Nome do Projeto
A escrita técnico-científica aplicada as ciências exatas e da terra
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/10/2022 - 16/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O projeto de escrita técnico-científica aborda os processos de leitura e produção de texto para que o aluno desenvolva sua competência no uso dessa importante ferramenta - a escrita - indispensável para a sua formação acadêmica e para a sua prática profissional. É comum que alunos das áreas de exatas e engenharias apresentem certas dificuldades em escrever artigos ou até mesmo relatórios técnicos, tendo em vista que sua formação acadêmica, principalmente durante os primeiros anos, seja voltada para disciplinas onde a escrita não é significativamente trabalhada.
Neste projeto, os membros devem trabalhar tanto os processos de leitura quanto os de produção textual, porque esses processos são interdependes e são fundamentais para a formação profissional. Dessa forma,o projeto visa conduzir os alunos na exploração de novas leituras, interpretações e análises como condições prévias para o planejamento e a produção de textos, sejam eles científicos ou não. Além disso,
atualmente existem diversos softwares que ajudam tanto no desenvolvimento de gráficos e tabelas, bem como na formatação de referências.
Referências bibliográficas, especificamente, são normalmente uma etapa longa da escrita científica, porém existem ferramentas e softwares que podem ajudar nesse processo. Sendo assim, o projeto pretende orientar os alunos a fazer uma boa pesquisa científica, criar gráficos e tabelas, informativos de qualidade, descrever os dados apresentados e utilizar ferramentas apropriadas para construir as referências bibliográficas de uma maneira fácil, rápida e correta.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo principal a orientação de alunos dos cursos de engenharia, para a elaboração de
textos científicos adequados aos parâmetros acadêmicos, tendo em vista o desenvolvimento de trabalhos técnicos, onde os alunos precisam apresentar uma escrita crítica, descrevendo dados, gráficos e tabelas corretamente
textos científicos adequados aos parâmetros acadêmicos, tendo em vista o desenvolvimento de trabalhos técnicos, onde os alunos precisam apresentar uma escrita crítica, descrevendo dados, gráficos e tabelas corretamente
Justificativa
O projeto surge da necessidade de familiarizar o estudante com a metodologia científica e os conceitos de trabalhos científicos. Alunos de engenharia precisam estar aptos para desenvolver a capacidade de análise, de observação crítica e de resolução de uma problemática interdisciplinar e de elaboração de um projeto técnico-científico.
Metodologia
O projeto contará com paletras expositivas - de forma presencial ou ainda através do ambiente do e-aula, bem como a utilização de recursos áudio-visuais enviados para os alunos participantes. Além disso, deve-se contar com estudos dirigidos, utilizando problemáticas já enfrentadas pelos membros do projeto em
disciplinas dos seus cursos de graduação na área de engenharia. O projeto prevê também palestras e seminários com profissionais da área de engenharia, expondo a realidade enfrentada por engenheiros durante a confecção de relatórios técnicos, bem como de profissionais de engenharia que seguiram na vida acadêmica
disciplinas dos seus cursos de graduação na área de engenharia. O projeto prevê também palestras e seminários com profissionais da área de engenharia, expondo a realidade enfrentada por engenheiros durante a confecção de relatórios técnicos, bem como de profissionais de engenharia que seguiram na vida acadêmica
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que através do projeto os alunos se sintam confortáveis com a pesquisa científica e produção de textos para engenharia. Portanto, no final da sua participação no projeto o aluno deverá produzir um artigo científico na área, aplicando as ferramentas e metodologias aplicadas durante o projeto. Além disso, através do contato com os alunos e com a aplicação de questionários, será possível traçar um diagnóstico das principais dificuldades que os alunos enfrentam referente a escrita técnico-científica. durante a sua vida acadêmica. Os dados obtidos na aplicação de questionários deverão ser publicados na Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE MULLER PETER | |||
AMANDINE MADHONA ALEXIA MAKAYA | |||
ANTONIO ALVES DA SILVA JUNIOR | 3 | ||
ARTHUR XIMENES SILVA | |||
CAIO DE ARAUJO PIRES | |||
CRISTIAN PARISOTTO JUNIOR | |||
DHAIARA NATSUMI DE CASTRO MACHIDA | |||
GABRIELE CHRISTINO MARQUES | |||
GEORGE COUTINHO LIMA | |||
GUILHERME SILVA TAYLON FERREIRA | |||
GUSTAVO GARCIA | |||
HELIO JUNNIOR SARTOR DALMOLIN | |||
HENRY MENDONCA LUZ PACINI RICCI | |||
HEYTOR DA SILVA CERQUEIRA | |||
IGOR VIANA DOS SANTOS | |||
IZADORA DA ROCHA COSTA | |||
JHONATHAN THOMAZ | |||
JOANA ETELVINA VARELLA PACHECO | |||
JOSE SARAIVA BONFIM JUNIOR | |||
JULIA BEHLING DE CASTRO | |||
Kamilly Lorrany Araujo da Silva | |||
LARISSA PINHEIRO COSTA | 23 | ||
LUIZE BERNARDI GONCALVES | |||
MARCOS VINICIUS MARTINS DA SILVA | |||
MARIA EDUARDA VAZ FERRAZ | |||
NATALIA PAESCH COGO | |||
VERONICA DA SILVA BECKMANN | |||
VITORIA PERACA FERREIRA |