Nome do Projeto
Capacitação Ecape Jr
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/04/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A ECAPE Jr. proporciona a capacitação dos seus membros, graduandos de seus respectivos cursos (Agronomia e Zootecnia). Para isso, os juniores com mais vivência empresarial e conhecimento, repassam estas aos que não tiveram a oportunidade de passar por tal situação. Portanto, é importante que cada integrante de uma empresa júnior entenda sobre essa troca de conhecimentos, para que esse ciclo não se encerra e gradativamente ter-se alunos mais capacitados e desenvolvidos.

Objetivo Geral

Proporcionar aos graduandos de agronomia ou zootecnia que fazem parte da ECAPE Jr. o desenvolvimento técnico e interpessoal, tais como, capacidade de gerenciamento, oratória, liderança, empreendedorismo, proatividade, compromisso, organização, comunicação não violenta, entre outros;.

Justificativa

Atualmente sabe-se que o mercado de trabalho está gradativamente mais disputado, e em busca de profissionais mais capacitados e comprometidos a mudar o Brasil. Alinhados com este intuito, a ECAPE Jr. proporciona ainda durante a graduação em Agronomia e Zootecnia uma preparação fundamental, pois por meio da vivência empresarial desenvolve-se o perfil empreendedor de seus colaboradores.
Durante o dia a dia da empresa, tem-se desafios para compreender e solucionar “as dores de um cliente”, através do desenvolvimento de estratégias e técnicas assertivas pelos membros do projeto. A atuação é coletiva entre os membros da Empresa Junior, trocando conhecimentos, desenvolvendo lideranças, tendo o compromisso e a organização para realizar a entrega de projetos nas datas previstas, e desenvolver a comunicação até mesmo com o cliente.
Realiza-se PDGs (Plano de Desenvolvimento em Grupo), no qual um membro da empresa compartilha para todos os integrantes um conhecimento ou uma situação pela qual passou. Isto é muito interessante, pois proporciona aos demais membros da Ecape Jr saberem como lidar com estas situações, saberem como realizar a solução técnica ou de gestão que o colega passou previamente..
Com isso, a empresa júnior estreita a distância entre o mercado de trabalho e o aprendizado adquirido em sala de aula, formando alunos com confiança a encarar os desafios e ajudando no empreendedorismo da região bem como dos seus clientes.

Metodologia

Metodologicamente o projeto de ensino que ora apresentamos divide-se nas seguintes etapas:
1. Recrutamento e seleção (Processo de divulgação e execução do processo seletivo);

2. Desenvolvimento e aprendizados sobre gestão (Cursos e treinamentos logo após o ingresso na Empresa Junior);

3. Direção e organização das seis diretorias que compõem a Ecape Jr, quais sejam: Presidência, Marketing, Comercial, Recursos Humanos, Projetos e Administrativo Financeiro. Os membros são divididos dentro das mesmas de acordo com a necessidade de cada uma e também tendo em vista a aptidão e interesse do próprio colaborador. Cada integrante consegue se desenvolver dentro de sua área de interesse com a utilização de ferramentas e estratégias específicas para cada área de atuação além do contato já durante a graduação com o meio empresarial, com o empreendedorismo, e também com o produtor rural. Pondo em prática conhecimentos já adquiridos durante a graduação e estratégias de atuação utilizadas por empresas seniores que atuam neste segmento de mercado, os colaboradores acabam por ter a oportunidade de contribuir também para o meio social, pela execução de projetos que visam tanto melhorias no meio urbano quanto o aumento de produção e qualidade de vida também no âmbito rural, algo que possui grande valor para a graduação do membro além de favorecer a economia local;

4. Elaboração de planejamento para cada diretoria (Membros da diretoria e Coordenação Geral);

5. Execução dos planos através de atividades de marketing, vendas e gestão financeira.

Indicadores, Metas e Resultados

Objetivo 1: Treinar os membros da Ecape Jr.

Meta: Realizar cursos/treinamentos para os membros da Ecape Jr. Em cada semestre de 2023/1 a 2026/2

Indicadores:
1 curso sobre ovinos
1 curso sobre Irrigação
1 Curso sobre compostagem
Outros cursos a serem ofertados semestralmemte.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRENDA ISLABAO BERGMANN
DIOGO KUHN SCHERDIEN
GABRIEL COSTA DE ABREU
GABRIELA DA SILVA ALBUQUERQUE
HENRIQUE ARANHA SILVEIRA DE CARVALHO
HENRIQUE KROLOW
KAREN DE PAULA GONCALVES
KAROLAIN KLUG SCHILLER
LAURA FERNANDES MARTINS
LEONARDO SERPA LEITZKE
LUAN DE SOUZA DIAS
LUIZA EHLERT BIERHALS
LUIZA HELENA BRAGA LEITE
MARIA ANTONIA FAGUNDES DE LEON
MARIO DUARTE CANEVER3
NICOLAS TAINA GUIDOTTI DA SILVA
RANIERI PINZ NASCENTE

Página gerada em 29/04/2024 03:48:47 (consulta levou 0.138907s)