Nome do Projeto
Práticas Orientadas de Revisão de Textos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O presente projeto, destinado aos discentes do curso de Bacharelado em Letras - Redação e Revisão de Textos, do Centro de Letras e Comunicação, tem por meta principal oportunizar aos discentes o exercício de práticas orientadas de revisão de textos, visando à futura atuação profissional dos mesmos. As atividades, por um lado, são realizadas no Núcleo de Revisão de Textos, em materiais oriundos de diferentes nichos da sociedade, de forma online e gratuita. Por outro lado, o projeto também visa a interação dos discentes com as escolas públicas, com o objetivo de socializar com professores e alunos os conhecimentos construídos sobre redação e revisão de textos. Todo o trabalho realizados pelos discentes é supervisionado por professores orientadores da UFPel.

Objetivo Geral

- Oferecer à comunidade em geral trabalho de revisão de textos qualificado e gratuito.
- Proporcionar aos discentes a oportunidade de socializar com a comunidade o conhecimento construído durante o curso sobre produção e revisão de textos.
- Estabelecer uma relação cooperativa com as escolas públicas através da interação formativa, sobre redação de textos de diferentes gêneros, com os alunos dessas escolas.

Justificativa

O projeto se justifica pela possibilidade de, através dele, os alunos da UFPel terem a oportunidade de devolver à comunidade - tanto a comunidade em geral quando a comunidade das escolas públicas - o conhecimento que constrói na Universidade de forma gratuita.

Metodologia

- Revisão de textos online, via Google Drive, supervisionada por professores orientadores, através das ferramentas de revisão disponibilizadas no Word.
- Oficinas sobre redação de textos para alunos de escolas públicas.
- Oficinas sobre revisão de textos para professores de escolas públicas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com as ações do projeto, além de contribuir com o conhecimento, desenvolver nos acadêmicos o espírito de cooperação e de cidadania.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRIELE CRISTINA STASIAK
ANTONIA DOS REIS BARCELLOS
BRUNO CARDOZO GONCALVES
CLARA COUTO FERREIRA
LETÍCIA DA ROSA SOARES
Letícia Chrisostomo Bortt Moreira
SANDRA MARIA LEAL ALVES5

Página gerada em 23/06/2024 09:25:00 (consulta levou 0.127593s)