Nome do Projeto
positHIVes: coletivo artHIVista antissorofóbico
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/02/2023 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A pandemia de HIV/AIDS foi deflagrada na primeira metade da década de 80 do século XX e, desde então, tem causado um impacto amplo e transformador da vida em sociedade em todos os seus âmbitos, enfaticamente influenciando políticas públicas de saúde e cidadania, construindo e movimentando coletivos militantes e articulando espaços e recursos para produções científicas, artísticas e de comunicação social. A questão do HIV/AIDS é, portanto, um tema complexo, interseccional e que se mostra inscrita na história, modificando-se no tempo e no espaço. Assim, o presente grupo de estudos visa consolidar um percurso iniciado em 2020 por meio de uma sistemática de estudos e produções que orbitam o tema HIV/AIDS, assim como manter e ampliar ações de extensão antissorofóbicas.
Objetivo Geral
O presente projeto de ensino tem como objetivo dar continuidade a um grupo de estudos, pesquisa e extensão que visa a construir um saber coletivo, politizado e crítico sobre alguns debates que circunscrevem o HIV/AIDS no contemporâneo, enfatizadas aqueles desenvolvidos em âmbito da psicologia, das ciências da saúde e de artivismos contemporâneos.
Justificativa
Em 2014, o Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas, em articulação com o Serviço de Atendimento Especializado do Hospital Escola, desenvolveu um ambulatório voltado exclusivamente à assistência psicológica de pessoas que vivem com HIV/AIDS. Essa iniciativa teve circunscrições extensionista e de pesquisa. Em 2020, iniciei um grupo de estudos sobre esse tema que tomou novas configurações e se ampliou com ações profícuas de pesquisa e de extensão. Assim, o presente grupo de estudos visa manter e ampliar as ações até então edificadas por esse coletivo acadêmico.
Metodologia
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem que vão mediar (1) encontros presenciais quinzenais de discussão de leituras e outras atividade focadas em conteúdos específicos, (2) práticas de autoficção para elaboração de conteúdo e (3) processos de escrita de trabalhos acadêmicos em ambientes virtuais.
Indicadores, Metas e Resultados
Participação dos estudantes de modo a protagonizar processos e ações, escrita de manuscritos e participação em eventos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA VICTÓRIA SILVA ROSTIROLLA | |||
BÁRBARA MEDINA PERES | |||
CAMILA NAZZARI MARRA | |||
CASSIAN MARÍN PEREIRA RAMIREZ | |||
DANIELLE SOARES MAURELL | |||
FABIANO DAVID MACHADO | |||
GABRIEL TIMM DE OLIVEIRA | |||
GABRIEL VENZKE RUTZ | |||
GUSTAVO PIRES IBEIRO | |||
HUDSON CRISTIANO WANDER DE CARVALHO | 9 | ||
Hilton Luís Alves Filho | |||
ISABELLA STRELOW FONSECA | |||
LARA ANTUNES GOMES DA SILVA | |||
MARCO VINICIO PEREIRA DO ESPIRITO SANTO | |||
MARIANA DA COSTA CASTRO | |||
Miryan Bergamini Meireles | |||
PAMELA OLIVEIRA DA ROSA | |||
RAFAELA SOARES VILLAR | |||
ROBERTO HEIDEN | 5 | ||
VICTÓRIA OLIVEIRA BASTOS | |||
VITÓRIA PINHEIRO DE SOUZA |