Nome do Projeto
A escrita técnico-científica aplicada as ciências exatas e da terra
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/10/2022 - 16/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O projeto de escrita técnico-científica aborda os processos de leitura e produção de texto para que o aluno desenvolva sua competência no uso dessa importante ferramenta - a escrita - indispensável para a sua formação acadêmica e para a sua prática profissional. É comum que alunos das áreas de exatas e engenharias apresentem certas dificuldades em escrever artigos ou até mesmo relatórios técnicos, tendo em vista que sua formação acadêmica, principalmente durante os primeiros anos, seja voltada para disciplinas onde a escrita não é significativamente trabalhada.
Neste projeto, os membros devem trabalhar tanto os processos de leitura quanto os de produção textual, porque esses processos são interdependes e são fundamentais para a formação profissional. Dessa forma,o projeto visa conduzir os alunos na exploração de novas leituras, interpretações e análises como condições prévias para o planejamento e a produção de textos, sejam eles científicos ou não. Além disso,
atualmente existem diversos softwares que ajudam tanto no desenvolvimento de gráficos e tabelas, bem como na formatação de referências.
Referências bibliográficas, especificamente, são normalmente uma etapa longa da escrita científica, porém existem ferramentas e softwares que podem ajudar nesse processo. Sendo assim, o projeto pretende orientar os alunos a fazer uma boa pesquisa científica, criar gráficos e tabelas, informativos de qualidade, descrever os dados apresentados e utilizar ferramentas apropriadas para construir as referências bibliográficas de uma maneira fácil, rápida e correta.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo principal a orientação de alunos dos cursos de engenharia, para a elaboração de
textos científicos adequados aos parâmetros acadêmicos, tendo em vista o desenvolvimento de trabalhos técnicos, onde os alunos precisam apresentar uma escrita crítica, descrevendo dados, gráficos e tabelas corretamente
textos científicos adequados aos parâmetros acadêmicos, tendo em vista o desenvolvimento de trabalhos técnicos, onde os alunos precisam apresentar uma escrita crítica, descrevendo dados, gráficos e tabelas corretamente
Justificativa
O projeto surge da necessidade de familiarizar o estudante com a metodologia científica e os conceitos de trabalhos científicos. Alunos de engenharia precisam estar aptos para desenvolver a capacidade de análise, de observação crítica e de resolução de uma problemática interdisciplinar e de elaboração de um projeto técnico-científico.
Metodologia
O projeto contará com paletras expositivas - de forma presencial ou ainda através do ambiente do e-aula, bem como a utilização de recursos áudio-visuais enviados para os alunos participantes. Além disso, deve-se contar com estudos dirigidos, utilizando problemáticas já enfrentadas pelos membros do projeto em
disciplinas dos seus cursos de graduação na área de engenharia. O projeto prevê também palestras e seminários com profissionais da área de engenharia, expondo a realidade enfrentada por engenheiros durante a confecção de relatórios técnicos, bem como de profissionais de engenharia que seguiram na vida acadêmica
disciplinas dos seus cursos de graduação na área de engenharia. O projeto prevê também palestras e seminários com profissionais da área de engenharia, expondo a realidade enfrentada por engenheiros durante a confecção de relatórios técnicos, bem como de profissionais de engenharia que seguiram na vida acadêmica
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que através do projeto os alunos se sintam confortáveis com a pesquisa científica e produção de textos para engenharia. Portanto, no final da sua participação no projeto o aluno deverá produzir um artigo científico na área, aplicando as ferramentas e metodologias aplicadas durante o projeto. Além disso, através do contato com os alunos e com a aplicação de questionários, será possível traçar um diagnóstico das principais dificuldades que os alunos enfrentam referente a escrita técnico-científica. durante a sua vida acadêmica. Os dados obtidos na aplicação de questionários deverão ser publicados na Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALINE MULLER PETER | |||
| AMANDA ALFONSO LEMOS | |||
| AMANDA VARGAS CORTEZ | |||
| AMANDINE MADHONA ALEXIA MAKAYA | |||
| ANTONIO ALVES DA SILVA JUNIOR | 3 | ||
| ARTHUR XIMENES SILVA | |||
| BRUNA LOHANA DA SILVA FISS | |||
| BRUNO COIMBRA DA SILVA | |||
| CAIO DE ARAUJO PIRES | |||
| CAROLYNE RAMIRES BRAGA | |||
| CHIARA EMILI BRAGA MIORANZA | |||
| CLAUDIO PUCCINELLI PICKERSGILL FILHO | |||
| CRISTIAN PARISOTTO JUNIOR | |||
| DENILSON SCHRODER JORGE | |||
| DHAIARA NATSUMI DE CASTRO MACHIDA | |||
| EDERSON BUENO VETROMILE | |||
| GABRIELE CHRISTINO MARQUES | |||
| GEORGE COUTINHO LIMA | |||
| GILLIANY NESSY MOTA | |||
| GUILHERME SILVA TAYLON FERREIRA | |||
| GUSTAVO GARCIA | |||
| HENRY MENDONCA LUZ PACINI RICCI | |||
| HEYTOR DA SILVA CERQUEIRA | |||
| HÉLIO JUNNIOR SARTOR DALMOLIN | |||
| IGOR VIANA DOS SANTOS | |||
| IZADORA DA ROCHA COSTA | |||
| IZADORA SPERB FAGUNDES | |||
| JHONATHAN THOMAZ | |||
| JOANA ETELVINA VARELLA PACHECO | |||
| JOSE SARAIVA BONFIM JUNIOR | |||
| JOÃO MANOEL PIRES DA FONSECA | |||
| JULIA BEHLING DE CASTRO | |||
| KAMILLY LORRANY ARAUJO DA SILVA | |||
| LARISSA ALMEIDA TEJADA | |||
| LARISSA PINHEIRO COSTA | 30 | ||
| LAYSA WEBER RODRIGUES | |||
| LORENZO RODRIGUES LUZ | |||
| LUIZE BERNARDI GONÇALVES | |||
| MARCOS VINICIUS MARTINS DA SILVA | |||
| MARIA EDUARDA VAZ FERRAZ | |||
| MELISSA RADMANN ADAMOLI | |||
| MIREGE ROBAINA VIVIAM | |||
| MÁRCIO LIMA SILVEIRA | |||
| NATALIA PAESCH COGO | |||
| NÍCOLLAS BARBOSA DE LIMA CARVALHO | |||
| PATRÍCIA OLIVEIRA WERLE | |||
| PEDRO FERNANDEZ TORRES | |||
| RAISSA RUTZ CARDOSO | |||
| RUSDAEL NUNES DE CARVALHO | |||
| SABRINA ROLOFF SCHELLIN | |||
| STÉPHANIE NUNES DA CUNHA MOLINA | |||
| THAINAN MENEZES DA COSTA | |||
| THALLYS RODRIGUES MARTIN MACIEL DA CONCEICAO | |||
| VERONICA DA SILVA BECKMANN | |||
| VITORIA PERACA FERREIRA | |||
| VITÓRIA ISABEL ALVES DE SOUZA | |||
| YOUSEF MAHMOUD YOUSEF ALI AWADALLA AMER |