Nome do Projeto
Arte Impressa
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/03/2023 - 25/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
A gravura como forma de arte e meio de expressão é obtida a partir da impressão de uma imagem proveniente de uma matriz que pode ser madeira, metal ou pedra, arquivo digital ou outros sobre um suporte de papel, tecido, etc. O projeto Arte Impressa pretende complementar a formação acadêmica dos discentes do curso de Licenciatura em Artes Visuais, por meio de trabalho planejado e desenvolvido dentro da disciplina, bem como discussão e reflexão a respeito do ensino, da pesquisa e da extensão a partir da gravura artística e de sua prática. O projeto busca atender as ações das disciplinas com carga horária em extensão, o qual vincula-se ao Programa Artes Visuais e Docência na Atualidade (cod.314), compondo a Integralização da Extensão. A disciplina envolvida é Introdução à Linguagem Gráfica.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é elaborar e propor junto aos discentes do Curso de Licenciatura, atividades de extensão na área de artes gráficas para qualificar a sua atuação profissional. Serão planejadas ações educativas voltadas à comunidade, elaboradas e propostas pelos alunos.

Justificativa

Este projeto pretende complementar a formação acadêmica dos discentes do curso de Licenciatura em Artes Visuais, incentivando a prática, a discussão e a reflexão a respeito do ensino da gravura artística. Justificamos este projeto pela importância da instrumentalização dos futuros professores, de modo teórico-prático, no sentido de otimizar sua atuação no ensino da gravura, contribuindo para a inserção profissional dos alunos

Metodologia

A estratégia metodológica constitui-se em etapas de preparação para a prática de extensão: a pesquisa de materiais alternativos; o processo de ensino na preparação e na prática das ações educativas e a mostra dos trabalhos realizados pela comunidade participante. As ações educativas serão ministradas pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais Licenciatura no atelier de Gravura da UFPEL.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados e os impactos esperados por este projeto são uma maior inserção do aluno nas atividades de extensão, pesquisa e ensino, bem como uma aproximação da comunidade com a universidade através da arte.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CILENE ESPINDOLA FREIRE
DAVID LIMA CONDE
DÊNIDRA SCHRÖDER
ESTELA MARIS REINHARDT PIEDRAS48
HEBERTH DAVID ALVES SILVA
HELENA BARROS CORDENONSI LOPES
IVO DOS SANTOS VASCONCELOS JUNIOR
JOAO VICTOR CRUZ FERREIRA
KARINE CAVALHEIRO DE LIMA
LOREENA MORAES PADILHA
LUCYANA BERNARDIN ARNHOLD
MARIANA COSTA GONCALVES
RAQUEL AZAMBUJA SANTOS68

Página gerada em 19/04/2024 06:32:56 (consulta levou 0.207437s)