Nome do Projeto
Grupo de Estudos InterAção
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/10/2022 - 05/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Análise do Comportamento como um ramo científico de estudo do comportamento que tem se desenvolvido de forma consistente ao longo dos anos pelo autor Burrus Frederic Skinner, desde meados do século XX, tem encontrado em paralelo, uma série de preconceitos errôneos em relação as suas caraterísticas teóricas e práticas. Contudo, ela tem sido uma das perspectivas de trabalho psicológico em diversos contextos clínicos e não clínicos que mais tem oferecido possibilidades de melhora na qualidade de vida dos indivíduos, bem como da sociedade na qual estão inseridos. Com esse grupo de estudo, pretende-se desenvolver o raciocínio pessoal e profissional dos estudantes por meio do entendimento dos múltiplos fatores envolvidos na determinação e controle dos comportamentos; facilitar a identificação e compreensão das estruturas básicas do comportamento de forma contextualizada como forma de aplicar o conhecimento teórico à prática profissional; treinar a elaboração e interpretação de textos científicos, além da identificação de trabalhos experimentais, apontando e justificando suas características; aperfeiçoar nos estudantes as capacidades oral e escrita quanto aos aspectos conceituais teóricos e práticos da Análise do Comportamento; desenvolver as capacidades de observação, registro e relato dos eventos comportamentais por meio do instrumental metodológico científico, e de realização de pesquisas, respeitando os preceitos éticos no tocante à complexidade dos aspectos comportamentais humanos e não humanos.

Objetivo Geral

O presente projeto objetiva construir com os estudantes de Psicologia, e áreas afins, a possibilidade de estudo da descrição, análise e interpretação das relações entre os processos psicológicos básicos e os fenômenos e contextos sociais com base na filosofia Behaviorista Radical de Skinner e de seus derivados.

Justificativa

A filosofia e teoria comportamental é focada nos diversos fenômenos comportamentais humanos e não humanos que são fundamentados pelas abordagens behavioristas usadas em sua compreensão. A perspectiva teórica e prática ampla e diversificada dessa área possibilita aos estudantes a aprendizagem da aplicação dos princípios, fundamentos e contribuições dos diversos tipos de behaviorismos por meio do estudo de várias questões comportamentais em experimentos realizados ao longo dos anos em laboratórios de Psicologia Experimental, como por exemplo, a aplicação dos condicionamentos respondente e operante. O estudo dessas formas de aprendizagem tem sido útil em diversos contextos de educação, saúde e trabalho, discutindo e aplicando uma imensa gama de estratégias para beneficiamento da qualidade de vida dos indivíduos de forma contextualizada aos seus meios sócio-histórico culturais. Contudo, aspectos mais relacionados ao estudo de questões comportamentais variadas, baseado na Análise do Comportamento, têm sido deixados de lado nas discussões de âmbito da Psicologia, principalmente por falta de espaço curricular para tal. Desse modo, torna-se importante a criação de espaços extra curriculares para a realização de discussões nesse sentido, que possam contribuir para o contexto social contemporâneo, o que se objetiva com esse projeto.

Metodologia

Reuniões semanais com estudantes do curso de Psicologia e áreas afins para discussão de literatura científica pertinente que servirão de base para elaboração de material próprio do grupo em textos científicos sobre Análise do Comportamento.

Indicadores, Metas e Resultados

Aprofundamento e elaboração de estudos pelos alunos, sob orientação do coordenador do projeto, bem como de suas publicações em eventos e periódicos científicos, que possam diversificar as discussões sobre os diversos contextos de prática profissional de futuros psicólogos e de áreas relacionadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE ROVEDA FIALHO
AMANDA CASAGRANDE SCHERER
AMANDA MIRANDA DO CARMO
ANTONIA DE CARVALHO COLL LEITE
BRENDA DE SOUZA LEITE
BRUNA MARQUES DE OLIVEIRA
CID PINHEIRO FARIAS
DENER SIMOES ARAUJO
DIOGO ALVES BUBOLZ
GABRIEL COELHO MARQUES
GABRIEL LIMA DE ALMEIDA
GUSTAVO SANTANA MENEGONI
HELENA ZIEBELL CARPENA
HENRIQUE STRECK MACAGNAN
ISADORA LANGLOIS MASSARO OSORIO
IVANA CLAUDIA FREDA VARGAS
JANDILSON AVELINO DA SILVA10
JULIA BUCHHORN DE FREITAS
KELI TURATTI
LUISA PALMERO LORENZON
LUIZA BORBA PEREIRA
MARIANA CHAVES PAIM
MARTA MIELKE VARZIM
MILENA CUNHA DE OLIVEIRA
PALOMA PIREZ VALERIO
PRISCILA SA BRITO DA SILVEIRA
RIA OLIVEIRA FURTADO
THAIS GARCIA SAMPAIO
THOMÁS DE OLIVEIRA NUNES
TIFFANI GOMES CARDOZO
VICTOR EMMANUEL SILVA GUIDOTTI

Página gerada em 29/03/2024 05:34:45 (consulta levou 0.154146s)