Nome do Projeto
Semana acadêmica da Engenharia Agrícola
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/10/2022 - 01/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A Semana Acadêmica é um evento promovido por uma comissão de alunos do curso de Engenharia Agrícola, contando com a coordenação de um docente do Curso e participação dos demais docentes como colaboradores. É uma grande oportunidade acadêmica de integração entre os discentes e os profissionais da área técnica, pois oportuniza momentos de atualização e discussão sobre temas pertinentes. O evento vai ocorrer nas instalações Associação Rural de Pelotas paralelo com a Expofeira de Pelotas, e será aberto à participação da comunidade acadêmica da UFPel, de outras instituições de ensino superior e da comunidade em geral. Desta forma, através de palestras ministradas por convidados e abordando temáticas relacionadas à Engenharia Agrícola, o presente projeto apresenta-se como um instrumento de divulgação e reflexão sobre assuntos atualizados.

Objetivo Geral

Difundir a troca de experiências e conhecimento técnico/acadêmico entre a comunidade em geral, profissionais, estudantes, pesquisadores e alunos do curso de Engenharia Agrícola e qualquer curso e/ou profissional que tenha interesse.

Justificativa

Este projeto se justifica por:
(i) Atender as exigências do MEC (Ministério da Educação e Cultura) como parte integrante do calendário acadêmico;
(ii) Proporcionar ao público acadêmico e comunidade em geral a apresentação de conteúdos complementares aos que são vistos em sala de aula;
(iii) Fomentar o contato com profissionais que estão atuando no mercado de trabalho;
(iV) Fomentar o contato com indústrias que atuam na área de Engenharia Agrícola.
Nesse contexto, a Semana Acadêmica é caracterizada por atividades de ensino que contribuam e fortaleçam a formação do acadêmico. Sendo assim, é uma oportunidade de fomentar esforços de articulação entre ensino, pesquisa e extensão, de modo a propiciar a reflexão e um diálogo
interdisciplinar, entre docentes, discentes, pesquisadores, gestores, técnicos e comunidade em geral.

Metodologia

Metodologia será divida em duas partes, pois contemplara a XXXIX Semana Acadêmica em 2022 e a XXXX Semana Acadêmica em 2023.
A XXXIX Semana Acadêmica será realizada de 18 a 22 de maio, totalizando 5 dias de atividades, na Associação Rural de Pelotas.Serão realizadas palestras em diferentes eixos temáticos da área de Ciências Agrárias. As palestras terão duração de 40 a 50 minutos seguidos de 15 minutos para perguntas.
Os temas abordados serão: Energização Rural, Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, Construções Rurais, Máquinas Agrícola, Engenharia de Água e Solos e Geociências.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: número de participantes pelo total de número de alunos matriculados no Curso;
Metas: promover a ampliação do conhecimento técnico sobre Engenharia Agrícola;
Resultados: atualização de conhecimento técnico, teóricos e práticos e, a integração entre a comunidade acadêmica do Curso e sociedade.

Página gerada em 02/07/2025 23:51:04 (consulta levou 0.170083s)