Nome do Projeto
A formação das dunas barcanas do Planeta Marte
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/12/2022 - 01/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Dunas barcanas são formações em áreas sedimentares sem a presença de vegetação. O seu crescimento pode ser dado em formato de “U” ou “C”, com suas pontas sempre apontando na direção contrária ao vento em locais áridos. Além da disponibilidade de sedimentos, estas feições geológicas também precisam ter uma disponibilidade constante de vento. Esses requisitos ocorrem na superfície do planeta Marte, onde diversos tipos de dunas foram observadas pelo HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), que é um sensor remoto de alta resolução, a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter que, atualmente, realiza o levantamento da topografia de Marte. Este equipamento registra diversos pontos interessantes, como a presença de dunas barcanas de centenas de metros de comprimento em meio à superfície desse planeta.

Objetivo Geral

Reconhecer e definir o padrão geomorfológicos das dunas do tipo barcanas, cadeias barcanóides e demais depósitos eólicos do planeta Marte, e relacionar esses padrões com dados meteorológicos e geológicos disponíveis.

Justificativa

Desde 2006 a Mars Reconnaissance Orbiter orbita o planeta Marte e, através do HiRISE, tem registrado diversas feições eólicas como dunas barcanas e cadeias barcanóides. Esses dados são de alta resolução, e consistem em modelos digitais de elevação com resolução de 30 cm/pixel. A área imageada é de 6 km de largura por 1,2 km de comprimento. Diversos dados são coletados mensalmente e são disponibilizados para pesquisas e estudos gratuitamente, no portal https://www.uahirise.org/, mantido pela Universidade do Arizona. No planeta Terra ainda não temos um grande volume de dados disponíveis gratuitamente de toda a superfície do planeta, como em Marte, logo esses dados disponíveis consistem em uma grande fonte para pesquisas inovadores, versando sobre o transporte eólico de sedimentos e formação de dunas, tanto em Marte como na Terra.

Metodologia

Serão obtidos diferentes modelos digitais de superfície de Marte, no site https://www.uahirise.org/. Dados meteorológicos e geológicos do planeta também serão buscados em diferentes repositórios. Os modelos digitais de superfície escolhidos serão de planícies eólicas contendo barcanas, dunas barcanóides e cadeias barcanóides. Os modelos serão processsados no software opensource QGIS, onde realizar-se-á medições das dimensões dos depósitos estudados. A gemorfologia medida será relacionada com os dados geológicos e meteorológicos disponíveis, para se explicar como o clima e as condições gerais do planeta contribuem para que as dunas apresentem um determinado padrão, podendo então correlacionar essas dunas com as do planeta Terra.

Indicadores, Metas e Resultados

Deseja-se que a equipe obtenha o domínio dos métodos para o processamento dos modelos digitais de superfície com o uso do software QGIS. Também espera-se encontrar um padrão geomorfológico para as dunas do planeta Marte e sua diferença em relação as dunas de regiões áridas do planeta Terra. Devido à pequena gravidade de Marte, sua atmosfera rarefeita, ausência de umidade e vegetação, a formação das feições eólicas deve ser deve ser governada, predominantemente, pela ação eólica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE FELIPE BRUCH5
CAMILE URBAN5
HUMBERTO DIAS VIANNA10
TASSIUS PEREIRA LIMA
YAN CHAVES PEREIRA ARAUJO

Página gerada em 28/03/2024 05:48:23 (consulta levou 0.145438s)