Nome do Projeto
Extensão e sociedade 2
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 31/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto está vinculado a disciplina Extensão e Sociedade 2 e pretende desenvolver com os alunos da disciplina a transposição didática das teorias e conceitos dos precursores na formação da sociologia e do pensamento sociológico clássico e suas influências intelectuais, instrumentalizando os alunos para a trabalhar na comunidade escolar os princípios da sociologia e da analise social.
Objetivo Geral
Desenvolver a metodologia da Transposição didática como instrumento de trabalho dentro da comunidade escolar
O material didático será usado nos estágios
O material didático será usado nos estágios
Justificativa
Através da transposição didática é possível trazer os conceitos sociológicos para uma linguagem mais acessível a comunidade escolar
Os alunos participantes do projeto serão os matriculados na disciplina obrigatória
Os alunos participantes do projeto serão os matriculados na disciplina obrigatória
Metodologia
1. Iniciar a discussão com os alunos sobre o que é transposição didática, através da apresentação e discussão de textos teóricos e de experiências pedagógicas sobre o tema.
2. a apresentação da experiência de uma transposição feita pela turma anterior, no qual se discute os conceitos trabalhados no texto, a propriedade da linguagem utilizada, a sua lógica, os exemplos utilizados, para verificar se esses conceitos estão dentro da realidade social e cultural dos alunos do ensino médio e da comunidade escolar.
3. divide-se a turma em dois ou mais grupos e inicia-se a discussão sobre a escolha do tema/autor das ciências sociais, levando em conta os interesses dos licenciandos e a realidade escolar que estes estão confrontando (escolas da rede pública de Pelotas) A partir desta discussão é feita a divisão da turma por livro escolhido para transposição.
4.trabalho em grupo (cooperação), em que cada componente deve fazer a leitura e levantamento conceitual do livro (mapa conceitual), para depois comparar com os demais componentes as leituras conceituais feitas.
5. A partir do mapa, inicia-se, em grupo, de seleção dos conceitos que formarão a transposição, delimitando assim, se será feita a transposição de todo o livro ou parte dele.
6.a partir da construção textual da transposição são desenvolvidas as questões da linguagem mais apropriada aos anos/etapas do Ensino Médio, características socioculturais dos alunos; os exemplos práticos do conceito
trabalhado e o material que será utilizado como ilustração (fotos, charges, etc). Além disso, também são levantados endereços de sites, recomendação de leituras e músicas referente ao tema.
7. A transposição é apresentada, depois de pronta, para a turma de licenciandos e aos
professores da disciplina de Extensão e Sociedade 2, para que todos possam trocar sugestões sobre
o texto. A partir das sugestões retomar a transposição para fechar o conteúdo.
8. o Material é aplicado nas Escolas , principalmente na disciplina de estágio II - estágio regência e com os bolsistas do PIBID. A partir das resultados, o grupo finaliza a transposição para disponibilização no site do projeto no semestre subsequente.
9. A partir do resultados da aplicação da transposição na escola será feita a avalição dos resultados, a usando os relatórios da turma de estágio 2 e PIBID, turma que desenvolveu a transposição, apresentara (rodas de conversa) para a turma da disciplina Extensão e Sociedade 2, os resultados para discussão e fechamento, antes da inserção no site.
2. a apresentação da experiência de uma transposição feita pela turma anterior, no qual se discute os conceitos trabalhados no texto, a propriedade da linguagem utilizada, a sua lógica, os exemplos utilizados, para verificar se esses conceitos estão dentro da realidade social e cultural dos alunos do ensino médio e da comunidade escolar.
3. divide-se a turma em dois ou mais grupos e inicia-se a discussão sobre a escolha do tema/autor das ciências sociais, levando em conta os interesses dos licenciandos e a realidade escolar que estes estão confrontando (escolas da rede pública de Pelotas) A partir desta discussão é feita a divisão da turma por livro escolhido para transposição.
4.trabalho em grupo (cooperação), em que cada componente deve fazer a leitura e levantamento conceitual do livro (mapa conceitual), para depois comparar com os demais componentes as leituras conceituais feitas.
5. A partir do mapa, inicia-se, em grupo, de seleção dos conceitos que formarão a transposição, delimitando assim, se será feita a transposição de todo o livro ou parte dele.
6.a partir da construção textual da transposição são desenvolvidas as questões da linguagem mais apropriada aos anos/etapas do Ensino Médio, características socioculturais dos alunos; os exemplos práticos do conceito
trabalhado e o material que será utilizado como ilustração (fotos, charges, etc). Além disso, também são levantados endereços de sites, recomendação de leituras e músicas referente ao tema.
7. A transposição é apresentada, depois de pronta, para a turma de licenciandos e aos
professores da disciplina de Extensão e Sociedade 2, para que todos possam trocar sugestões sobre
o texto. A partir das sugestões retomar a transposição para fechar o conteúdo.
8. o Material é aplicado nas Escolas , principalmente na disciplina de estágio II - estágio regência e com os bolsistas do PIBID. A partir das resultados, o grupo finaliza a transposição para disponibilização no site do projeto no semestre subsequente.
9. A partir do resultados da aplicação da transposição na escola será feita a avalição dos resultados, a usando os relatórios da turma de estágio 2 e PIBID, turma que desenvolveu a transposição, apresentara (rodas de conversa) para a turma da disciplina Extensão e Sociedade 2, os resultados para discussão e fechamento, antes da inserção no site.
Indicadores, Metas e Resultados
- A transposição elaborada, discutida e finalizada é disponibilizada no site de transposição didática.
- A aplicação nas escolas poderá ser feita a partir dos alunos do Pibid e do estágio2 .
- O resultado da aplicação na escola será feito a partir de relatórios de estágio e do PIBID
- A discussão do relatório da aplicação da transposição será feita com a turma que desenvolveu o trabalho.
- Além desses indicadores, serão também analisadas as avaliações aplicadas com os alunos do ensino médio com o objetivo de verificar se a aprendizagem dos conceitos foi satisfatória e também se a utilização da linguagem transpostas foi adequada.
- A aplicação nas escolas poderá ser feita a partir dos alunos do Pibid e do estágio2 .
- O resultado da aplicação na escola será feito a partir de relatórios de estágio e do PIBID
- A discussão do relatório da aplicação da transposição será feita com a turma que desenvolveu o trabalho.
- Além desses indicadores, serão também analisadas as avaliações aplicadas com os alunos do ensino médio com o objetivo de verificar se a aprendizagem dos conceitos foi satisfatória e também se a utilização da linguagem transpostas foi adequada.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICIA VITORIA MASCARENHAS | |||
MARCUS VINICIUS SPOLLE | 2 |