Nome do Projeto
Conhecendo as famílias no território
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/10/2022 - 02/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Meio ambiente
Linha de Extensão
Saúde da família
Resumo
Trata-se de um projeto de extensão destinado a alunos de Unidade do Cuidado de Enfermagem I, que encontram-se no primeiro semestre do curso e, consequentemente, em seu primeiro contato com serviços de atenção primária à saúde.

Objetivo Geral

Conhecer o território de abrangência da UBS que estão inseridos;
Aplicar cadastros com as famílias do território;
Acompanhar as famílias;
Desenvolver ações de levantamento de necessidades individuais e coletivas de saúde.

Justificativa

Uma das atribuições das equipes de saúde da família, localizadas nas unidades de estratégia saúde da família, é o reconhecimento do território pertencente aos serviços de saúde e o cuidado às famílias na comunidade. Os alunos da Unidade do Cuidado de Enfermagem I, que encontram-se no primeiro semestre do curso, em seu primeiro contato com serviços de atenção primária à saúde precisam desenvolver as competências de cuidado às necessidades individuais e coletivas em saúde e de organização do trabalho em saúde. Quanto às habilidades precisam desenvolver a comunicação em equipe e com as famílias de usuários do serviço de saúde ao qual eles estão inseridos e a avaliação das famílias, com escuta e aplicação de genograma e ecomapa.

Metodologia

Os alunos irão às Unidades Básicas de Saúde, acompanhados de um docente ou supervisor de campo, realizar o reconhecimento do território da área de abrangência da UBS, aplicar às famílias cadastros domiciliares e individuais do e-sus em uma microárea selecionada a partir das necessidades do serviço de saúde. Além disso, os alunos irão realizar o acompanhamento de famílias indicadas pelo serviço de saúde e realizar avaliação segundo Modelo Calgary de Avaliação de Famílias, proposto por Wright e Leahey, pesquisadoras da Universidade de Calgary, no Canadá, com realização de genograma e ecomapa.

Indicadores, Metas e Resultados

Com este projeto, espera-se que os alunos realizem o reconhecimento do território ao qual eles estão inseridos, desenvolvam capacidade de comunicação com os usuários a partir da aplicação dos cadastros e do acompanhamento das famílias. Além disso, espera-se que realizem o genograma e ecomapa das famílias com a finalidade de ajudar a entender a importância do cuidado em família, possibiltando uma articulação entre as famílias e os serviços de saúde.
Será realizada socialização dos resultados com a equipe de saúde.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AFRA SUELENE DE SOUSA4
ALINE AUGUSTA MEDEIROS RUTZ
CLARICE ALVES BONOW3
CRISTIANE DOS SANTOS OLIVEIRA
Cristiane de Souza Gonçalves
RITA MARIA HECK3
SUELE MANJOURANY SILVA DURO3
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM3

Página gerada em 25/04/2024 04:06:03 (consulta levou 0.437729s)