Nome do Projeto
Apoio à elaboração, implantação e gestão de agroindústrias: geração de emprego e renda em Áreas de Reforma Agrária nas regiões Norte e Nordeste
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2023 - 30/11/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
O presente projeto tem origem no TED Nº 53/2022/DD/SEDE/INCRA-INCRA, celebrado entre o Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mediante a participação do coordenador junto a UFMA (PROCESSO SEI/UFPEL 23110.046775/2022-01). A equipe da UFPEL, irá acompanhar e contribuir com a equipe da UFMA nas ações previstas de elaboração de estudos e pesquisas e assessoria à gestão de cooperativas em assentamentos de reforma agrária.

Objetivo Geral

Estimular e fortalecer o desenvolvimento socioeconômico das áreas de assentamentos de reforma agrária, fomentando a geração de emprego e renda a partir da elaboração de projetos, acompanhamento de implantação e operacionalização das agroindústrias, assessoria técnica e formativa à gestão de cooperativas.

Justificativa

A reforma agrária apresenta aspectos bastante significativos, sendo notório o avanço para os territórios conquistados, a partir de um conjunto de ações a ela associadas, com destaque para a infraestrutura produtiva assistência técnica, acesso ao crédito e a importante programas que estimulam a produção como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Articuladas ao fortalecimento da produção, destaca-se ações e programas de educação, como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), que possibilitam a formação e capacitação profissional para as áreas de reforma agrária.
Entretanto, em um contexto de crises, tem se tornado cada vez mais difícil obter resultados positivos para quaisquer dos segmentos de economia solidária e familiar. As organizações produtivas enfrentam cada vez uma relação de muita competitividade resultando em difícil acesso a financiamentos dos empreendimentos pretendidos e dificuldades em se estabelecer comercialmente. No entanto, muitas demandas motivaram a propositura de projetos, acompanhamento às entidades capacitações, intercâmbios, resultando em um instrumental básico para as famílias produtoras acessarem as fontes de financiamento nos principais programas de crédito produtivos, e ações de gestão buscando superar as dificuldades mencionadas. (TED Nº 53/2022/DD/SEDE/INCRA-INCRA/UFMA)

Metodologia

Análise na base de dados do Sistema de Informações da Reforma Agrária (SIPRA), Diagnóstico para Regularização Ambiental de Assentamentos da Reforma Agrária (RADIS), Sistema Nacional de Supervisão Ocupacional SNSO e Titula Brasil.
Estudos de Caso em projetos de assentamento pelo INCRA.

Indicadores, Metas e Resultados

Projeto básico "Terra Sol" entregue ao Incra.
Apresentação dos estudos em dissertações ou monografias e eventos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDER JOSE DE SENA
GABRIELITO RAUTER MENEZES2
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES
PATRÍCIA MARTINS DA SILVA

Página gerada em 16/04/2024 07:49:30 (consulta levou 0.155008s)