Nome do Projeto
Relação entre massas de ar e eventos extremos de desconforto térmico na cidade de Pelotas/RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/11/2022 - 01/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A identificação e quantificação dos fenômenos climáticos urbanos e das características térmicas de uma cidade, assim como, a sua correlação com diversos outros fatores, são de grande importância no sentido de dar subsídio a projetos de planejamento urbano, favorecendo a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Logo, este estudo busca identificar a origem das massas de ar que causaram eventos extremos de desconforto térmico na cidade de Pelotas/RS a partir de modelagens obtidas pelo HYSPLIT e dados coletados pelo Projeto "Associação entre Condições Meteorológicas e Níveis de Atividade Física em Crianças e Adultos" da Universidade Federal de Pelotas entre os meses de janeiro e agosto de 2019.

Objetivo Geral

O objetivo deste estudo é analisar a origem das massas de ar que causaram eventos extremos de desconforto térmico indoor na cidade de Pelotas/RS a partir de modelagens obtidas pelo HYSPLIT e dados coletados pelo Projeto "Associação entre Condições Meteorológicas e Níveis de Atividade Física em Crianças e Adultos" da Universidade Federal de Pelotas entre os meses de janeiro e agosto de 2019.

Justificativa

Existem conjuntos de massas de ar com diferentes origens atingindo Pelotas-RS nas distintas estações do ano causando desconforto térmico por frio ou por temperaturas altas. Logo, identificar as massas de ar através de retro trajetórias a partir do modelo Hysplit aplicado a dados coletados in situ, caracterizando as massas de ar, tal como, origens e número de dias que podem afetar a região, pode ajudar a mitigar os danos causados, bem como reduzir número de internações por doenças respiratórias e contribuir no planejamento de politicas publicas, planejamento urbano, favorecendo a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região.

Metodologia

A área de estudo é a Cidade de Pelotas localizada no extremo Sul do Brasil que segundo a classificação climática de Köppen se enquadra em Cfa (Clima subtropical úmido). Os dados utilizados fazem parte do Projeto "Associação entre Condições Meteorológicas e Níveis de Atividade Física em Crianças e Adultos" em conjunto com o Projeto COORTE 2015 da UFPEL, de onde serão obtidos dados do equipamento Data Loger (medidas de Temperatura e Umidade), marca Hobo, modelo U23-001, instalados no exterior e interior de residências amostradas na cidade de Pelotas entre janeiro e setembro de 2019. Aliado a estes, serão usados dados de variáveis meteorológicas obtidas através das estações meteorológicas (manual/automática) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET/EMBRAPA). Para investigar a origem das massas de ar que causaram os maiores desconfortos térmicos na cidade de Pelotas no período estudado, será utilizado o Hybrid Single-Particle Lagrangian Integrated Trajectory (HYSPLIT), desenvolvido pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).

Indicadores, Metas e Resultados

Avaliar a influência das condições do tempo na saúde humana no município de Pelotas, buscando uma melhor compreensão do conforto e desconforto térmico em ocorrências de eventos extremos de temperatura e umidade associados a passagem de massas de ar, podem atenuar danos na saúde causados por eles. Logo, espera-se que os resultados possam fornecer informações para publicações visando:
● Analise de dados de acordo com as estações do ano a partir de índices adequados para o verão, outono e inverno;
● Classificação do desconforto térmico das cinco principais macrorregiões do município de Pelotas;
● Relacionação entre casos extremos de desconforto térmico às origens de massas de ar atuantes sobre a região.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON SPOHR NEDEL
DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN
FRANCIELE DA COSTA TRASSANTE
MARCELO FELIX ALONSO2
MARCO ANTONIO FLORES DE MEDEIROS
ROSE ANE PEREIRA DE FREITAS10

Página gerada em 28/03/2024 06:08:35 (consulta levou 0.162827s)