão entre os palestrantes e os participantes do evento, visando elucidações sobre os temas abordados e promovendo avanços na pesquisa realizada nos Programas de Pós-Graduação em Química, Bioquímica e Bioprospecção, Ciência Tecnologia de Alimentos, e demais áreas correlatas da UFPel.

Abertura: Profa. Márcia Foster Mesko

Palestra 1: Nanomaterials: Advances in Standardization, Measurement Methods, Reference Materials and Remaining Challenges Imposed by Regulation
Dra. Heidi Goenaga-Infante - LGC Company, UK

Palestra 2: Photochemical Vapor Generation: A Tool Supporting Ultratrace Analysis
Dr. Ralph E. Sturgeon - NRC - Canada

Palestra 3: The Significance of the Radical Theory of Hydride Atomization for Trace Element Analysis
Dr. Jiří Dědina - Institute of Analytical Chemistry of the Czech Academy Sciences, Czech Republic

Intervalo

Palestra 4: The Role of Fluorine: from Total Content to Fluoroproteomics
Dra. Ewa Bulska - University of Warsaw, Poland

Palestra 5: Trace element and speciation analysis by atomic spectrometric methods
Dr. Jan Kratzer - Czech Academy of Sciences, Czech Republic

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que este evento proporcione a discussão sobre os mais inovadores tópicos a respeito de química analítica voltada a determinação de elementos e suas espécies em amostras biológicas e de alimentos que vêm sendo estudados a nível mundial, impactando nas linhas de pesquisas dos Programas de Pós-Graduação da Universidade com linhas de pesquisa correlacionadas, proporcionando o contato interinstitucional entre pesquisadores, professores e estudantes, estreitando laços sociais, acadêmicos, científicos e tecnológicos.
Espera-se estabelecer novas colaborações entre os grupos de pesquisa locais com os grupos liderados pelos pesquisadores palestrantes, além de divulgar as atividades e impactos alcançados para a comunidade científica e externa, demonstrando a potencialidade dessas interações, bem como aumentar a visibilidade e relevância dos tópicos abordados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CATARINA FERREIRA SANTOS MORAES
DIOGO LA ROSA NOVO10
ETHEL ANTUNES WILHELM4
FERNANDA PITT BALBINOT
FILIPE SOARES RONDAN
JENIFER HELLER CERQUEIRA
Juliana Chaves Elias Santos
Larissa Cristine Andrade da Costa
MARCIA FOSTER MESKO18
MARINA SEYFFERT XAVIER
PAULA FERNANDA CORRÊA ROGÉRIO
PAULA FERNANDA CORRÊA ROGÉRIO
TAMIRES DA CONCEICAO RAMIRES
THAUANA HEBERLE

Página gerada em 24/04/2024 15:25:13 (consulta levou 0.166390s)