Nome do Projeto
positHIVes: coletivo artHIVista antissorofóbico
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/02/2023 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A pandemia de HIV/AIDS foi deflagrada na primeira metade da década de 80 do século XX e, desde então, tem causado um impacto amplo e transformador da vida em sociedade em todos os seus âmbitos, enfaticamente influenciando políticas públicas de saúde e cidadania, construindo e movimentando coletivos militantes e articulando espaços e recursos para produções científicas, artísticas e de comunicação social. A questão do HIV/AIDS é, portanto, um tema complexo, interseccional e que se mostra inscrita na história, modificando-se no tempo e no espaço. Assim, o presente grupo de estudos visa consolidar um percurso iniciado em 2020 por meio de uma sistemática de estudos e produções que orbitam o tema HIV/AIDS, assim como manter e ampliar ações de extensão antissorofóbicas.

Objetivo Geral

O presente projeto de ensino tem como objetivo dar continuidade a um grupo de estudos, pesquisa e extensão que visa a construir um saber coletivo, politizado e crítico sobre alguns debates que circunscrevem o HIV/AIDS no contemporâneo, enfatizadas aqueles desenvolvidos em âmbito da psicologia, das ciências da saúde e de artivismos contemporâneos.

Justificativa

Em 2014, o Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas, em articulação com o Serviço de Atendimento Especializado do Hospital Escola, desenvolveu um ambulatório voltado exclusivamente à assistência psicológica de pessoas que vivem com HIV/AIDS. Essa iniciativa teve circunscrições extensionista e de pesquisa. Em 2020, iniciei um grupo de estudos sobre esse tema que tomou novas configurações e se ampliou com ações profícuas de pesquisa e de extensão. Assim, o presente grupo de estudos visa manter e ampliar as ações até então edificadas por esse coletivo acadêmico.

Metodologia

Metodologias ativas de ensino e aprendizagem que vão mediar (1) encontros presenciais quinzenais de discussão de leituras e outras atividade focadas em conteúdos específicos, (2) práticas de autoficção para elaboração de conteúdo e (3) processos de escrita de trabalhos acadêmicos em ambientes virtuais.

Indicadores, Metas e Resultados

Participação dos estudantes de modo a protagonizar processos e ações, escrita de manuscritos e participação em eventos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA VICTÓRIA SILVA ROSTIROLLA
BÁRBARA MEDINA PERES
CAMILA NAZZARI MARRA
CASSIAN MARIN PEREIRA RAMIREZ
DANIELLE SOARES MAURELL
GABRIEL TIMM DE OLIVEIRA
GABRIEL VENZKE RUTZ
GUSTAVO PIRES
HUDSON CRISTIANO WANDER DE CARVALHO7
Hilton Luís Alves Filho
ISABELLA STRELOW FONSECA
LARA ANTUNES GOMES DA SILVA
MARCO VINICIO PEREIRA DO ESPIRITO SANTO
MARIANA DA COSTA CASTRO
Miryan Bergamini Meireles
PAMELA OLIVEIRA DA ROSA
RAFAELA SOARES VILLAR
ROBERTO HEIDEN5
VICTORIA OLIVEIRA BASTOS
VITORIA PINHEIRO DE SOUZA

Página gerada em 25/04/2024 17:52:41 (consulta levou 0.148627s)