Nome do Projeto
Curso de Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce na Infância
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/12/2022 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
As intervenções realizadas nos anos iniciais da criança com risco e atraso no desenvolvimento podem ser atenuadas com a colaboração dos pais e outros prestadores de cuidados nos seus contextos naturais. Desta forma, a Intervenção Precoce na Infância (IPI) tem como objetivo proporcionar serviços e recursos capazes de realizar o despiste precoce e a monitorização das crianças com idades compreendidas entre 0 e 6 anos que apresentem algum tipo de Deficiência/ Necessidade Educativa Especial ou em risco de atraso no desenvolvimento. Dentre as práticas dos profissionais da IPI inclui-se a responsabilidade em facilitar e disponibilizar apoios formais e informais que propiciem a participação e o reconhecimento das competências das famílias, profissionais de saúde e educadores, para que estas possam ser beneficiadas pelos resultados da IPI. Procura-se oportunizar a reflexão e o debate sobre a temática apresentada, focando nos aspectos de: planejamento; construção e implementação de práticas educacionais inclusivas; aspectos do desenvolvimento infantil e os processos de aprendizagem, desenvolvimento dos processos de identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas, integração de práticas de intervenção precoce centrada da criança e na família; fomento ao uso de tecnologias acessíveis e a criação de recursos e materiais adaptados que possibilitem a inclusão.

Objetivo Geral

Proporcionar formação a nível de aperfeiçoamento no âmbito da Intervenção Precoce na Infância com base na abordagem Centrada na Família.

Justificativa

A Universidade Federal de Pelotas, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA) e do PROGRAMA DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, desenvolve ações nas temáticas da Educação Especial desde 2009. Estas ações ocorrem não só através de programas de âmbito nacional, mas também por meio de pesquisa, ensino e extensão, realização de eventos, publicações, cursos e disciplinas, que tratam das temáticas da inclusão, dos processos de aprendizagem de pessoas com deficiência, atendimento educacional especializado, formação de professores, entre outros relacionados.
A partir de 2012, após aprovação do edital 2011\SECADI\MEC, desenvolve cursos pactuados com o MEC, inicialmente ofertando o curso: “Gestão da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”, como extensão e, a partir de 2014, como aperfeiçoamento. O curso, ofertado na modalidade semipresencial, oportunizou a formação de professores de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul, contando com polos em Pelotas, Canoas, Santa Vitória do Palmar, entre outros municípios. Com duração de um ano, contou com sete módulos e dois seminários. Esses módulos compreendiam as temáticas da educação especial, especificidades de cada deficiência, organização da prática pedagógica, fundamentos da gestão educacional inclusiva, entre outros. Cabe destacar que os professores cursistas assumiram o compromisso de atuarem como multiplicadores em suas escolas, elaborando e apresentando ao final do curso, em seminário aberto, os resultados dessas ações, estudos, elaboração dos Projetos Políticos das escolas, inserindo em seu meio os mecanismos de inclusão e práticas desenvolvidos na formação.
Aos sistemas parceiros, em sua maioria, secretarias municipais de educação, coube o compromisso de viabilizar as ações internas nas escolas, acompanhar e apoiar os cursistas em seus deslocamentos e ações, além de colaborar efetivamente com a gestão do curso pela Universidade.
Tal modalidade se mostrou extremamente positiva, comprovada em pesquisas realizadas no decurso e após o curso, onde foram constatados os avanços possibilitados, sem que estes se configurarem somente em tarefas do curso, mas também em mudanças efetivas no interior das escolas e na prática do professor da sala de aula inclusiva e dos serviços oferecidos.
Entretanto, em que pese estes avanços verificados e analisados, sentiu-se a urgência de também oportunizar formações mais específicas, além desta de Gestão, ofertaao até 2015.
Em 2017 colaboramos novamente com a SECAD, no qual ocorreu o oferecimento de formações continuadas, oportunizando nos anos de 2017 e 2018 os cursos de aperfeiçoamento em AEE-DI e aperfeiçoamento em AEE-DV, respectivamente. Os cursos foram ofertados na modalidade EAD com abrangência nacional.
Renovando a parceria MEC, através da SECRETARIA DE MODALIDADES ESPECIALIZADAS DE EDUCAÇÃO - DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, foram pactuados o oferecimento de formações continuadas nos anos de 2020 dos cursos de extensão em “ Serviço de Atendimento Educacional Especializado - Tempos de Pandemia” e os “Cursos de Aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional Especializado Deficiência Intelectual” (AEE-DI); “Curso de aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional Especializado Deficiência Visual”; “Curso de aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional Especializado Transtorno do Espectro Autista” (AEE-TEA); e um “Curso de Especialização em Serviço de Atendimento Educacional Especializado”. Os cursos foram ofertados na modalidade EAD com abrangência nacional.
Em 2021 foram reeditados os cursos de “Extensão em AEE em Contexto de Pandemia”, AEE-DI, AEE-TEA e as primeiras ofertas do “Curso de Extensão em AEE e o uso em tecnologias” e o “Curso em Gestão em Educação Especial e Educação Inclusiva”.
Buscando uma nova abordagem que vai ao encontro das principais demandas levantadas pelos cursistas ao longo destes anos de experiência e atendendo o proposto pela Diretoria de Educação Especial, do Ministério da Educação propõe-se o presente curso, voltado à Intervenção Precoce na Infância. O público a que se destina este aperfeiçoamento é formado por Professores da Educação Infantil, Ensino Básico, do Atendimento Educacional Especializado e profissionais da área da saúde que atuam com crianças com Deficiências/Necessidades Educativas Especiais ou em risco de atraso no desenvolvimento.
O curso de “Atendimento Educacional Especializado no Contexto da Intervenção Precoce na Infância” está organizado em em cinco módulos, preconizando a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento Educacional Especializado escolar e o âmbito da saúde, visando a construção de ambientes inclusivos, acessíveis e que possibilitem a verdadeira inclusão dos indivíduos, buscando compreender o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança e a sua relação com o mundo.
O curso propõe o aperfeiçoamento e a revisão dos conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado, pontuando as singularidades e desafios para a implementação da Intervenção Precoce na Infância. Assim como o Desenho Universal para Aprendizagem, Tecnologias Assistivas, as múltiplas abordagens acerca do desenvolvimento infantil, trabalho colaborativo entre os profissionais e as famílias, bem como as avaliações de desenvolvimento e a elaboração dos Planos Individualizados de Intervenção Precoce.
Salienta-se que estes diferentes módulos foram definidos em consonância com as demais atividades específicas propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância e fóruns sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas também a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzirão nos cotidianos laborais dos cursistas.
Contemplar a Intervenção Precoce na Infância se torna importante, considerando ser uma etapa fundamental do desenvolvimento humano que possibilita avanços importantes, como afirmam os pesquisadores Fox, Levitt e Nelson, 2010 apud ANIP (2016, p. 41): "O desenvolvimento da arquitetura cerebral estabelece-se muito precocemente na vida através de um contínuo de interações dinâmicas nas quais o ambiente e as experiências pessoais têm impacto na forma como as predisposições genéticas se expressam". Desta forma, os conceitos, como os de neuroplasticidade, períodos críticos, neurônios e sinapses, precisam ser familiares aos professores.
Além dos conceitos teóricos da neurociência, assume-se a perspectiva bioecológica proposta por Bronfenbrenner, e transacional de Sameroff, em que asseguram:
[...] aquilo em que a criança se transforma não é uma função apenas da criança, nem apenas da sua experiência, mas o produto da combinação do indivíduo e da sua experiência. O modelo transacional considera a criança inserida num ambiente de interações sociais que irá potenciar algumas características precoces e minimizar outras (SAMEROFF; MACKENZIE, 2003, p. 16).
Partindo desses pressupostos como base, propõe-se o estudo dos marcos de desenvolvimento e formas de acompanhamento, avaliação e proposição das intervenções. Sabe-se que no contexto brasileiro, inúmeros instrumentos de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento infantil são indicados, inclusive nas políticas de saúde e atendimento à primeira infância. Mas sabe-se, também, que nem sempre esses instrumentos são aplicados ou utilizados como indicadores para planejamento das ações posteriores. Ainda que, muitas vezes, a interface entre saúde, educação e assistência social na primeira infância não ocorra de forma interativa e colaborativa.
Justifica-se a oferta deste curso, levando-se em conta os aspectos que circundam a educação infantil, apresentados anteriormente. A proposta desta formação, constitui-se como um suporte fundamental, propiciando a organização de recursos adaptados, tecnologia assistiva, planejamento colaborativo e interação entre os atores do entorno da criança, tendo caráter inovador.

