Nome do Projeto
Formação em criação animal agroecológica para curso técnico de nível médio
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/11/2022 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
As Escolas Família Agrícola são uma alternativa às demandas na formação da juventude das populações rurais. A Pedagogia da Alternância é um processo de ensino aprendizagem contínuo, que articula a vida na propriedade familiar com a formação da escola em um movimento permanente, que perpassa toda formação técnica. A criação animal convencional está fora do alcance dos produtores de pequenas propriedades rurais, tanto pela sua inviabilidade econômica, quanto pela ineficiência ambiental e baixa sustentabilidade. Assim, objetivo do presente projeto é, contribuir tanto com a entidade, quanto com a sociedade local, através da formação integrada entre teoria e prática, na formação técnica dos jovens rurais na área da criação agroecológica de animais de produção, bem como formar cidadãos com capacidades como crítica, proatividade e responsabilidade, baseadas na consciência da realidade social e política dos alunos.

Objetivo Geral

Contribuir na formação técnica, prioritariamente, de jovens rurais e residentes em municípios do Território Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul na área da criação agroecológica de animais de produção, desenvolvendo pensamento crítico sobre os sistemas de produção e utilização de tecnologias sustentáveis.

Justificativa

A atuação do presente projeto, será com base ao método da escola, através da Pedagogia da Alternância (com períodos letivos presenciais na escola e períodos letivos vivenciados no meio socioprofissional), e que implica num vínculo permanente da escola com a família, com a comunidade e com o trabalho possível de ser desenvolvido em espaços rurais. Além disso, esse processo de formação poderá promover o desenvolvimento local sustentável, valorizando o espírito de solidariedade, estimulando e apoiando a Agricultura Familiar, bem como, buscando incorporar novas práticas economicamente viáveis, ecologicamente corretas e socialmente justas, respeitando a cultura, tradições e conhecimentos acumulados dos trabalhadores do campo.
A proposta busca a interdisciplinaridade, por meio da integração dos conteúdos com a realidade dos/as estudantes. Dessa forma, visa formar capacidade técnica na produção animal, mas também capacidades como crítica, proatividade e responsabilidade, baseadas na consciência da realidade social e política de cada aluno.

Metodologia

Para formação dos alunos dentro dos princípios abordados, serão utilizadas metodologias voltadas à formação teórico-prática na criação animal. Serão trabalhados temas de embasamento, como comportamento e bem-estar animal, além dos princípios de sanidade. Ainda, a formação em sistemas de criação sustentáveis, bem como desenvolvimento e utilização de técnicas de manejo, prevenção e tratamento de doenças. Os temas abordados serão distribuídos ao longo dos anos de formação do curso. Para abordagem teórica dos assuntos serão utilizadas aulas preparadas com auxílio de multimídias, leituras e trabalhos em grupo. Além da formação teórica, serão realizadas aulas práticas voltadas aos temas e ao manejos dos animais de produção, bem como visitas técnicas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com a proposta, que o/a jovem rural tenha uma formação integral e cidadã voltada à sua realidade, capacitando profissionais que atuem nos sistemas produtivos de forma a proporcionar rentabilidade aos produtores, em sistemas de criação ambientalmente justos e sustentáveis.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AFONSO CAMPOS SOUZA
CARLA ROSANE DA SILVA MOTA
DANIELA APARECIDA MOREIRA
HANIEL MONTEIRO CARVALHO
JACKELINE VIEIRA LIMA
LAURA CAROLINA CRISTOFOLI MULLER
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH2
Letícia Rutz Dewantier da Cruz
MARCIELE COSTA COLVAR
MARIA CLARA GOMES BITTENCOURT SANTOS
SARA DA SILVA SANTIAGO

Página gerada em 26/04/2024 20:09:52 (consulta levou 0.157548s)