Nome do Projeto
Bruxismo e qualidade do sono: uma revisão sistemática
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
22/09/2022 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A literatura ainda diverge e carece de evidências sobre a relação do bruxismo do sono (BS) e bruxismo em vigília (BV) com a qualidade do sono. Com base nisso, objetivo deste estudo será conduzir uma revisão sistemática da literatura existente sobre a relação entre a qualidade do sono e a presença de BS ou BV em indivíduos de todas as faixas etárias. Uma estratégia de busca será construída através de palavras-chave para identificar estudos que avaliaram a qualidade do sono em indivíduos bruxômas, e será adaptada para pelo menos 5 bases de dados (PubMed, Embase, Web of Science, Scopus e LILACS) sem restrição de data. A seleção dos estudos será realizada em duas etapas, na primeira, títulos e resumos serão avaliados, enquanto que na segunda será feita a leitura dos textos completos. Dois revisores farão a seleção de forma independente e em caso de discordância, um terceiro revisor será consultado. A extração de dados será realizada por dois pesquisadores, de forma independente, e caso haja discordância, um terceiro pesquisador será envolvido no processo. A avaliação da qualidade dos estudos incluídos será realizada com base em uma ferramenta validada de avaliação do risco de viés de estudos. O GRADE será aplicado para verificar a qualidade da evidência. Análise qualitativa será realizada por meio de tabelas descritivas. Resultados serão expressos pelas medidas de associação encontradas e intervalos de 95% de confiança (IC 95%) e, se aplicável, combinados por metanálise.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Revisar sistematicamente a literatura acerca da relação entre a qualidade do sono e ambas as manifestações circadianas do bruxismo.

Objetivos específicos

- Avaliar a associação entre pior qualidade do sono e presença de BS em adultos;
- Avaliar a associação entre pior qualidade do sono e presença de BV em adultos;
- Avaliar a associação entre pior qualidade do sono e presença de BS em crianças e adolescentes.
- Avaliar a associação entre pior qualidade do sono e presença de BV em crianças e adolescentes.
- Identificar a influência dos diferentes métodos de avaliação do bruxismo e qualidade do sono na associação entre as duas variáveis.

Justificativa

Entende-se, atualmente, o bruxismo como comportamento fisiológico de etiologia multifatorial, sendo um tópico controverso e frequentemente discutido em odontologia. Tendo em vista que sua manifestação pode levar a desfechos desfavoráveis na saúde dos indivíduos, investigar e conhecer fatores associados à sua manifestação auxilia em uma efetiva identificação e manejo do mesmo.

Metodologia

METODOLOGIA
Reporte
Esta revisão sistemática estará de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews Guidelines (PRISMA).

Protocolo e registro
O protocolo da revisão será elaborado e publicado na plataforma PROSPERO.

Estratégia de busca
Uma estratégia de busca será construída através de palavras-chave para identificar estudos que avaliaram a qualidade do sono em indivíduos bruxômas, e será adaptada para pelo menos 5 bases de dados (PubMed, Embase, Web of Science, Scopus e LILACS) sem restrição de data.

Seleção de Estudos

A seleção dos estudos será realizada em duas etapas. Na primeira, títulos e resumos serão avaliados, enquanto que na segunda será feita a leitura dos textos completos, com base nos critérios já reportados. Dois revisores farão a seleção de forma independente e em caso de discordância, um terceiro revisor será consultado (MC). O Teste de Kappa será utilizado para verificar a concordância entre os avaliadores. As razões para exclusão dos artigos, durante a leitura completa dos mesmos (segunda etapa de avaliação), serão devidamente anotadas.

Extração de Dados

Para extração dos dados será desenvolvida uma planilha específica no software Microsoft Excel (Microsoft Corporation, Redmond, Washinghton, EUA). Esta extração será realizada por dois (2) pesquisadores, de forma independente, e caso haja discordância, um terceiro pesquisador será envolvido no processo.
Nos estudos serão coletados dados referentes aos autores, ano e país de publicação, desenho do estudo, financiamento pela indústria, número de indivíduos avaliados, número de pacientes em cada grupo, sexo, idade, raça, renda, parâmetros clínicos, período de acompanhamento, tipo de diagnóstico, tipo de questionário aplicado. Em casos de informações insuficientes, os autores dos estudos serão contactados por e-mail.

Avaliação crítica das fontes de evidência
A avaliação da qualidade dos estudos incluídos será realizada com base em uma ferramenta validada de avaliação do risco de viés de estudos. O GRADE será aplicado para verificar a qualidade da evidência.

Análise de Dados

Análise qualitativa será realizada por meio de tabelas descritivas. Resultados serão expressos pelas medidas de associação encontradas e intervalos de 95% de confiança (IC 95%) e, se aplicável, combinados por metanálise.

Indicadores, Metas e Resultados

Os produtos deste projeto de pesquisa serão gerados com a participação de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia da UFPel. Estes alunos poderão ampliar os conhecimentos relativos ao desenvolvimento e as etapas de um projeto de pesquisa.
Ademais, almeja-se fortalecer as linhas de pesquisas relacionadas à atenção à saúde por meio de interações de pesquisadores e alunos, aumentando a cooperação entre pesquisas básicas e pesquisas clínicas aplicadas. Por fim, a principal perspectiva é de que seja possível uma atuação interdisciplinar e em conjunto, para prevenir e intervir em diferentes situações.
Com os resultados desse estudo, pretende-se publicar pelo menos 4 artigos em periódicos internacionais, com o intuito de aumentar a visibilidade da pesquisa nacional. Com o intuito de auxiliar na formação de recursos humanos, planeja-se que os dados coletados do presente estudo sejam utilizados em três dissertações de mestrado e duas teses de doutorado de discentes do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel. As confecções de pelo menos dois trabalhos de conclusão de curso da Faculdade de Odontologia da UFPel também são esperadas por meio dos presentes dados.
Os resultados do presente estudo também serão apresentados em eventos nacionais e/ou internacionais da área odontológica, como na Reunião anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, e no “International Association for Dental Research”. Como reportado, planeja-se que, no mínimo, dez outros artigos sejam realizados por meio da presente coleta de dados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUILHERME AZARIO DE HOLANDA
MAISA CASARIN3
THIAGO AZARIO DE HOLANDA

Página gerada em 28/04/2024 19:22:24 (consulta levou 0.127233s)