Nome do Projeto
Ressignificando a economia: produção, consumo e mercados locais (ensino)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/12/2022 - 02/05/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto tem como objetivo proporcionar seminários de discussões que visam abordar temáticas para sobre ressignificação a economia, a partir do referencial teórico da antropologia e da sociologia econômica, observando as práticas de produção, consumo e mercados locais, que perpassam por temáticas como: o ressurgimento da produção artesanal, a construção social da qualidade dos produtos e serviços, o valor e a certificação dos produtos vinculados ao local de origem, as feiras e os festivais como espaços de encontro entre consumidor e produtores, o desenvolvimento das economias locais, as narrativas de histórias de proveniência como dispositivos de diferenciação, que estão inseridos no aumento do interesse pelo consumo ético e sustentável, no desenvolvimento do turismo local e artesanal, e, que nos espaços urbanos está relacionado a regeneração urbana através da ocupação de espaço urbanos, e da degradação através da abertura de indústrias artesanais e criativas. A economia do artesanato também está fundamentada na sustentabilidade através da aplicação de princípios circulares e da economia de coworking, e promovem uma cultura do consumo artesanal e do desenvolvimento do território. Os seminários iniciam em 06 de março e encerram dia 24 de abril de 2023.

Objetivo Geral

Este projeto de ensino tem como objetivo geral promover seminários de discussões temáticas como um espaço de reflexão para a troca de conhecimentos entre discentes da graduação e da Pós-graduação e demais interessados nas temáticas a partir das discussões de textos, buscando oportunizar um debate para a compreensão sociológica de práticas de produção, consumo e mercados locais.

Justificativa

Este projeto justifica-se, já que é resultado da visita técnica do prof. Andrey Sgorla no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, associado as atividades da profa. Elaine da Silveira Leite referente ao projeto geral de pesquisa: Ressignificando a economia: moralidades, orçamentos e práticas econômicas cotidianas, que envolve os grupos de pesquisa GENS e GEEO. Ao mesmo tempo, esse projeto que envolve parcerias entre professores e alunos de graduação e de pós-graduação também visa contribuir para a inserção e impacto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel) no âmbito da pesquisa e ensino em níveis nacionais e internacionais sobre as temáticas. A visita técnica do prof. Andrey Sgorla da Universidade de Siena implica na realização de 03 projetos – de (1) pesquisa e (2) ensino.

Metodologia

Serão 08 encontros de até 2hs (hídridos – presencial para a comunidade da UFPel, e virtual para os participantes externos da UFPel de outras localidades) serão conduzidos pelos prof. Andrey Sgorla e pela profa. Elaine Leite. A avaliação será resultado da participação dos/das estudantes nas discussões propostas pelos seminários. Os seminários iniciam em 06 de março e encerram dia 24 de abril de 2023.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultado, espera-se a troca de conhecimentos entre estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados na temática. Como encerramento, será feita uma avaliação conjunta dos seminários para a realização de um balanço dos pontos positivos e negativos da presente proposta.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA SOSA PACHECO
ANA IGNEZ BRAGA DAL MAGRO
ANDERSON LIMA RIBEIRO
Andrey Felipe Sgorla
BEATRIZ SANTOS JESUS PEREIRA
Beatriz Franco Pereira do Vale
CAIO FERNANDO DA SILVA
CORINA GONSALES VEGA
ELAINE DA SILVEIRA LEITE2
GIANCARLO CRISTIANO DE GOUVEIA
LUCAS DOS SANTOS PEREIRA VIEIRA
NATÁLIA DE AZEVEDO PEREIRA SMANIOTTO
NEWTON SOARES MOTA
ÁRLESON RENATO LUZ COSTA

Página gerada em 28/03/2024 10:31:01 (consulta levou 0.556449s)