Nome do Projeto
Índice de qualidade de solos agrícolas sob o manejo agroecológico
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/11/2022 - 08/11/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A BioAS consiste na avaliação e interpretação da atividade das enzimas ß-glicosidase e arilsulfatase associadas aos ciclos do enxofre e do carbono, respectivamente, como bioindicadoras de qualidade do solo, pois se relacionam direta ou indiretamente ao potencial produtivo e à sustentabilidade do uso do solo. Em seu estágio atual, a tecnologia está validada para áreas sob cultivos anuais no bioma Cerrado e o presente estudo introduzirá sua utilização na avaliação biológica de solos cultivados com hortaliças sob manejo agroecológico. Portanto, objetivo geral deste trabalho é avaliar a qualidade biológica de solos cultivados com hortaliças sob o manejo agroecológico, através do uso da tecnologia BioAS. O estudo será aplicado em agroecossistemas familiares e consistirá na amostragem de solo e interpretação dos resultados apresentados no Laudo FERTBIO que inclui o desempenho das funções essenciais relativas aos nutrientes, sendo elas função reciclar (F1); função armazenar (F2) e função suprir (F3). Entre os múltiplos benefícios da aplicação do estudo espera-se por fim, subsidiar as tomadas de decisões sobre o manejo dos agroecossistemas, visando à sua sustentabilidade.

Objetivo Geral

Avaliar a qualidade biológica de solos cultivados com hortaliças sob o manejo agroecológico através do uso da tecnologia BioAS.

Justificativa

De acordo com Mendes et al (2021), a tecnologia BioAS está formatada para atender áreas sob cultivos anuais de grãos no Cerrado, abrangendo uma área em torno de 35 milhões de hectares. Entretanto, o objetivo dos pesquisadores é consolidar as bases cientificas já desenvolvidas para os cultivos anuais e expandir o uso da BioAS para novas culturas como a cana de açúcar, o café, as pastagens, plantios de eucalipto, e hortaliças. Embora os estudos estejam direcionados para a agricultura convencional de larga escala, faz necessário incluir experimentos voltados para a agricultura familiar produtoras de hortaliças em solos sob manejo agroecológico.

Metodologia

O estudo tem como público-alvo agricultores familiares produtores de hortaliças sob manejo agroecológico. A escolha das famílias foi definida por proximidade, dessa maneira, o estudo será aplicado nos municípios de Morro Redondo e São Lourenço do Sul cuja as propriedades agrícolas estão localizadas na Colônia Afonso Pena (interior de Morro Redondo) e em Quevedos (5o distrito de São Lourenço do Sul). As famílias agricultoras estão regulamentadas como Organismo de Controle Social (OCS) estando em conformidade com a Lei 10.831/2003, que certifica a produção orgânica de alimentos e a eles atribui o direito de comercializar os produtos in natura ou processados de forma direta.
Em cada uma das propriedades agrícolas serão realizadas amostragens de solo, na profundidade de 0,10
m, após a colheita das folhosas ou tubérculos. Para garantir a melhor representatividade da área, o número de amostras de solo dependerá do número total de canteiros de cada propriedade. Em cada canteiro será retirada uma amostra composta para representar uma repetição. Com a escolha da análise FERTBIO, os procedimentos para a amostragem de solo são semelhantes ao adotados por Mendes (2021) que consiste na coleta de solo no fim do período chuvoso, após a colheita das culturas coincidindo com a amostragem para as análises químicas do solo.

Indicadores, Metas e Resultados

METAS: Divulgar o uso da tecnologia BioAS como indicador da qualidade biológica de solos cultivados com hortaliças sob o manejo agroecológico para agricultores familiares do estado do Rio Grande do Sul.

INDICADORES e RESULTADOS ESPERADOS:
Os benefícios advindos da constatação de que solos saudáveis também são mais produtivos e resilientes se torna um processo em que todos saem ganhando: o agricultor, a sociedade e o meio-ambiente (MENDES et al., 2018). Subsidiar as tomadas de decisões sobre o manejo, visando à manutenção de sistemas produtivos e sustentáveis (MENDES et al., 2018). Com a aplicação do estudo apontaremos a viabilidade do uso da BioAS em agroecossistemas familiares tendo em vista a popularização da tecnologia para futuramente ter um aumento na demanda para assim diminuir os custos e ser amplamente utilizada por agricultores familiares. Com o uso dos bioindicadores como parte das métricas para avaliações de qualidade de solo, agricultores que investem em boas práticas de manejo poderão comprovar que, além dos alimentos que produzem, também prestam um importante serviço ambiental preservando ou melhorando a qualidade do solo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTUR GIUDICE DE SA BRITO
CAMILA DA COSTA SILVEIRA
CAMILA DE MORAES RAMSON
EMERSON MEIRELES DE FARIAS
ISTEFANI WENSKE HAUDT
Julhana Pereira Figueiredo
LIVIA OLIVEIRA ISLABAO
LIZETE STUMPF1
PABLO MIGUEL1

Página gerada em 25/04/2024 07:10:18 (consulta levou 0.162961s)