Nome do Projeto
Monitoramento do espectro de RF no Rio Grande do Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/02/2023 - 05/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O projeto visa registrar e acompanhar o desenvolvimento do uso do espectro de RF ao longo o Rio Grande do Sul, com o objetivo de identificar o avanço nos usos das tecnologias sem fio e as suas finalidades. Para isso serão utilizadas sondas de RF espalhadas pelo Rio Grande do Sul, capazes de capturar o uso do espectro de RF e, então, estes dados serão analisados em busca de padrões para identificar as tecnologias e metodologias utilizadas. Pretende-se, com essa análise, identificar o mapa de uso de frequências de rádio, identificando o tamanho dos canais, tecnologia de modulação de dados, técnicas de compartilhamento do canal e os tipos de uso mais comuns para a comunicação de RF.

Objetivo Geral

Registrar e Acompanhar o desenvolvimento do uso do espectro de RF ao longo o Rio Grande do sul, com o objetivo de identificar o avanço nos usos das tecnologias sem fio e as suas finalidades.

Justificativa

Os atuais avanços tecnológicos estão relacionados com a troca de informações entre entidades, sejam elas humanas ou máquinas. Podemos verificar o aumento no número de smartphones e outros aparelhos utilizados para a comunicação e a chegada de novas tendências como indústrias 4.0, agricultura 4.0, cidades 4.0, smart campus e outras tecnologias. Todas essas tecnologias citadas possuem algo em comum, a comunicação entre dispositivos.
Para que um dispositivo possa se comunicar com outro é necessário que exista um meio de comunicação. Em alguns casos a criação de uma estrutura física para a comunicação envolve gastos com obras, como a instalação de postes, cabos de comunicação, fibras ópticas e outras estruturas. Em outros casos não é possível a criação de uma estrutura física, como o caso de dispositivos móveis. De forma a contornar estes problemas são utilizados sistemas de comunicação sem fio ou simplesmente sistemas de comunicação RF, que utilizam ondas de rádio para realizar a comunicação através do ar e sem a necessidade da realização de obras de infraestrutura.
Apesar da comunicação via RF não necessitar de obras de infraestrutura, é necessário a criação de regras que permitam o compartilhamento do espectro de rádio para que a comunicação possa acontecer sem que um sistema de comunicação por RF não interfira na comunicação de outro sistema de comunicação por RF.
No Brasil temos a ANATEL como um órgão governamental que regulamenta e fiscaliza o uso do espectro de RF. Além do mais, existem técnicas que possibilitam o compartilhamento do espectro de RF para faixas de frequências não licenciáveis, como as ISM.
Dentro deste contexto, torna-se estratégico para o desenvolvimento tecnológico do Rio Grande do Sul registrar e acompanhar o desenvolvimento do uso do espectro de RF. Dessa forma será possível propor técnicas e estratégias que permitam um melhor compartilhamento do espectro de RF e fomentar novos avanços na área de comunicação de informações.

Metodologia

Serão realizadas capturas de sinais de RF e uma análise sistemática dos sinais obtidos, utilizando mineração de dados e inteligência artificial para identificar padrões e métodos nos sinais capturados.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se:
1- Mapear a utilização do espectro de RF no Rio Grande do Sul.
2- Identificar o uso da comunicação por RF em sistemas modernos ditos 4.0.
3- Desenvolver tecnologia que possa auxiliar na identificação de padrões de comunicação.
4- Ter um histórico da evolução da utilização do sistema de RF no Rio Grande do Sul.
Os resultados obtidos serão apresentados por meio de publicações científicas em periódicos, apresentação dos resultados parciais em congressos e eventos da área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL MATRONIANI SILVA
EDUARDO WALKER12
ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA12
LUCIANO ANACKER LESTON12
Luis Felipe Rodrigues
MARCELO LEMOS ROSSI26
MARIA CLARA SILVA DIAS
MATEUS BECK FONSECA12
Marcelo Cordeiro Konarzewiski
Marlon Soares Sigales12
RODRIGO GAMA DA ESPERANCA E SILVA
SIGMAR DE LIMA12
Thomas Lucas Irigoite Barroco12

Página gerada em 19/04/2024 15:44:00 (consulta levou 0.210681s)