Nome do Projeto
PRALER - Práticas de Leitura, Escrita e Reescrita na escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/02/2023 - 01/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Vinculado ao Programa em Letras Língua Portuguesa e Literatura, este projeto de extensão busca atender aos alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas pelotenses a fim de que desenvolvam competências de leitura e escrita de modo a suprir dificuldades de aprendizagem relativas à língua portuguesa e à literatura. Para tanto, promoverá a atuação dos alunos da graduação dos cursos de Letras da UFPEL junto às escolas da comunidade de forma a desenvolver oficinas de leitura e de escrita voltadas para gêneros que não só interessem aos estudantes das escolas, mas também permitam a prática da leitura e da escrita e reescrita em um semestre, favorecendo o trabalho aprofundado com a elaboração de textos.

Objetivo Geral

- Promover o ensino de Língua Portuguesa e Literatura à comunidade da região, assim como atestar e divulgar o ensino e a cultura em língua portuguesa.

Justificativa

O Projeto de Extensão PRALER (Práticas de Leitura, Escrita e Reescrita) tem por objetivo atender aos alunos da Educação Básica, de forma especial aos que apresentam dificuldades de ler, interpretar e produzir textos nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O projeto atenta-se para o período crítico vivenciado pelo campo educacional durante a Pandemia do COVID-19, em que nossas escolas municipais e estaduais permaneceram ao menos dois anos letivos com o desenvolvimento de atividades a distância e/ou no formato híbrido devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia.

O projeto integra-se ao Programa de Extensão em Letras Língua Portuguesa e Literatura, o qual busca institucionalizar os projetos e ações extensionistas já tradicionais aos Cursos de Letras. Os projetos arrolados a este programa se vinculam aos nossos Cursos de Graduação e são determinantes à constituição de nossa proposta de formação de professores e à relação com a comunidade interna e externa à UFPel. O projeto PRALER é, nesse sentido, parte fundamental do projeto de Curricularização da Extensão dos Cursos de Letras da UFPEL e busca não só atender à comunidade escolar, no amparo às dificuldades dos alunos da Educação Básica que enfrentaram um período de dificuldades na pandemia, mas também oferecer uma formação preocupada com o compromisso social aos alunos da universidade.

Metodologia

O projeto está organizado em três ciclos importantes: o primeiro, referente ao estabelecimento de parceria com as escolas e à formação dos extensionistas em conformidade com as necessidades das escolas parceiras; o segundo, correspondente à execução do projeto nas escolas (oficinas de leitura, escrita e reescrita); o terceiro relativo à avaliação dos resultados do projeto.

Primeiro Ciclo: Formação/Diagnóstico

Nóvoa (2020) reflete a respeito do papel dos professores na mobilização da aprendizagem e na manutenção do vínculo com seus alunos diante da crise instaurada pela pandemia da Covid-19. As reflexões do estudioso apontam novos desafios para o contexto educacional.
Nesse sentido, este projeto inicia com uma formação para os alunos extensionistas a fim de que possam não só diagnosticar as principais dificuldades e necessidades dos estudantes das escolas a serem atendidas como também desenvolver oficinas significativas que produzam retorno para a formação dos escolares.

Segundo Ciclo: Execução/Oficinas nas escolas

Koch e Elias (2015) apontam para a relevância de que o ensino de leitura e produção textual prime por uma concepção de língua como prática social. Nesse sentido, a leitura e a produção de textos constituem-se uma complexa rede de produção de sentidos na interação autor-texto-leitor.
Nesse contexto, o projeto busca desenvolver oficinas de leitura, escrita e reescrita, com a concretização de uma produção textual final que venha a ter circulação na comunidade escolar. O público é constituído pelos alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de forma a atender a cada turma participante ao menos durante um ano. A ideia é que cada grupo de 2 a 4 graduandos atue junto a um grupo escolar durante um semestre, ao menos em dois períodos semanais, a fim de que se possa ter resultados progressivos em termos de aprendizagem por meio do desenvolvimento de práticas de leitura e escrita de fato significativas.
Para tanto, tendo em vista os objetivos de aprendizagem comuns ao Ensino Fundamental e ao Médio, e em consonância com as orientações da BNCC, sugerimos o desenvolvimento com oficinas que partam de narrativas (vida pessoal, suspense, terror, entre outras) para o Ensino Fundamental e de notícias de divulgação científica para o Ensino Médio.

Terceiro Ciclo: Avaliação

Os extensionistas aplicarão questionários de avaliação a serem comparados aos de diagnóstico. O objetivo é verificar os progressos dos estudantes e planejar a continuidade do trabalho.

Observação: a cada semestre uma nova ação será cadastrada dentro do projeto, tendo em vista que, possivelmente, haverá novos graduandos selecionados e novas escolas participantes. Cada um dos semestres contemplará os três ciclos de realização.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a realização do projeto, espera-se a(o):

- Aproximação dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental com as práticas de escrita exigidas no Ensino Médio e na comunidade em que circulam;
- Inserção dos alunos do Ensino Médio nas práticas de leitura e escrita exigidas no âmbito social e acadêmico;
- Estabelecimento de vínculo com as instituições de Ensino Fundamental e Médio de forma a concretizar as contribuições da esfera universitária para a escolar e vice-versa.
-Desenvolvimento de competência linguístico-discursiva nos estudantes da comunidade pelotense.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AKEMY AFRODITE BELCHOR PIERZCHALSKI
ALESSANDRA RODRIGUES CANEZ JORGE
ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA8
ANA FLAVIA PERES
Ana Geórgia Deoclécio Nunes
BRENDA ALICE DOS SANTOS DA COSTA
DAIANE NEUMANN6
DANIELE CAROLINE AGUIAR DOS SANTOS
EDUARDO POSSIDONIO DOS SANTOS
EMANUELY HOLZ DA SILVA
GABRIELA BOHLMANN DUARTE6
GIOVANNA ROCHA PACHECO
JORAMA DE QUADROS STEIN4
KAILANY BOLZONI DAMIANI
LUCIANO GONÇALVES MORAES
LULLIAN ARIANE OSWALDT MANSKE
Luciano Gonçalves Moraes
MAIKELLY DE ALMEIDA PEREIRA
MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA
MÁRVIN MACHADO DOS SANTOS
RICARDO TRAMPUSCKI CRUZ
SABRINA SILVA DOS SANTOS
SUÉLEN OTTO GARCIA LEROY
THAIS NAYA PIAZZA
THAYANE VASCONCELLOS DOS SANTOS DANTAS
THAÍSSA GODOI DE SOUZA
Vanessa Rocha Teixeira

Página gerada em 21/11/2024 07:59:20 (consulta levou 0.136059s)