Nome do Projeto
Desenvolvimento de Ações que visam aproximar os cursos do CDTec das escolas de ensino médio de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/09/2023 - 06/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A evasão é uma preocupação que vem sendo compartilhada por diversos cursos da UFPel e a sua redução precisa ser trabalhada através de ações que busquem a permanência dos alunos na Universidade. Além da evasão, outro fator preocupante é a redução do número de ingresso através das modalidades ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), SISU (Sistema de Seleção Unificada) e PAVE (Programa de Avaliação da Vida Escolar). O Centro de Desenvolvimento Tecnológico possui atualmente cinco cursos, são eles: Biotecnologia, Ciência e Engenharia de Computação, Engenharia Hídrica e Engenharia de Materiais, e os indicadores mostram uma tendência de redução do número de ingressantes principalmente para os cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Hídrica. Tomando como exemplo o curso de Engenharia de Materiais, comparando-se o número de ingressantes no semestre 2019/1 (antes da pandemia) com o semestre 2023/1, houve uma redução de aproximadamente 64%, dado bastante preocupantes. Já para o curso de Engenharia Hídrica houve uma redução de aproximadamente 43%, comparando o número de ingressantes em 2019/1 com 2023/1. Pretende-se então desenvolver nesse projeto ações que visam divulgar e aproximar os cursos da unidade com as escolas do município de Pelotas, com o intuito de divulgar os cursos e suas áreas de atuação para atrair alunos para estes cursos.

Objetivo Geral

O presente projeto tem como objetivo geral desenvolver atividades que visam aproximar e divulgar os cursos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico para alunos do ensino médio das escolas de Pelotas.

Justificativa

Nos últimos anos vem sendo constatada uma redução significativa de indicadores referentes ao ingresso na Universidade Federal de Pelotas, como ingresso através das modalidades ENEM, SISU e PAVE. Conforme indicadores apresentados pela Pró-reitoria de Ensino (disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/pre/files/2022/09/Regularizacao-do-Calendario-2022-2024.pdf), em 2022 houve uma redução de 40% de candidatos inscritos no SISU, quando comparado ao ano de 2019. Observando especificamente os indicadores do CDTec, foi verificado uma redução de aproximadamente 17% comparando-se os ingressos nos semestres 2019/1 e 2023/1, sendo que os cursos da unidade mais afetados foram os cursos de Engenharia Hídrica e Engenharia de Materiais. Dentre os fatores que contribuíram para esta redução no número de ingresso, pode-se destacar a pandemia da covid-19, a qual trouxe expressivas consequências a educação tanto do nível básico quanto superior, outro fator que pode ser citado também é que os cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Hídrica são relativamente novos quando comparados as outras engenharias mais consolidadas, como consequência nem todos sabem da existência destes cursos e áreas de atuação. Diante deste quadro bastante preocupante, surgiu a necessidade de aproximar mais os cursos do CDTec das escolas de Pelotas, com o intuito de divulgar os cursos, áreas de atuação, as formas de ingresso na instituição, entre outros.

Metodologia

A metodologia do projeto prevê a visita dos cursos de Biotecnologia, Ciência e Engenharia da Computação, Engenharia Hídrica e Engenharia de Materiais nas escolas privadas e publicas de Pelotas. As visitas serão realizadas por professores e alunos dos cinco cursos.

Nas visitas pretende-se realizar as seguintes atividades:
- Oficinas;
- Exposição de material didático, como já é realizados nas mostras de cursos realizadas pela UFPel;
- Atividades prática (quando possível);
- Palestras/apresentações dos cursos.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se alcançar as seguintes metas:
- Apresentar os cursos e suas áreas de atuação;
- Atrair os alunos do ensino médio das escolas visitadas para os nossos cursos e instituição;
- Apresentar a UFPel, as formas de ingresso e os auxílios que a universidade pode oferecer.

Como resultados espera-se que a procura por estes cursos aumente, melhorando com isso os indicadores do número de ingressantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA APARECIDA GOMES
AMANDA DANTAS DE OLIVEIRA5
ANDRÉ LUIZ MISSIO2
CAMILA PRIETTO VILLANOVA
LISANE BRISOLARA DE BRISOLARA2
LUIS EDUARDO AKIYOSHI SANCHES SUZUKI2
MAISA RIBEIRO DA CRUZ
MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR4
MARLON BENDER BUENO RODRIGUES
MATEUS MENEGHETTI FERRER2
THAIS LARRÉ OLIVEIRA BOHN2

Página gerada em 28/04/2024 22:24:56 (consulta levou 0.197368s)