Nome do Projeto
Assessoria técnica em enfermidades parasitárias, em propriedades rurais no Rio Grande do Sul.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Saúde
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
As parasitoses têm sido consideradas as principais enfermidades que acometem os rebanhos, causando enormes prejuízos na pecuária bovina, ovina e equina. A necessidade crescente do uso de droga, em doses continuadas, invariavelmente com geração de resistência dos parasitos aos princípios ativos, têm levado a um aumento dos custos de produção, tornando em algumas propriedades uma limitante da exploração animal. Baseado nisso o projeto tem como objetivo aplicar meios de diagnósticos e facilidades do laboratório de doenças Parasitárias para o controle das parasitoses de animais de produção nas propriedades alvo. Para tanto serão coletadas amostras de fezes e de sangue, as quais serão enviadas ao laboratório de doenças parasitarias (LADOPAR), para realização do diagnósticos das parasitoses que acometem os animais e posteriormente serão realizadas orientações aos produtores, no sentido de auxiliar no combate as doenças causados por parasitos, bem como auxilio no manejo dos animais, visando promover uma maior produtividade e rentabilidade.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: - Aplicar meios de diagnósticos e facilidades do laboratório de doenças Parasitárias para estabelecer o manejo sanitário dos rebanhos, afim de controlar as parasitoses de animais nas propriedades alvo.

Justificativa

As parasitoses têm sido consideradas as principais enfermidades que
acometem os rebanhos, causando enormes prejuízos na produção animal. Os hábitos de pastoreio e os sistemas de manejo empregados nas principais regiões de criação têm favorecido a implantação e a persistência das parasitoses nas propriedades. Com isso, a necessidade crescente do uso de droga, em doses continuadas, invariavelmente com geração de resistência dos parasitos aos princípios ativos. Tais problemas
têm levado a um aumento dos custos de produção, tornando em algumas propriedades uma limitante da exploração animal. O Laboratório de doenças Parasitárias, através de sua equipe técnica formada por alunos, veterinários e professores, interferindo junto a algumas propriedades da região, tem condições de monitorar a situação das parasitoses nos rebanhos, treinar pessoas e difundir a tecnologia para os produtores, dessa maneira fazendo o controle ideal desse problema.

Metodologia

Serão realizadas coletas de sangue e de fezes. As amostras serão acondicionadas em caixa térmica e enviadas ao laboratório de doenças parasitárias, para posterior processamento.
Para avaliação da presença de hemoparasitos do sangue será realizada a técnica de microematócrito e esfregaço sanguíneo. Para o diagnóstico de verminoses será realizada a técnica de Gordon e whitlock.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o trabalho realizado espera-se que os índices de ocorrência de parasitoses nas propriedades rurais atendidas seja reduzido, fazendo com que haja uma diminuição nos custos de produção, melhora no desempenho produtivos dos animais, bem como auxiliar na fixação do produtor no campo, diminuindo problemas sociais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA GONCALVES DA SILVEIRA
DIEGO MOSCARELLI PINTO10
GABRIELLE TORRES COTTA DE MELLO
GIULIA RIBEIRO MEIRELES
JULIA SOMAVILLA LIGNON
JULIA VICTORIA SANTOS DE SOUZA
MARIA GABRIELA CUSTODIO KOBAYASHI
NATALIA BELEN BAUTE ABERO
NATÁLIA SOARES MARTINS
NICOLE FREITAS GONÇALVES
STANRLEY VICTOR NASCIMENTO DA SILVA
TAMIRES SILVA DOS SANTOS

Página gerada em 18/04/2024 23:54:35 (consulta levou 0.135965s)