Nome do Projeto
Programa de Atividade Física para Pessoas com Necessidades Especiais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 20/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O nível de atividade física diária está relacionado com a diminuição de fatores de risco associados as patologias, a um melhor estado anímico, a uma melhor capacidade funcional, a uma maior interação social, o que repercute na qualidade de vida das pessoas. Atividades como modalidades esportivas, grupos de caminhada, jogos, atividades grupais (ginástica, dança, yoga) entre outros, se traduzem em atividades físicas benéficas para os participantes das mesmas. Na atualidade, em crescente número, pessoas estão tomando consciência e colocando em prática este conhecimento. Entretanto, as pessoas que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social nem sempre conseguem ter acesso a informação, a espaços de prática orientada, a um acompanhamento individualizado que lhes permita um momento de lazer associado a um benefício sobre sua saúde. A problemática se vê incrementada quando essas pessoas apresentam necessidades especiais outras que exigem um atendimento personalizado e direcionado a promover em menores espaços de tempo maiores benefícios sobre suas dadas necessidades. Portanto, este programa visa atender através de diferentes projetos essa demanda social promovendo uma prática orientada, informativa e direcionada a melhora da qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais.

Objetivo Geral

Oportunizar a prática de atividades físicas e esportivas como lazer pró-ativo realizado de forma orientada para as pessoas em condições de risco e vulnerabilidade social, promovendo uma melhor qualidade de vida. Instrumentalizar os alunos de graduação em Educação Física sobre os princípios científicos da prescrição de programas de exercício fisico para populações especiais.

Justificativa

O programa justifica-se na medida em que está direcionado a uma população carente de atendimento a demandas especificas e que por sua vez, repercutira em informação a comunidade e em formação de discentes no que se refere a atividade física e saúde, as repercussões do exercício fisico sobre as necessidades especiais de cada um, bem como o respeito a individualidade e as diferenças, minimizando os riscos e potenializando os benefícios do exercício fisico e do esporte. Os projetos possibilitam um lazer pro-ativo, complementando o atendimento oferecido no Sistema único de Saúde, atendendo minorias com necessidades crônicas que normalmente não dispõem de espaços especializados de forma gratuita. Também contribui na formação dos discentes, capacitando-os em uma área ainda carente de profissionais especializados. Alem disso, promove o conhecimento por meio da analise das respostas obtidas pelos participantes ao longo do projeto.

Metodologia

Se realiza uma anamnese de cada um dos participantes com avaliações da condição física e de qualidade de vida antes de se iniciarem as atividades e al longo das praticas, como formas de controle para possíveis reajustes na planificação do trabalho. cada avaliação se estabelece em função da população que esta sendo atendida respeitando suas diferenças e necessidades. uma vez detectadas as carências e os pontos fortes de cada participante se prescreve a atividade e o participante [e incorporado ao grupo de trabalho onde recebe orientada na realização das mesas. de forma que a avaliação do projeto ocorre de forma continua e se materializa nos resultados encontrados tanto nas avaliações realizadas ao longo dos projetos como nos relatos de experiências vivenciadas pelos participantes e/ou responsáveis envolvidos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se proporcionar um espaco de prática alegre, acolhedor e efetivo na promoção da atividade física e de qualidade de vida para as pessoas com necessidades especiais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABÍOLA SEGÚ COPELLO
FERNANDA DE SOUZA TEIXEIRA1
JOSE ANTONIO BICCA RIBEIRO
JULIANA VARA DA COSTA
LUCIO GULARTE TAVARES
LUCIÉLE DA COSTA COSTA
UILHAM FERREIRA PINZ
VOLMAR GERALDO DA SILVA NUNES2

Página gerada em 28/03/2024 19:19:04 (consulta levou 0.165901s)