Nome do Projeto
DANK - Diretório Acadêmico Naum Keiserman da Faculdade de Medicina da UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
26/09/2022 - 30/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
De acordo com GOMES Cid Gonzaga e MELLO Natália Ferraz, O movimento estudantil no Brasil, tem sua trajetória enraizada em grandes momentos históricos do país. O ápice deste, deu-se frente ao posicionamento político perante o Estado durante a ditadura militar. Contudo, o movimento estudantil é um meio de expressões do protagonismo estudantil, além de ser uma das possibilidades de inserção e atuação política para os estudantes. Segundo a LEI N°7.395, de 31 de Outubro de 1985, Art. 4°. fica assegurado aos estudantes de cada curso de nível superior o direito à organização do Diretório Acadêmico (DA), como sua entidade representativa. Assim, no caso deste DA, a composição se dá por todos os estudantes do curso de medicina, com intuito de representar interesses, fomentando o protagonismo estudantil na formação, promovendo eventos e interligar os diversos câmpus da instituição com conhecimento e interesses científicos afim.

Objetivo Geral

Oficializar a ação e projetos desenvolvidos pelo DA, bem como estimular a participação discente no processo de ensino-aprendizado dos alunos, fomentando eventos, ligas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de prover apoio institucional aos interesses acadêmicos dos discentes.

Justificativa

Promover mecanismo, apoio e direcionamento institucional para as ações promovidas pelo DA, conforme demanda própria dos discentes desta Faculdade.

Metodologia

Reuniões semanais as quintas-feiras para debater projetos em andamento, bem como envolver e promover ambiente fértil para que alunos ingressantes da instituição possam se envolver com as questões desenvolvidas pelo DA a fim de que estes consigam seguir com o DA em pleno desenvolvimento instigando e promovendo ações científicas e educativas relacionadas ao curso de Medicina desta Instituição e que consigam auxiliar no desenvolvimento acadêmico da Medicina da Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Indicadores, Metas e Resultados

1) registro formal do Diretório Acadêmico
2) União dos estudantes do curso em prol da atuação discente no ambiente universitário
3) Elaboração de projetos que visem ensino, pesquisa e extensão originados a partir da própria demanda dos alunos
4) Recepção e acolhida dos bixos a cada semestre oferecendo a estes sentimento de acolhida e pertencimento

Página gerada em 14/05/2025 10:02:31 (consulta levou 0.388380s)