Nome do Projeto
Ressignificando a economia: produção, consumo e mercados locais (pesquisa)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
17/12/2022 - 17/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto de pesquisa Ressignificando a economia: produção, consumo e mercados locais é resultado da visita técnica do prof. Andrey Sgorla no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, associado às atividades da profa. Elaine da Silveira Leite, via o projeto de pesquisa: Ressignificando a economia: moralidades, orçamentos e práticas econômicas cotidianas, que envolve os grupos de pesquisa GENS e GEEO. Deste modo, o objetivo é ressignificar a economia, a partir do referencial teórico da antropologia e da sociologia econômica, observando as práticas de produção, consumo e mercados locais, que perpassam por temáticas como: o ressurgimento da produção artesanal, a construção social da qualidade dos produtos e serviços, o valor e a certificação dos produtos vinculados ao local de origem, as feiras e festivais como espaços de encontro entre consumidor e produtores e de desenvolvimento das economias locais, histórias de proveniência como dispositivos de diferenciação, o aumento do interesse pelo consumo ético e sustentável, e o desenvolvimento do turismo local e artesanal e a regeneração urbana e a construção de uma cultura de consumo artesanal. Temáticas que nos levam a reflexão sobre o emprego de novos métodos e propostas para a compreensão deste universo. Neste sentido, o este projeto busca traçar um caminho sociológico para a compreensão das práticas artesanais a partir da produção, consumo e mercados locais, estabelecendo, portanto, uma análise socioeconômica singular da questão proposta. Deste modo, esperamos que esse entendimento sirva de orientação para reflexões sobre políticas públicas e projetos sociais orientados tanto pelas discussões que envolvem o desenvolvimento regional/local, empreendedorismo, e desenvolvimento socioeconômico; e, incitar sugestões para uma nova forma de olhar o desenvolvimento/crescimento econômico e social.

Objetivo Geral

O objetivo é ressignificar a economia, a partir do referencial teórico da antropologia e da sociologia econômica, observando as práticas de produção, consumo e mercados locais.

Justificativa

Ao traçar um caminho sociológico para a compreensão das práticas artesanais a partir da produção, consumo e mercados locais, estabelecendo, portanto, uma análise socioeconômica singular da questão proposta - , esperamos que esse entendimento sirva para reflexões sobre políticas públicas e projetos sociais orientados tanto pelas discussões que envolvem o desenvolvimento regional/local, empreendedorismo, e desenvolvimento socioeconômico; e, incitar sugestões para uma nova forma de olhar o desenvolvimento/crescimento econômico e social. Este projeto justifica-se, já que é resultado da visita técnica do prof. Andrey Sgorla no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, associado as atividades da profa. Elaine da Silveira Leite referente ao projeto geral de pesquisa: Ressignificando a economia: moralidades, orçamentos e práticas econômicas cotidianas, que envolve os grupos de pesquisa GENS e GEEO. Ao mesmo tempo, esse projeto que envolverá parcerias entre professores e alunos de graduação e de pós-graduação também visa contribuir para a inserção do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel) no âmbito de pesquisas nacionais e internacionais sobre a temática. A visita técnica do prof. Andrey Sgorla da Universidade de Siena implica na realização de 03 projetos – de (1) pesquisa e (2) ensino.

Metodologia

Para que possamos atingir nossos objetivos de pesquisa, uma vez que estes se colocam numa dimensão sociocultural, realizaremos uma pesquisa de base qualitativa, tendo como foco ressignificar a economia, a partir do referencial teórico da antropologia e da sociologia econômica, observando as práticas de produção, consumo e mercados locais – isto é, a partir das pesquisas empíricas desenvolvidas pelos professores em diferentes projetos de pesquisa, pretende-se a junção e discussão dos dados para a construção de um artigo científico. Assim, a confluência das discussões teóricas e distintas fontes se torna relevante para a reflexão sobre a existência de valores culturais, simbólicos, políticos e morais presentes na sociedade, que se configuram e reconfiguram, expressando a singularidade das práticas socioeconômicas cotidianas.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto é resultado da visita técnica do prof. Andrey Sgorla no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, associado às atividades da profa. Elaine da Silveira Leite referente ao projeto geral: Ressignificando a economia: moralidades, orçamentos e práticas econômicas cotidianas, que envolve os grupos de pesquisa GENS e GEEO. Assim, a construção do projeto de pesquisa - Ressignificando a economia: produção, consumo e mercados locais, também implica a proposição de uma disciplina (via projeto de ensino) no Programa de Pós-graduação em Sociologia na UFPel, que terá como proponentes os professores Andrey Sgorla e Elaine Leite, serão 08 encontros de até 2hs. As aulas iniciam em 06 de março e encerram dia 24 de abril de 2023.Deste modo, também será realizado um mini-curso: Explorando metodologias criativas nas ciências sociais, , o qual será voltado para discentes interessados na temática, e será ministrado pelo professor Andrey Sgorla (Universidade de Siena) e ocorrerá no dia 01 de fevereiro (quarta-feira) das 16hs às 18hs, na sala 206 do IFISP.A visita técnica do prof. Andrey Sgorla da Universidade de Siena implica na realização de 03 projetos – de (1) pesquisa e (2) ensino – Mini-curso no âmbito da graduação e disciplina no âmbito da pós-graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Andrey Felipe Sgorla
ELAINE DA SILVEIRA LEITE4
NEWTON SOARES MOTA
VICTORIA PAULA SABBAG
ÁRLESON RENATO LUZ COSTA

Página gerada em 19/04/2024 16:32:45 (consulta levou 0.130091s)