Nome do Projeto
Mídias Digitais do Curso de Farmácia: ampliando a comunicação com as comunidades interna e externa
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/12/2022 - 29/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A era tecnológica que vivenciamos se reflete no processo de interação entre as pessoas e as diferentes instituições. Neste sentido, as mídias digitais, incluindo as mídias sociais, têm ocupado um importante espaço na comunicação das Universidades com seus estudantes e com o público externo. Assim, é imperativo que estas instituições disponibilizem sites atrativos e elucidativos para a divulgação de seus Cursos, e que os Cursos, por sua vez, utilizem desta ferramenta, bem como das redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube, para a divulgação de suas ações, disseminação de informações relevantes na área de atuação, e para se aproximar dos alunos e da comunidade como um todo. Por esta razão, o presente projeto tem como propósito a melhoria do site do Curso de Farmácia, de modo a vincular mais informações e ampliar a qualidade das já existentes, bem como expandir as redes sociais do Curso para permitir maior comunicação com os públicos interno e externo à UFPel.

Objetivo Geral

Reestruturar e ampliar as mídias digitais do Curso de Farmácia.

Justificativa

O Brasil possui 152 milhões de usuários de Internet, segundo uma pesquisa realizada em 2020 pelo Comitê Gestor da internet do Brasil, o que corresponde a 81% da população do país com 10 anos ou mais (CGI.br, 2021). Este elevado número se deve muito ao crescimento de usuários no período pandêmico e engloba, de forma significativa, estudantes, que precisaram recorrer aos meios digitais para dar continuidade aos seus estudos. Dentre os níveis de formação, o ensino superior foi o principal responsável pelo aumento de usuários da internet. Em outubro de 2020, 95% das universidades federais brasileiras já haviam aderido ao ensino remoto como forma, alternativa e emergencial, de prosseguir com suas atividades letivas (Silva et al. 2022).
Embora todos estes dados tenham sido obtidos em período de pandemia, acredita-se que o hábito da utilização do meio virtual pelos estudantes, para estudo e para realização de atividades cotidianas, tenha se tornado uma tendência. Práticas, antes realizadas presencialmente pelos estudantes, são executadas atualmente de forma virtual, o que inclui desde a busca por informações sobre a matrícula até a entrega do trabalho de avaliação de uma disciplina.
Além dos ambientes virtuais de aprendizagem, disponibilizados pelas universidades, e os próprios sites de apresentação e divulgação dos Cursos, observa-se que as mídias digitais têm participado em um sentido amplo do processo de comunicação das universidades com a população, o que inclui tanto os atuais estudantes como os prováveis futuros acadêmicos. Antes mesmo do ingresso no ensino superior, as mídias digitais se tornam fundamentais. É através dos sites e das redes sociais que as pessoas buscam informações sobre as universidades, os cursos disponibilizados, as grades curriculares, os turnos de atividades, as oportunidades de atividades extracurriculares, dentre outros pontos.
Dentre as mídias digitais, as mídias sociais, como o Facebook, o Instagram e o YouTube, têm ganhado destaque como recursos de interação das universidades com o público. Em termos conceituais, as mídias sociais são sistemas computacionais baseados na internet que têm como objetivo conectar pessoas ou pessoas e instituições. O propósito das redes inclui também a produção de conteúdos e seu compartilhamento, além da disponibilização de meios para auxiliar, ampliar, melhorar e facilitar as atividades rotineiras de ordem pessoal e coletiva. As mídias sociais refletem novas formas de interação e de obtenção de informações sem restrições de tempo ou lugar (Goulart, 2014).
Com base no exposto, entende-se que uma universidade e, mais particularmente, um curso, que não investe em mídias sociais, está menosprezando um campo fértil de comunicação com seus alunos e com a população em geral. Neste sentido, o Curso de Farmácia tem como proposta reestruturar seu site, atualizando e ampliando as informações vinculadas, e disponibilizando mais recursos de interação, além de ampliar a atividade do Curso e dos seus estudantes nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Metodologia

O trabalho a ser realizado será dividido na reestruturação do site do Curso e na criação e ampliação das redes sociais.
Para a reestruturação do site, alunos do Curso de Farmácia e do Curso de Design Digital irão trabalhar nas seguintes melhorias.
- Reformulação do Layout do site;
- Criação de atalhos de fácil compreensão;
- Ampliação de informações sobre o Curso e de documentos uteis;
- Divulgação dos Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão realizados por professores do Curso;
- Divulgação das Ações de Extensão;
- Divulgação dos serviços prestados pela Farmácia Escola à comunidade;
- Divulgação dos Programas de Pós -Graduação aos quais os docentes do Curso estão vinculados.

Após as alterações, uma pesquisa será realizada com discentes e docentes, via formulário Google Forms, a fim de verificar quais pontos precisam de melhorias e se existe a necessidade de inclusão de novos e recursos e informações.

Por fim, solicitaremos ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, a tradução do site do Curso de Farmácia para Libras.
O site possuirá acesso direto ao canal do Curso no YouTube, onde estarão disponíveis vídeos para auxiliar os alunos com questões cotidianas da vida acadêmica, como, por exemplo, solicitação de matrícula, trancamento de disciplina, solicitação de segunda chamada. O canal do Youtube também será utilizado para vinculação de vídeos importantes sobre assuntos relacionados à área da saúde.
Em paralelo, as páginas do Curso no Facebook e no Instagram serão remodeladas e semanalmente alimentadas com informações para divulgação das ações do Curso e estimulação das interações entre os acadêmicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a reestruturação e ampliação das mídias digitais do Curso de Farmácia espera-se melhorar a comunicação com os discentes e com o público externo, vinculando informações e materiais importantes para os distintos públicos. Com isso, almeja-se que o nível de satisfação daqueles que acessam as mídias digitais do Curso cresça. Para verificar o alcance dos resultados esperados, após seis meses da reestruturação e ampliação das mídias digitais, será realizada uma pesquisa de satisfação mediante a aplicação de um questionário.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CASSIA FLORES DA SILVA
EDUARDA CAROLINA ROMAN MACHADO
GABRIEL CHAVIEL LHULLIER
GIANA DE PAULA COGNATO1
GYULIA RAMOS SOUZA
JULIA ARAUJO DA SILVA
JULIA MACIEL OUTEIRO
JULIANA BIDONE2
JULIANA MENDES DA COSTA
NATHALIE SCHAUN BARBOZA
RAQUEL SILVEIRA HEIFEL
VITORIA MACIEL COPPA

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