Nome do Projeto
1ª Gincana Jurídica: Imagens Decoloniais da Justiça, Pedagogia Jurídica e Direitos Sociais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/11/2022 - 28/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A 1ª Gincana Jurídica: Imagens Decoloniais da Justiça, Pedagogia Jurídica e Direitos Sociais pretende ser um espaço de criação de ações pedagógicas inovadoras no ensino do direito, elaborada pela turma de Pedagogia Jurídica e realizada pelas turmas da noite de Introdução ao Estudo do Direito, Sociologia Jurídica, Filosofia do Direito e Direito Civil 1 (correspondentes ao 1º e ao 2º ano do Curso). É um projeto "piloto" a ser aprimorado para que no ano de 2023 seja aberto à participação de toda a comunidade da Faculdade de Direito/UFPel.
Objetivo Geral
Aplicar e analisar uma gincana voltada às temáticas de pedagogia jurídica, direitos sociais e justiça para estudantes da Faculdade de Direito/UFPel.
Justificativa
A gincana propõe ações pedagógicas para o aprendizado de direitos sociais e de conceitos pertinentes aos estudos decoloniais e à compreensão do conceito de justiça. Nesse sentido, pretende ser uma estratégia inovadora no ensino do direito, associando a teoria à prática por meio de visualidades e da ludicidade.
Metodologia
Aplicação da gincana contendo 07 estações de questões versando sobre direitos sociais, pedagogia jurídica, estudos decoloniais e conceitos de justiça. O tempo de resposta de cada questão é o de, aproximadamente, 15 min. Após, serão contextualizadas as questões aplicadas nas disciplinas participantes do projeto. Ao fim, propõe-se o aprimoramento das questões para futura aplicação à todo o curso.
Indicadores, Metas e Resultados
- Realização de um "piloto" de gincana jurídica para estudantes do Curso de Direito;
- Aprimoramento da estratégia pedagógica para oferecimento à todo o curso no ano de 2023;
- Organização de e-book apresentando o protocolo de atuação aprimorado bem como resultados teóricos e práticos da execução da prática pedagógica.
- Aprimoramento da estratégia pedagógica para oferecimento à todo o curso no ano de 2023;
- Organização de e-book apresentando o protocolo de atuação aprimorado bem como resultados teóricos e práticos da execução da prática pedagógica.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANA CLARA CORREA HENNING | 6 | ||
| ANTONIA ESPINDOLA LONGONI KLEE | 6 | ||
| AUGUSTO SAN MARTIN GONCALVES DE OLIVEIRA | |||
| BRENDA DOS SANTOS FLESCH | |||
| BRUNA FLORES PRATES | |||
| BRUNA KERN CABRAL | |||
| BRUNO ROTTA ALMEIDA | 5 | ||
| FELIPE KERN CORREA | |||
| GABRIEL FERREIRA BOHLKE | |||
| GUILHERME ANDRADE HARTWIG | |||
| GUILHERME CAMARGO MASSAU | 5 | ||
| JOAO PEDRO GROTH DOS SANTOS | |||
| JÚLIA FÁTIMA GONÇALVES TORRES | |||
| LARA CORREA FREITAS | |||
| LAURA BRAGA GOTUZZO | |||
| LEONARDO CONTI FRANCESCHI | |||
| LIZ FERNANDA CARRARD DE LIMA | |||
| MARIA CECILIA LOREA LEITE | 1 | ||
| MARILIS LEMOS DE ALMEIDA | 5 | ||
| MARINA TAPIA RODRIGUEZ MIGLIORIN | |||
| MARIO JUNIOR CONCEIÇÃO CARVALHO | |||
| MYLENA CAETANO PORCIUNCULA | |||
| OSVALDO FRANCISCO MEDEIROS DA SILVA | |||
| PEDRO MOACYR PEREZ DA SILVEIRA | 5 | ||
| THIAGO PAPALEO SOUTO | |||
| VICTÓRIA DAS NEVES PORTO | |||
| VITORIA CAROLINE BRIZOLARI DA SILVA | |||
| VITORIA MARTINS PEREIRA DA SILVA | |||
| YASMIN BIACHI PIOVESAN |