Nome do Projeto
Estudos dirigidos em Fonologia e Ortografia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 16/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de ensino "Estudos dirigidos em Fonologia e Ortografia" é uma iniciativa que procura formalizar e organizar ações de estudo e pesquisa que ocorrem no âmbito do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE). Neste semestre, a ênfase recairá no estudo das relações entre fonologia e ortografia, bem como das especificidades de ambas as áreas de estudos. O projeto tem como motivações principais a qualificação da formação teórica e a inserção qualificada dos alunos de iniciação científica e alunos voluntários do GEALE, sobretudo aqueles que ingressaram no grupo de pesquisa recentemente.

Objetivo Geral

Promover a formação teórica de alunos de iniciação científica do GEALE nos tópicos concernentes à fonologia e à ortografia.

Justificativa

O projeto tem como motivações principais a qualificação da formação teórica e a inserção qualificada dos alunos de iniciação científica e alunos voluntários do GEALE, sobretudo aqueles que ingressaram no grupo de pesquisa recentemente.

Metodologia

O projeto se desenvolverá da seguinte forma:
- realização de exercícios e leituras individuais pelos alunos de modo assíncrono, em tópicos específicos concernentes à fonologia e à ortografia;
- encontros quinzenais presenciais para a realização de discussões das leituras, correção de exercícios, esclarecimento de dúvidas e explanações sobre conteúdos específicos relacionados às leituras e exercícios feitos.

Indicadores, Metas e Resultados

- Consolidação da formação teórica de alunos de iniciação científica vinculados ao GEALE nos tópicos concernentes à fonologia e à ortografia;
- oferta de acesso às principais referências bibliográficas nas áreas de Fonologia e de Ortografia;
- oferta de acesso aos principais temas e conceitos em discussão sobre Fonologia e Ortografia;
- exploração das relações que se podem estabelecer entre Fonologia e Ortografia;
- oferta de subsídios teóricos para o aprimoramento das atividades de pesquisa desenvolvidas no GEALE pelos alunos de iniciação científica;
- oferta de subsídios teóricos para o aprimoramento do Ensino da Língua Materna, considerando que os alunos envolvidos no projeto são estudantes de cursos de Licenciatura (Letras e Pedagogia).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA RUTH MORESCO MIRANDA5
ETIANE MESSA VALERIO
GUSTAVO GABRIEL COELHO
JOÃO VÍCTOR SOARES NOGUEIRA
LISSA PACHALSKI
LORENZO STEINHORST RICHETTI
MARIANA MIRANDA DA SILVA
NATHALIA VITÓRIA REINEHR
YASMIN EDUARDA MACHADO DE CAMPOS

Página gerada em 20/04/2024 06:45:15 (consulta levou 0.240643s)