Nome do Projeto
Simpósio de Clínica e Conservação de Animais Silvestres
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2022 - 28/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O Simpósio de Clínica e Conservação de Animais Silvestres tem previsão de ocorrer nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2022, nas dependências do Pelotas Parque Tecnológico. Esse encontro buscará mostrar a realidade desses profissionais que são constantemente desafiados, dada a imensa diversidade de espécies que necessitam de reabilitação. Nosso evento buscará reunir palestrantes com vasta experiência em clínica (médica, cirúrgica e diagnóstica) e conservação, que atuam em distintas regiões do Brasil para relatarem suas experiências com as diversas espécies da fauna brasileira. O evento também contará com a apresentação de estudos clínicos e trabalhos de pesquisa, que serão apresentados em formato de banner.

Objetivo Geral

Integrar profissionais e acadêmicos das áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia, Biologia e demais interessados na biodiversidade da fauna silvestre e na Medicina da Conservação

Justificativa

Com uma grande biodiversidade faunística, porém pouco conhecida do ponto de vista da Medicina Veterinária, o Brasil carece de informação nessa área, assim como de profissionais capazes de avaliar o estado sanitário de certas populações, em especial as que se encontram em risco de extinção ou que estejam sendo afetadas pelas atividades humanas.
Atividades antrópicas como a caça predatória, poluição descontrolada, aquecimento global e redução de habitats, afetam o equilíbrio ambiental e contribuem para o aumento do número de animais atendidos em Centros de Reabilitação. Fazendo com que cada dia mais os Médico Veterinários, Zootecnistas e Biólogos necessitem de capacitação e atualização, sobre as distintas espécies que podem chegar necessitando de atendimento clínico e reabilitação.
Os profissionais que atuam com esses animais são constantemente desafiados, pois necessitam promover condições necessárias para a manutenção dos animais com qualidade de vida e para o atendimento dos índices zootécnicos. Além disso, precisa estar atento à legislação vigente, assim como às condições de recinto, alojamento, diagnósticos, tratamentos, entre outros.
É notório nos últimos anos a crescente preocupação com a preservação de espécies silvestres. Além disso, estudantes e profissionais estão em constante busca por conhecimento, tendo como objetivo aumentar e aprimorar o conhecimento de medicina, biologia, manejo e conservação de animais selvagens, através da organização de atividades teóricas e práticas.
A realização do evento na Universidade Federal de Pelotas, local onde existe o Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre, que atua há mais de 20 anos na reabilitação de animais silvestres, e que recebe anualmente mais de 2.500 animais para reabilitação. Agregará e propiciará grande troca de conhecimento e discussão sobre diferentes realidades na área de Medicina da Conservação, dada a característica multidisciplinar da equipe que atua no local, bem como a participação dos palestrantes com vasta experiência com animais silvestres. Além disso, a coordenadora da proposta orienta no Programa de Pós-graduação em Veterinária da UFPEL (mestrado e doutorado), na área de Clínica Médica Veterinária com atuação em Sanidade e Patologia Clínica em animais silvestres, é coordenadora do Programa de Residência em Medicina de Animais Silvestres da UFPEL e coordenadora adjunta do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre.

Metodologia

Será realizado entre os dias 4, 5 e 6 de novembro de 2022, no Campus Capão do Leão. Contará com 8 palestrantes renomados na área de Medicina e Conservação de Animais Silvestres. O evento terá como público-alvo alunos da graduação e profissionais em Medicina Veterinária, Zootecnia e Biologia, que atuam ou pretendem atuar na Medicina da Conservação. Ao total, será aguardado um público de 100 pessoas, aproximadamente, para o evento.

Indicadores, Metas e Resultados

Troca de conhecimento e experiências.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAN SANTOS BEANES
ANA JULIA FAZENDA DE SOUZA
ANA PAULA MOREL
ARTHUR FATTAH ROSANI
BRUNA ZAFALON DA SILVA
CARINE DAHL CORCINI2
CRISIELE JUNGES RAMGRAB
EDUARDA ALÉXIA NUNES LOUZADA DIAS CAVALCANTI
EDUARDA ARANHA DA COSTA
HENRIQUE ALVES CALASANS BAEZA
JOANA DE BAIRROS NERIS
JOÃO SÉRGIO LIMA NUNES
KATIA JAGGI
LARA SILVA DE PAULA
LILIAN KARNOPP
MARINA CHAGAS DOS PASSOS
MAYANA LIMA SÁ
RAQUELI TERESINHA FRANCA3
RENATA CAMPOS CALEGARE
VITÓRIA MANKE NACHTIGALL
ÉRICA THUROW SCHULZ

Página gerada em 25/04/2024 12:19:54 (consulta levou 0.317014s)