Nome do Projeto
				MOOC para uma educação mais inclusiva e não sexista
				
								Ênfase
				Ensino
				
								Data inicial - Data final
				30/01/2023 - 23/12/2026
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Ciências Sociais Aplicadas				
				
				
								Resumo
				Este Projeto objetiva desenvolver um MOOC (Massive Open Online Courses) que discuta uma educação mais inclusiva e não sexista, preparando os docentes para repensarem conceitos e acolherem os discentes naquilo que lhes for cabível. Neste momento, o foco é gênero.
Este Projeto se justifica porque a violência de gênero é um problema presente e crescente na sociedade (O'LEARY; FORAN; COHEN, 2013; MAÇASTENA, 2019; UBILLOS-LANDAA et al., 2020; KERO et al., 2020), sendo o Rio Grande do Sul é o terceiro Estado com mais casos de feminicídio (homicídio em contexto de violência doméstica familiar ou menosprezo e discriminação à condição de mulher). E tal número apresentou aumento substancial em período de isolamento social devido a pandemia do COVID-19.
				
				
				
			Objetivo Geral
Cocriar junto a docentes e disponibilizar a eles um MOOC (Massive Open Online Courses) que discuta uma educação mais inclusiva e não sexista.
						Justificativa
A violência de gênero é um problema presente e crescente na sociedade (O'LEARY; FORAN; COHEN, 2013; MAÇASTENA, 2019; UBILLOS-LANDAA et al., 2020; KERO et al., 2020). O Rio Grande do Sul é o terceiro Estado com mais casos de feminicídio (homicídio em contexto de violência doméstica familiar ou menosprezo e discriminação à condição de mulher). E tal número apresentou aumento substancial em período de isolamento social devido a pandemia do COVID-19.
O aumento exponencial no número de casos (LIMA; MATTAR; ABRAHÃO, 2016; IPEA, 2020) indica um vazio institucional acerca do enfrentamento ao problema social violência de gênero, ou seja, as Instituições que coexistem na sociedade não são completamente eficientes quanto a resolução de problemas referentes a violência de gênero ou articulam-se de maneira disfuncional para desenvolvimento de soluções da referida problemática (AGOSTIN, 2017).
Desta forma, a cocriação de tecnologias sociais e inovações sociais, assim como o desenvolvimento de métodos para realizar essa cocriação se fazem importantes. Assim, a cocriação de um MOOC para docentes que trate do tema gênero, tendo como consequência a educação - como aparelho ideológico de Estado - apropriar-se de conhecimentos para atuar preventivamente no referido problema social, se mostra uma alternativa bastante válida.
						O aumento exponencial no número de casos (LIMA; MATTAR; ABRAHÃO, 2016; IPEA, 2020) indica um vazio institucional acerca do enfrentamento ao problema social violência de gênero, ou seja, as Instituições que coexistem na sociedade não são completamente eficientes quanto a resolução de problemas referentes a violência de gênero ou articulam-se de maneira disfuncional para desenvolvimento de soluções da referida problemática (AGOSTIN, 2017).
Desta forma, a cocriação de tecnologias sociais e inovações sociais, assim como o desenvolvimento de métodos para realizar essa cocriação se fazem importantes. Assim, a cocriação de um MOOC para docentes que trate do tema gênero, tendo como consequência a educação - como aparelho ideológico de Estado - apropriar-se de conhecimentos para atuar preventivamente no referido problema social, se mostra uma alternativa bastante válida.
Metodologia
O Método deste Projeto esta dividido em 6 etapas:
1. Aplicação de questionário junto aos docentes da Instituição (UFPel) com vistas a realizar um mapeamento sobre o conhecimento existente, a necessidade de conhecimento e a pré-disposição em engajar-se a realização do MOOC;
2. Análise das respostas voluntárias do questionário suprareferido;
3. Busca por conteúdos e cocriação do MOOC;
4. Disponibilização do MOOC;
5. Avaliação dos feedbacks do MOOC;
6. Implementação de mudanças.
						1. Aplicação de questionário junto aos docentes da Instituição (UFPel) com vistas a realizar um mapeamento sobre o conhecimento existente, a necessidade de conhecimento e a pré-disposição em engajar-se a realização do MOOC;
2. Análise das respostas voluntárias do questionário suprareferido;
3. Busca por conteúdos e cocriação do MOOC;
4. Disponibilização do MOOC;
5. Avaliação dos feedbacks do MOOC;
6. Implementação de mudanças.
Indicadores, Metas e Resultados
Como resultados, vislumbra-se que pelo menos 20% dos docentes da instituição realizam o MOOC.
						Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| ANA CAROLINA GIUDICE BEBER | |||
| ANA CAROLINA GIUDICE BEBER | |||
| BEATRIZ PALLA SANCHES | |||
| JULIANA SILVA LACAU | |||
| KATRYELEN BRITTO DA SILVA DOMINGUES | |||
| LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN | 34 | ||
| STEFANIE CAIPÚ VIEIRA | |||
| THALLYA SHARA RUFINO AGUIAR |