Nome do Projeto
PRALER - Práticas de Leitura, Escrita e Reescrita na escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/02/2023 - 01/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Vinculado ao Programa em Letras Língua Portuguesa e Literatura, este projeto de extensão busca atender aos alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas pelotenses a fim de que desenvolvam competências de leitura e escrita de modo a suprir dificuldades de aprendizagem relativas à língua portuguesa e à literatura. Para tanto, promoverá a atuação dos alunos da graduação dos cursos de Letras da UFPEL junto às escolas da comunidade de forma a desenvolver oficinas de leitura e de escrita voltadas para gêneros que não só interessem aos estudantes das escolas, mas também permitam a prática da leitura e da escrita e reescrita em um semestre, favorecendo o trabalho aprofundado com a elaboração de textos.
Objetivo Geral
- Promover o ensino de Língua Portuguesa e Literatura à comunidade da região, assim como atestar e divulgar o ensino e a cultura em língua portuguesa.
Justificativa
O Projeto de Extensão PRALER (Práticas de Leitura, Escrita e Reescrita) tem por objetivo atender aos alunos da Educação Básica, de forma especial aos que apresentam dificuldades de ler, interpretar e produzir textos nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O projeto atenta-se para o período crítico vivenciado pelo campo educacional durante a Pandemia do COVID-19, em que nossas escolas municipais e estaduais permaneceram ao menos dois anos letivos com o desenvolvimento de atividades a distância e/ou no formato híbrido devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia.
O projeto integra-se ao Programa de Extensão em Letras Língua Portuguesa e Literatura, o qual busca institucionalizar os projetos e ações extensionistas já tradicionais aos Cursos de Letras. Os projetos arrolados a este programa se vinculam aos nossos Cursos de Graduação e são determinantes à constituição de nossa proposta de formação de professores e à relação com a comunidade interna e externa à UFPel. O projeto PRALER é, nesse sentido, parte fundamental do projeto de Curricularização da Extensão dos Cursos de Letras da UFPEL e busca não só atender à comunidade escolar, no amparo às dificuldades dos alunos da Educação Básica que enfrentaram um período de dificuldades na pandemia, mas também oferecer uma formação preocupada com o compromisso social aos alunos da universidade.
O projeto integra-se ao Programa de Extensão em Letras Língua Portuguesa e Literatura, o qual busca institucionalizar os projetos e ações extensionistas já tradicionais aos Cursos de Letras. Os projetos arrolados a este programa se vinculam aos nossos Cursos de Graduação e são determinantes à constituição de nossa proposta de formação de professores e à relação com a comunidade interna e externa à UFPel. O projeto PRALER é, nesse sentido, parte fundamental do projeto de Curricularização da Extensão dos Cursos de Letras da UFPEL e busca não só atender à comunidade escolar, no amparo às dificuldades dos alunos da Educação Básica que enfrentaram um período de dificuldades na pandemia, mas também oferecer uma formação preocupada com o compromisso social aos alunos da universidade.
Metodologia
O projeto está organizado em três ciclos importantes: o primeiro, referente ao estabelecimento de parceria com as escolas e à formação dos extensionistas em conformidade com as necessidades das escolas parceiras; o segundo, correspondente à execução do projeto nas escolas (oficinas de leitura, escrita e reescrita); o terceiro relativo à avaliação dos resultados do projeto.
Primeiro Ciclo: Formação/Diagnóstico
Nóvoa (2020) reflete a respeito do papel dos professores na mobilização da aprendizagem e na manutenção do vínculo com seus alunos diante da crise instaurada pela pandemia da Covid-19. As reflexões do estudioso apontam novos desafios para o contexto educacional.
Nesse sentido, este projeto inicia com uma formação para os alunos extensionistas a fim de que possam não só diagnosticar as principais dificuldades e necessidades dos estudantes das escolas a serem atendidas como também desenvolver oficinas significativas que produzam retorno para a formação dos escolares.
Segundo Ciclo: Execução/Oficinas nas escolas
Koch e Elias (2015) apontam para a relevância de que o ensino de leitura e produção textual prime por uma concepção de língua como prática social. Nesse sentido, a leitura e a produção de textos constituem-se uma complexa rede de produção de sentidos na interação autor-texto-leitor.
Nesse contexto, o projeto busca desenvolver oficinas de leitura, escrita e reescrita, com a concretização de uma produção textual final que venha a ter circulação na comunidade escolar. O público é constituído pelos alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de forma a atender a cada turma participante ao menos durante um ano. A ideia é que cada grupo de 2 a 4 graduandos atue junto a um grupo escolar durante um semestre, ao menos em dois períodos semanais, a fim de que se possa ter resultados progressivos em termos de aprendizagem por meio do desenvolvimento de práticas de leitura e escrita de fato significativas.
Para tanto, tendo em vista os objetivos de aprendizagem comuns ao Ensino Fundamental e ao Médio, e em consonância com as orientações da BNCC, sugerimos o desenvolvimento com oficinas que partam de narrativas (vida pessoal, suspense, terror, entre outras) para o Ensino Fundamental e de notícias de divulgação científica para o Ensino Médio.
