Nome do Projeto
A EJA e os estágios de docência do curso de Pedagogia da UFPel
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
14/11/2022 - 02/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A proposta de pesquisa tem como foco o acompanhamento do estágio em EJA Anos Iniciais no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel no período de 2019 até 2024. Os estágios são realizados de forma presencial, mas no período da pandemia foram realizados de forma remota, sendo produzido por cada estagiário um relatório de estágio e/ou um relato de experiência. Partindo do acervo que envolve o estágio final do curso, considerando da importância dos dados para compreender o movimento da EJA não só no município de Pelotas, mas na região sul do Rio Grande do Sul, pretende-se realizar um levantamento da documentação de estágio e se há produção acadêmica voltada para EJA Anos Iniciais referindo-se ao município de Pelotas e nos municípios onde ocorreram os estágios como Capão do Leão e Morro Redondo. Nessa perspectiva a coleta de informações sobre o número de escolas que ofertam a EJA em Pelotas, Capão do Leão e Morro Redondo somada a um questionário para coleta de informações sobre a EJA a partir do olhar dos discentes do curso de Pedagogia são dados importantes para compreender a EJA. O projeto de pesquisa está ligado aos seguintes projetos desenvolvidos pelo grupo GAPE: aos projetos de extensão 1814 Jornadas de Multilinguagens e 5790 EJA Anos Iniciais e ao projeto de ensino 4598 Laboratório de ensino na/da EJA.

Objetivo Geral

Além da pesquisa documental e bibliográfica utilizaremos o estudo de caso para coleta de dados na comunidade acadêmica, não descartando a coleta de informações por questionário on-line. Esse movimento pretende reproduzir um mapeamento de quais escolas mantém a modalidade de ensino EJA como também ampliar os objetivos como características dos estudantes e docentes da EJA, se existe ou não uma política e programas de EJA nas escolas dos municípios citados, discutir sobre a frequência e evasão na EJA e as propostas pedagógicas e aprendizagens das alunas e alunos do estágio na EJA. Outros recursos metodológicos serão utilizados, como por exemplo, investigação em obras de apoio, discussões no grupo de pesquisa GAPE, realização de cursos de capacitação para que os participantes do projeto se apropriem das ferramentas tecnológicas necessárias à pesquisa, participação e apresentação de trabalhos em seminários, congressos e afins.

Justificativa

O projeto de pesquisa tem como mote o resgate da história dos estágios no curso de Pedagogia, na modalidade de EJA Anos Iniciais do ano de 2019 até 2024. A relevância desta proposta está no fato da formação estar sintonizada à realidade cultural e escolar das escolas públicas, bem como contribuir de forma interdisciplinar na construção e troca de saberes tanto na e para a formação acadêmica como para os processos escolares estabelecendo assim um vínculo de proximidade com as escolas públicas que atuam na EJA reforçando o vínculo com a universidade pública, resgatando a história e avaliando o impacto da participação dos estagiários e das estagiárias na rede.

Metodologia

Além da pesquisa bibliográfica utilizaremos o estudo de caso para coleta de dados na comunidade acadêmica, não descartando a coleta de informações por questionário on-line. Bem como a análise documental dos relatórios de estágio e/ou relatos de experiência. Outros recursos metodológicos serão utilizados, como por exemplo, investigação em obras de apoio, discussões no grupo de pesquisa GAPE, realização de cursos de capacitação para que os participantes do projeto se apropriem das ferramentas tecnológicas necessárias à pesquisa, participação e apresentação de trabalhos em seminários, congressos e afins.

Indicadores, Metas e Resultados

O desenvolvimento da pesquisa além de proporcionar o amadurecimento dos estudos acadêmicos que GAPE vem desenvolvendo ao longo de duas décadas contribuirá significativamente na qualificação dos processos educativos junto à comunidade escolar. A pesquisa é uma estratégia de ensino na formação de diferentes áreas. E, o envolvimento de estudantes de graduação no cotidiano das escolas coloca os futuros profissionais em contato direto com o objeto de sua profissão e em contato direto com o seu campo de atuação, o que torna sua formação muito mais consistente. E neste sentido se estará se efetivando um trabalho de aproximação entre universidade e sociedade, onde diversas ações estarão sendo desenvolvidas em paralelo a este projeto. Consequentemente serão muitas as produções tanto de textos como produções de material didático-pedagógico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO2
RICARDO LUIZ NOGUEIRA LEITE
TATIANI BEATRIS SILVA DA SILVA

Página gerada em 29/04/2024 01:11:20 (consulta levou 0.120479s)