Metodologia

O curso é de cinco módulos e doze (12) disciplinas que serão ministradas aulas que visam a ampliação do conhecimento teórico dos cursistas, possibilitando aos mesmos atividades práticas que busquem instrumentá-los com aprendizagens reais e significativas para serem inseridas em seus ambientes de trabalho.
As aulas serão organizadas com diversas ferramentas para interação do(a) cursista com seus colegas, tutores e professor(a) formador(a). Serão elaborados materiais instrucionais, tarefas práticas relacionadas à disciplina vigente e aulas síncronas e assíncronas. Cabe destacar a construção do caderno de estudos em formato digital, na qual o formador disponibilizará o aprofundamento teórico de sua disciplina.
Para a qualificação da formação, será ofertada uma Live Bônus, com a temática que complemente e amplie as suas aprendizagens, dinamizando a interação entre os formadores e alunos nesses momentos síncronos.
- A formação será oportunizada através de atividades à distância, utilizando a plataforma e-projetos/UFPEL para estudo, reflexão, construção e acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica na elaboração e concretização de propostas inclusivas;
- Seminários online;
- Vídeo-aulas;
- Aulas síncronas e assíncronas;
- Slides e vídeos informativos, postados na plataforma;
- Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
- Materiais complementares para ampliação e aprofundamento teórico das disciplinas;
- Atividades de resolução de problemas a partir de simulações do real;
- Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas, centros de saúde ou hospitais de atuação dos cursistas;
- Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo e fórum no E-projeto;
- Postagem de tarefas para realização à distância;
- Estudo de textos, elaboração e postagem de resumos críticos, participação em atividades interativas;
- Tutoria virtual.

Indicadores, Metas e Resultados

Ofertar Curso de Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce na Infância (180 horas) para 650 cursistas, profissionais da educação básica;
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado, pelos professores pesquisadores, formadores e organizadores do curso, o material instrucional com indicações de leituras para aprofundamento e ao final do curso, será produzido um registro teórico-prático; Para divulgação das ações e práticas desenvolvidas, será organizado um e-book.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLINE BETTIN DE OLIVEIRA
ANELISE DO PINHO CÓSSIO
CLARISSA BERDETE BILHALVA
FRANCELE DE ABREU CARLAN3
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA3
MARIANA GOMES CORDENUNSI
MAXIMIRA ROCKEMBACK DA PORCIUNCULA
RAQUEL CORDEIRO SORMANI
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ3
Vívian Mateus Gonçalves

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
SEMESP-MECR$ 1.054.800,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 20.650,00
339020 - Auxílio Financeiro a PesquisadorR$ 364.000,00
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 670.150,00

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