Nome do Projeto
Turismo, História e Cultura
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2023 - 30/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Turismo
Resumo
O turismo, enquanto fenômeno social, é um importante agente de transformação, havendo múltiplos saberes e fazeres, processos históricos/contemporâneos, socioculturais, políticos e educacionais que o permeiam. Assim, este projeto de atuação extencionista abrange temas como: história; identidade; memória; cultura; patrimônio; lazer; hospitalidade; comunicação; educação; poéticas de viagem; cidadania; mobilidades; práticas, performances e subjetividades turísticas, sociabilidade. As ações executadas neste projeto constroem e atualizam as representações identitárias passadas e presentes, assim como suas possibilidades relacionadas ao fenômeno do turismo.

Objetivo Geral

Exercer atividades de extensão diretas e indiretamente relacionadas ao turismo, correlacionando-o como campo de exercício do lazer, da sociabilidade, da hospitalidade, do pertencimento e da identidade e da importância destes na preservação e na manutenção dos patrimônios e lugares de memória das coletividades, contextualizando o passado, o presente, conectando-os e apontando os caminhos para o futuro, atrelando isso ao desenvolvimento pleno da cidadania (inclusão/exclusão e de acessibilidade) e ao direito ao lazer.

Justificativa

O turismo é uma prática social que emerge da sociedade urbana e acompanha suas transformações e adaptações locais, articulando um complexo sistema de atores, saberes, fazeres, espaços, imaginários, oportunidades de negócios em um fenômeno que perpassa as diversas esferas da vida contemporânea. Assim, o turismo pode ser entendido como um fenômeno social total, ou como um gênero comum em um mundo globalizado. Suas manifestações materiais e simbólicas são diversas, compreendendo multiescalas de ação e de análise, que se (re)fazem primordialmente em territórios-rede. Para além do interesse que comporta em si, é também um ponto de partida para reflexão sobre as (i)mobilidades de sujeitos, materialidades, ideias, informações, comandos e finanças.
Embora relaciona-se primordialmente com as humanidades, a cultura, no âmbito do turismo, pode também ser entendida através da economia criativa e da gestão cultural de espaços e de eventos, e também pelo viés dos processos comunicacionais, fazendo com que a história e a cultura tornam-se facetas relevantes e ao mesmo tempo, veias comunicantes do turismo neste projeto.
Desse modo, a área de concentração em Turismo, História e Cultura, ao articular saber-fazer gerencial e práticas social e culturalmente referenciadas, possui um viés aplicado, voltado à elaboração de ações diversas que se voltem à inovação, sustentabilidade e a inclusão social dos atores envolvidos.
Assim, desenvolverá ações voltadas ao lazer, a hospitalidade, a sociabilidade, a cultura e a sua fruição e preservação em espaços variados do primeiro setor - públicas, do segundo setor - privadas e do terceiro setor e em atividades relacionadas diretamente com o Turismo

Metodologia

Por se tratar de um Projeto de extensão que visa atender a questão da integralização, em que compreende-se, que a relação da universidade com a sociedade não era apenas cumprimento de missão, mas estratégia de formação do estudante, cada estágio curricular obrigatório terá caráter extencionista, já que entende-se a formação em extensão como uma prática, consistente e inserida no currículo, de experiências do aluno como agente da ação extensionista e que esta formação acontece integrada ao currículo e não dissociada desse. Desta forma, a cada semestre os professores do curso proporão ações de extensão no temas correlatos do Projeto e das áreas de estágio que o aluno estiver exercendo. Os alunos aptos a realizarem o estágio curricular obrigatório serão matriculados e farão parte deste projeto de extensão. A partir do estágio que será realizado em empresa ou instituição pública ou privada, o plano de atividades deverá estar contido nas ações cadastradas nos respectivos semestres.
O aluno será orientado na empresa por algum profissional com conhecimento na área, e este profissional será um colaborador externo do projeto de extensão, e também terá a orientação de um docente da UFPel que será um colaborador do projeto.
O estágio curricular obrigatório do atual PPC tem carga horária mínima de 150 horas.

Indicadores, Metas e Resultados

Todas as áreas do projeto com, pelo menos, um estágio extensionista
Uma proposta/ação por estágio extensionista construídas coletivamente com a comunidade
Uma instituições e/ou 05 pessoas externas à UFPel, atendidas/envolvidas pelo projeto dentro de cada setor que o projeto abrange.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DIULIANA DA SILVEIRA SCHIAVON
GUILHERME GARCIA VELASQUEZ2
MARINA DA CRUZ LEAL
NATALIA DE SOUSA ALDRIGUE4
SIDNEY DANIEL BATISTA4

Página gerada em 18/11/2024 09:18:28 (consulta levou 0.112270s)