Nome do Projeto
Mini-curso: Explorando metodologias criativas nas ciências sociais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/12/2022 - 10/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O mini-curso pretende explorar as técnicas e metodologias etnográficas experimentais e emergentes fundindo artesanato, criatividade, mídia digital, fotografia e etnografia sensorial e encorajando o uso da escrita etnográfica no ensino, teoria e prática. O mini-curso pretende inspirar novas formas criativas, artísticas e literárias, na produção metodológica no campo das ciências sociais explorando novas performances, histórias, etnografias e teorias que se alinham ao desejo de produzir um trabalho socialmente relevante, oportuno e rigoroso sobre o mundo em que vivemos e trabalhamos. Hoje, as ciências sociais utilizam de diferentes recursos, articuladas através da imaginação e da criatividade como práticas, tais como: etnografia acústica e política do som, histórias em quadrinhos e animação, walking interviews, imagens e filmes em movimento, etnografia literária e documentário criativo, bem como experiências com teatro e performance. As metodologias que serão discutidas assenta em abordagens teóricas que partem do pressuposto de que o conhecimento socio-antropologico surge não da observação distanciada, mas de conversas e trocas muito diversas entre pessoas que interagem em diferentes áreas de emaranhamento. O mini-curso faz parte das atividades do Calendário de acolhida do IFISP de 2023, será voltado para discentes (graduação e pós-graduação) interessados na temática, e será ministrado pelo professor Andrey Sgorla (Universidade de Siena) - ocorrerá no dia 01 de fevereiro (quarta-feira) das 16hs às 18hs, na sala 206 do IFISP.

Objetivo Geral

O mini-curso pretende inspirar novas formas criativas, artísticas e literárias, na produção metodológica no campo das ciências sociais explorando novas performances, histórias, etnografias e teorias que se alinham ao desejo de produzir um trabalho socialmente relevante, oportuno e rigoroso sobre o mundo em que vivemos e trabalhamos.

Justificativa

O mini-curso faz parte das atividades do Calendário de acolhida do IFISP de 2023, será voltado para discentes (graduação e pós-graduação) interessados na temática, e será ministrado pelo professor Andrey Sgorla (Universidade de Siena) - ocorrerá no dia 01 de fevereiro (quarta-feira) das 16hs às 18hs, na sala 206 do IFISP.
Este projeto é resultado da visita técnica do prof. Andrey Sgorla no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, associado às atividades da profa. Elaine da Silveira Leite referente ao projeto geral: Ressignificando a economia: moralidades, orçamentos e práticas econômicas cotidianas, que envolve os grupos de pesquisa GENS e GEEO. Assim, a construção do projeto de pesquisa - Ressignificando a economia: produção, consumo e mercados locais, também implica a proposição de uma disciplina (via projeto de ensino) no Programa de Pós-graduação em Sociologia na UFPel, que terá como proponentes os professores Andrey Sgorla e Elaine Leite, serão 08 encontros de até 2hs. As aulas iniciam em 06 de março e encerram dia 24 de abril de 2023.Deste modo, também será realizado um mini-curso: Explorando metodologias criativas nas ciências sociais, , o qual será voltado para discentes interessados na temática, e será ministrado pelo professor Andrey Sgorla (Universidade de Siena) e ocorrerá no dia 01 de fevereiro (quarta-feira) das 16hs às 18hs, na sala 206 do IFISP.A visita técnica do prof. Andrey Sgorla da Universidade de Siena implica na realização de 03 projetos – de (1) pesquisa e (2) ensino – Mini-curso no âmbito da graduação e disciplina no âmbito da pós-graduação.

Metodologia

O mini-curso faz parte das atividades do Calendário de acolhida do IFISP de 2023, será voltado para discentes (graduação e pós-graduação) interessados na temática, e será ministrado pelo professor Andrey Sgorla (Universidade de Siena) - ocorrerá no dia 01 de fevereiro (quarta-feira) das 16hs às 18hs, na sala 206 do IFISP – visando promover um espaço de reflexão para a troca de conhecimentos entre discentes da graduação e da Pós-graduação e demais interessados na temática, bem como contribuir para a relação ensino/aprendizagem e pesquisa dos estudantes, justificando a relevância da proposta como atividade de ensino.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultado, espera-se que seja construído um espaço de reflexão sobre as possíveis e distintas metodologias criativas nas ciências sociais, possibilitando a troca de conhecimentos entre estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados na temática. Como encerramento, será feita uma avaliação conjunta da proposta para a realização de um balanço dos pontos positivos e negativos da presente proposta.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA ALBUQUERQUE PERES
ANA CRISTINA DA SILVA ROSA
ARIELSON TEIXEIRA DO CARMO
Andrey Felipe Sgorla
CARLA REJANE VALADAO CRIZEL
CARMEM REGINA SILVEIRA NOGUEIRA
CYNTIA BORGES SPERLING
ELAINE DA SILVEIRA LEITE2
ESTHER DURO DA ROSA VIANA
Eduardo Gomes e Silva da Costa
FABIANA FERREIRA DOS SANTOS
FABIO ABBUD DA SILVA
GEORGIA LISBOA MAIA
GLEBERSON DE SANTANA DOS SANTOS
HELENA COSTA DA TRINDADE
HENRIQUE JESKE
JULIANA DOS SANTOS NUNES
JULIO MARINHO FERREIRA
Jair Jose Gauna Quiroz
KELEN SILVEIRA BERNARDI
KEROLIN RODRIGUES GUADALUPE
LAYLSON MOTA MACHADO
LUANA DIAS LAMEIRA
LUIZA CORREA SOARES
MARA BEATRIZ NUNES GOMES
MARINA PILGER FILGUEIRAS
Marisa Fernanda Leite Corrêa da Silva
Miguel Marques Lima de Freitas
NATANIELE PAIM SCHMUTZ
NEWTON SOARES MOTA
PEDRO GARDANI BATISTA TADEU
PEDRO HENRIQUE GUATURA DARLAN
RAFAELLA HERMES LEMOS
TAINÁ CARDOZO DE OLIVEIRA
TAYANE MACHADO GOMES LIMA
TAÍS CHAVES PRESTES
TEREZA CRISTINA BARBOSA DUARTE DOS SANTOS
THALES VARGAS RODRIGUES
THAYS ALVES DA SILVA
VALENTINA MACHADO
VITÓRIA DE LIMA CARDOSO
WANDERLANE DE FARIAS CAETANO
ÁRLESON RENATO LUZ COSTA

Página gerada em 24/04/2024 14:28:00 (consulta levou 0.340095s)