Nome do Projeto
Estudos dirigidos em Fonologia e Ortografia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 16/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de ensino "Estudos dirigidos em Fonologia e Ortografia" é uma iniciativa que procura formalizar e organizar ações de estudo e pesquisa que ocorrem no âmbito do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE). Neste semestre, a ênfase recairá no estudo das relações entre fonologia e ortografia, bem como das especificidades de ambas as áreas de estudos. O projeto tem como motivações principais a qualificação da formação teórica e a inserção qualificada dos alunos de iniciação científica e alunos voluntários do GEALE, sobretudo aqueles que ingressaram no grupo de pesquisa recentemente.
Objetivo Geral
Promover a formação teórica de alunos de iniciação científica do GEALE nos tópicos concernentes à fonologia e à ortografia.
Justificativa
O projeto tem como motivações principais a qualificação da formação teórica e a inserção qualificada dos alunos de iniciação científica e alunos voluntários do GEALE, sobretudo aqueles que ingressaram no grupo de pesquisa recentemente.
Metodologia
O projeto se desenvolverá da seguinte forma:
- realização de exercícios e leituras individuais pelos alunos de modo assíncrono, em tópicos específicos concernentes à fonologia e à ortografia;
- encontros quinzenais presenciais para a realização de discussões das leituras, correção de exercícios, esclarecimento de dúvidas e explanações sobre conteúdos específicos relacionados às leituras e exercícios feitos.
- realização de exercícios e leituras individuais pelos alunos de modo assíncrono, em tópicos específicos concernentes à fonologia e à ortografia;
- encontros quinzenais presenciais para a realização de discussões das leituras, correção de exercícios, esclarecimento de dúvidas e explanações sobre conteúdos específicos relacionados às leituras e exercícios feitos.
Indicadores, Metas e Resultados
- Consolidação da formação teórica de alunos de iniciação científica vinculados ao GEALE nos tópicos concernentes à fonologia e à ortografia;
- oferta de acesso às principais referências bibliográficas nas áreas de Fonologia e de Ortografia;
- oferta de acesso aos principais temas e conceitos em discussão sobre Fonologia e Ortografia;
- exploração das relações que se podem estabelecer entre Fonologia e Ortografia;
- oferta de subsídios teóricos para o aprimoramento das atividades de pesquisa desenvolvidas no GEALE pelos alunos de iniciação científica;
- oferta de subsídios teóricos para o aprimoramento do Ensino da Língua Materna, considerando que os alunos envolvidos no projeto são estudantes de cursos de Licenciatura (Letras e Pedagogia).
- oferta de acesso às principais referências bibliográficas nas áreas de Fonologia e de Ortografia;
- oferta de acesso aos principais temas e conceitos em discussão sobre Fonologia e Ortografia;
- exploração das relações que se podem estabelecer entre Fonologia e Ortografia;
- oferta de subsídios teóricos para o aprimoramento das atividades de pesquisa desenvolvidas no GEALE pelos alunos de iniciação científica;
- oferta de subsídios teóricos para o aprimoramento do Ensino da Língua Materna, considerando que os alunos envolvidos no projeto são estudantes de cursos de Licenciatura (Letras e Pedagogia).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA RUTH MORESCO MIRANDA | 5 | ||
ETIANE MESSA VALERIO | |||
GUSTAVO GABRIEL COELHO | |||
JOÃO VÍCTOR SOARES NOGUEIRA | |||
LISSA PACHALSKI | |||
LORENZO STEINHORST RICHETTI | |||
MARIANA MIRANDA DA SILVA | |||
NATHALIA VITORIA REINEHR | |||
YASMIN EDUARDA MACHADO DE CAMPOS |