O Brasil possui 152 milhões de usuários de Internet, segundo uma pesquisa realizada em 2020 pelo Comitê Gestor da internet do Brasil, o que corresponde a 81% da população do país com 10 anos ou mais (CGI.br, 2021). Este elevado número se deve muito ao crescimento de usuários no período pandêmico e engloba, de forma significativa, estudantes, que precisaram recorrer aos meios digitais para dar continuidade aos seus estudos. Dentre os níveis de formação, o ensino superior foi o principal responsável pelo aumento de usuários da internet. Em outubro de 2020, 95% das universidades federais brasileiras já haviam aderido ao ensino remoto como forma, alternativa e emergencial, de prosseguir com suas atividades letivas (Silva et al. 2022).
Embora todos estes dados tenham sido obtidos em período de pandemia, acredita-se que o hábito da utilização do meio virtual pelos estudantes, para estudo e para realização de atividades cotidianas, tenha se tornado uma tendência. Práticas, antes realizadas presencialmente pelos estudantes, são executadas atualmente de forma virtual, o que inclui desde a busca por informações sobre a matrícula até a entrega do trabalho de avaliação de uma disciplina.
Além dos ambientes virtuais de aprendizagem, disponibilizados pelas universidades, e os próprios sites de apresentação e divulgação dos Cursos, observa-se que as mídias digitais têm participado em um sentido amplo do processo de comunicação das universidades com a população, o que inclui tanto os atuais estudantes como os prováveis futuros acadêmicos. Antes mesmo do ingresso no ensino superior, as mídias digitais se tornam fundamentais. É através dos sites e das redes sociais que as pessoas buscam informações sobre as universidades, os cursos disponibilizados, as grades curriculares, os turnos de atividades, as oportunidades de atividades extracurriculares, dentre outros pontos.
Dentre as mídias digitais, as mídias sociais, como o Facebook, o Instagram e o YouTube, têm ganhado destaque como recursos de interação das universidades com o público. Em termos conceituais, as mídias sociais são sistemas computacionais baseados na internet que têm como objetivo conectar pessoas ou pessoas e instituições. O propósito das redes inclui também a produção de conteúdos e seu compartilhamento, além da disponibilização de meios para auxiliar, ampliar, melhorar e facilitar as atividades rotineiras de ordem pessoal e coletiva. As mídias sociais refletem novas formas de interação e de obtenção de informações sem restrições de tempo ou lugar (Goulart, 2014).
Com base no exposto, entende-se que uma universidade e, mais particularmente, um curso, que não investe em mídias sociais, está menosprezando um campo fértil de comunicação com seus alunos e com a população em geral. Neste sentido, o Curso de Farmácia tem como proposta reestruturar seu site, atualizando e ampliando as informações vinculadas, e disponibilizando mais recursos de interação, além de ampliar a atividade do Curso e dos seus estudantes nas redes sociais, como Facebook e Instagram.