Nome do Projeto
Aprendizagem motora ao longo da vida
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/05/2017 - 08/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O projeto visa o ensino-aprendizagem de habilidades motoras específicas dos participantes, nas diferentes faixas de desenvolvimento. As atividades incorporam uma ampla série de experiências de aprendizagem de movimentos, adequados para cada faixa etária, que visam tanto o desenvolvimento de habilidades motoras específicas da dança ou de esportes em geral, e sua aplicação no contexto real de prática, quanto o desenvolvimento da percepção e aptidão física, promovendo, além do desenvolvimento motor, o crescimento cognitivo e afetivo dos participantes.

Objetivo Geral

O projeto “Aprendizagem motora ao longo da vida” tem como objetivo geral proporcionar aos participantes experiências de movimento da dança e do desporto, culturalmente relevantes e apropriadas às capacidades e necessidades de cada faixa etária, que foquem principalmente, a aprendizagem do movimento e a aprendizagem através do movimento. De acordo com Halverson (1971), aprender a mover-se envolve o constante desenvolvimento da habilidade de usar o corpo efetivamente e prazerosamente, com crescente evidência de controle e qualidade no movimento. Envolve o desenvolvimento da capacidade de se movimentar numa ampla variedade de maneiras, em situações esperadas e inesperadas e em tarefas crescentemente complexas. Isso requer mais que uma resposta mecânica e automática. Aprender a mover-se envolve atividades como tentar, praticar, pensar, tomar decisões, avaliar, ousar e persistir. Já a aprendizagem através do movimento implica em usar movimentos como meio para chegar a um fim. Mas o fim não é necessariamente o aperfeiçoamento na capacidade do indivíduo em se mover efetivamente. É um meio através do qual os indivíduos podem aprender mais sobre si mesmos, sobre seu meio ambiente e sobre seu mundo.

Justificativa

Um dos principais objetivos da Educação Física é enfatizar a aquisição do controle motor e da competência de movimento com base no nível de desenvolvimento do indivíduo. É de reconhecida importância os efeitos que o ensino da Educação Física, sistemático e sensível, pode causar no desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo dos indivíduos. Com base nestes pressupostos e na pouca oportunidade de aprendizagens orientadas, de habilidades motoras específicas, proporcionada à comunidade da nossa cidade, justifica-se a realização deste projeto de extensão. Além disso, o projeto poderá servir de base para disciplina de PCC de estudantes de graduação que já tenham cursado ou estejam cursando a disciplina Aprendizagem Motora. Servirá também para possíveis coletas de dados através de pesquisas que possam dar maior visibilidade aos temas relacionados ao comportamento motor em geral (controle aprendizagem e desenvolvimento motor), nas diferentes faixas etárias.

Metodologia

As aulas serão ministradas por graduandos da ESEF, matriculados ou não na disciplina de PCC, orientados pelo coordenador do projeto, que já tenham cursado ou estejam cursando a disciplina Aprendizagem Motora. As aulas serão desenvolvidas de forma lúdica, com aumento constante em diversidade e complexidade, procurando atingir os objetivos propostos já mencionados, incluindo as habilidades motoras específicas da dança e/ou desportos. Os participantes serão divididos em grupos de acordo, com a faixa etária/nível de desenvolvimento.

Indicadores, Metas e Resultados

a)Observação do nível de habilidades motoras específicas da modalidade a ser trabalhada.
b)Seleção de atividades adequadas ao nível de desenvolvimento motor encontrado.
c)Aplicação das atividades selecionadas.
d)Avaliação ao final do período de atividades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA CERICATTO SEGALLA
HELENA THOFEHRN LESSA
LUIZA BORGES MARTINS
NATÁLIA MAASS HÄRTER
SUZETE CHIVIACOWSKY CLARK2

Página gerada em 19/04/2024 03:22:47 (consulta levou 0.130221s)