Nome do Projeto
ENSINO DE TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/12/2022 - 09/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O presente projeto tem como foco refletir sobre as teorias da comunicação e aprofundar o assunto entre os alunos do curso de jornalismo da UFPEL. O processo de comunicação, em toda a sua amplitude, não pode ser desvinculado de fatores históricos e culturais. Desta forma, a partir da complexidade do processo de comunicação, justifica-se o desenvolvimento de um projeto de ensino como suporte ao projeto de pesquisa AUDIODESCRIÇÃO A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS, por mim coordenado (o projeto requer amplos conhecimentos em teorias da comunicação para execução).

Objetivo Geral

c) Objetivo geral;
- Refletir sobre o uso das teorias da comunicação nos diversos contextos sociais.

d) Objetivos específicos;

- Proporcionar aos acadêmicos de Jornalismo da UFPEL momentos de reflexão acerca da complexidade do campo da Comunicação.
- Capacitar os alunos de jornalismo a analisar o campo da comunicação.

Justificativa

Quando falamos em estudar comunicação, estamos frente a um assunto de ampla abrangência e discussão na sociedade atual. Os meios estão presentes em tensões entre o político e o econômico, entre o mercado e a cultura, entre o coletivo e o individual.
A partir da leitura de Jesús Martín-Barbero (2001), entende-se que estudos acerca dos meios de comunicação e da recepção de suas mensagens devem ser realizados observando contextos específicos, pois a produção de sentidos tem variações e depende de vários fatores, como a história.
Na obra “Dos meios às mediações”, Martín-Barbero analisa o deslocamento das atenções dos debates dos meios para o estudo das mediações. O pensador salienta a problematização da comunicação a partir da cultura, chegando aos estudos de recepção. A comunicação não é mais vista como centrada unicamente nos meios e nas tecnologias. A cultura passa a ser enfocada e é observado o seu papel no processo de produção de sentidos. O receptor não á mais visto como um assimilador passivo das emissões midiáticas e a decodificação das mensagens está inserida em um processo cultural.
Ao falar do deslocamento dos meios às mediações, Martín-Barbero situa o processo de comunicação como não linear. As emissões dos produtos da mídia não atingem lugares diferentes de forma unívoca, o contexto cultural e a identidade cultural do receptor vão interpelá-lo no momento da produção de sentidos.
A produção de sentidos dos produtos da mídia vai ter relações com as mediações que cercam o receptor. As mediações são relacionadas por Martín-Barbero com a articulação entre práticas de comunicação e movimentos sociais, com as diferentes temporalidades e com a pluralidade de matrizes culturais.
Martín-Barbero propõe às mediações para desviar-se da razão dualista, para superar uma dicotomia entre produção e consumo. Para o autor, a produção é articulada ao consumo.
O processo de comunicação, em toda a sua amplitude, não pode ser desvinculado de fatores históricos e culturais. Desta forma, a partir da complexidade do processo de comunicação, justifica-se o desenvolvimento de um projeto de ensino como suporte ao projeto de pesquisa AUDIODESCRIÇÃO A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS, por mim coordenado (o projeto requer amplos conhecimentos em teorias da comunicação para execução).

Metodologia

Metodologia;
– Aulas expositivas e dialogadas;
– Produção de textos e exercícios.

Indicadores, Metas e Resultados

- Com a realização do projeto de ensino, espera-se potencializar as reflexões dos acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas acerca da complexidade da Comunicação Social. E espera-se a potencialização da realização do estudo de recepção no projeto AUDIODESCRIÇÃO A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAETANO RETZLAFF DOS SANTOS
ESTER DO NASCIMENTO CAETANO
MICHELE NEGRINI10

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