Terceiro Ciclo: Avaliação
Os extensionistas aplicarão questionários de avaliação a serem comparados aos de diagnóstico. O objetivo é verificar os progressos dos estudantes e planejar a continuidade do trabalho.
Observação: a cada semestre uma nova ação será cadastrada dentro do projeto, tendo em vista que, possivelmente, haverá novos graduandos selecionados e novas escolas participantes. Cada um dos semestres contemplará os três ciclos de realização.
Primeiro Ciclo: Formação/Diagnóstico
Nóvoa (2020) reflete a respeito do papel dos professores na mobilização da aprendizagem e na manutenção do vínculo com seus alunos diante da crise instaurada pela pandemia da Covid-19. As reflexões do estudioso apontam novos desafios para o contexto educacional.
Nesse sentido, este projeto inicia com uma formação para os alunos extensionistas a fim de que possam não só diagnosticar as principais dificuldades e necessidades dos estudantes das escolas a serem atendidas como também desenvolver oficinas significativas que produzam retorno para a formação dos escolares.
Segundo Ciclo: Execução/Oficinas nas escolas
Koch e Elias (2015) apontam para a relevância de que o ensino de leitura e produção textual prime por uma concepção de língua como prática social. Nesse sentido, a leitura e a produção de textos constituem-se uma complexa rede de produção de sentidos na interação autor-texto-leitor.
Nesse contexto, o projeto busca desenvolver oficinas de leitura, escrita e reescrita, com a concretização de uma produção textual final que venha a ter circulação na comunidade escolar. O público é constituído pelos alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de forma a atender a cada turma participante ao menos durante um ano. A ideia é que cada grupo de 2 a 4 graduandos atue junto a um grupo escolar durante um semestre, ao menos em dois períodos semanais, a fim de que se possa ter resultados progressivos em termos de aprendizagem por meio do desenvolvimento de práticas de leitura e escrita de fato significativas.
Para tanto, tendo em vista os objetivos de aprendizagem comuns ao Ensino Fundamental e ao Médio, e em consonância com as orientações da BNCC, sugerimos o desenvolvimento com oficinas que partam de narrativas (vida pessoal, suspense, terror, entre outras) para o Ensino Fundamental e de notícias de divulgação científica para o Ensino Médio.
Terceiro Ciclo: Avaliação
Os extensionistas aplicarão questionários de avaliação a serem comparados aos de diagnóstico. O objetivo é verificar os progressos dos estudantes e planejar a continuidade do trabalho.
Observação: a cada semestre uma nova ação será cadastrada dentro do projeto, tendo em vista que, possivelmente, haverá novos graduandos selecionados e novas escolas participantes. Cada um dos semestres contemplará os três ciclos de realização.
Indicadores, Metas e Resultados
Com a realização do projeto, espera-se a(o):
- Aproximação dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental com as práticas de escrita exigidas no Ensino Médio e na comunidade em que circulam;
- Inserção dos alunos do Ensino Médio nas práticas de leitura e escrita exigidas no âmbito social e acadêmico;
- Estabelecimento de vínculo com as instituições de Ensino Fundamental e Médio de forma a concretizar as contribuições da esfera universitária para a escolar e vice-versa.
-Desenvolvimento de competência linguístico-discursiva nos estudantes da comunidade pelotense.
- Aproximação dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental com as práticas de escrita exigidas no Ensino Médio e na comunidade em que circulam;
- Inserção dos alunos do Ensino Médio nas práticas de leitura e escrita exigidas no âmbito social e acadêmico;
- Estabelecimento de vínculo com as instituições de Ensino Fundamental e Médio de forma a concretizar as contribuições da esfera universitária para a escolar e vice-versa.
-Desenvolvimento de competência linguístico-discursiva nos estudantes da comunidade pelotense.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AKEMY AFRODITE BELCHOR PIERZCHALSKI | |||
ALESSANDRA RODRIGUES CANEZ JORGE | |||
ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA | 8 | ||
ANA FLAVIA PERES | |||
Ana Geórgia Deoclécio Nunes | |||
BRENDA ALICE DOS SANTOS DA COSTA | |||
DAIANE NEUMANN | 6 | ||
DANIELE CAROLINE AGUIAR DOS SANTOS | |||
EDUARDO POSSIDONIO DOS SANTOS | |||
EMANUELY HOLZ DA SILVA | |||
GABRIELA BOHLMANN DUARTE | 6 | ||
GIOVANNA ROCHA PACHECO | |||
JORAMA DE QUADROS STEIN | 4 | ||
KAILANY BOLZONI DAMIANI | |||
LUCIANO GONÇALVES MORAES | |||
LULLIAN ARIANE OSWALDT MANSKE | |||
Luciano Gonçalves Moraes | |||
MAIKELLY DE ALMEIDA PEREIRA | |||
MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA | |||
MÁRVIN MACHADO DOS SANTOS | |||
RICARDO TRAMPUSCKI CRUZ | |||
SABRINA SILVA DOS SANTOS | |||
SUÉLEN OTTO GARCIA LEROY | |||
THAIS NAYA PIAZZA | |||
THAYANE VASCONCELLOS DOS SANTOS DANTAS | |||
THAÍSSA GODOI DE SOUZA | |||
Vanessa Rocha Teixeira |