Nome do Projeto
Turismo, conexões
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/07/2023 - 22/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Educação
Linha de Extensão
Turismo
Resumo
O projeto 'Turismo, conexões' propõe estabelecer um canal de diálogo entre o Curso de Turismo da UFPel e profissionais que estejam atuando na área. Com isso, espera-se estreitar vínculos, bem como promover o intercâmbio de ideias e experiências entre a academia e mundo do trabalho. Isso ocorrerá a partir da criação e difusão de podcasts, com entrevistas a pessoas que atuam em diferentes posições e áreas do turismo.
A partir do projeto espera-se ampliar o repertório dos estudantes para as situações e possibilidades que podem encontrar em suas trajetórias profissionais. Isso, a partir do debate a respeito de temas pertinentes à sua formação e reflexão sobre as rotinas, processos e competências necessários a sua atuação como turismólogos. Aos estudantes envolvidos diretamente na execução do projeto essa ainda é uma oportunidade de aplicar ferramentas e processos estudados em gestão de projetos.
Para os profissionais convidados é uma oportunidade de refletir e avaliar sua prática cotidiana, bem como acolher perspectivas e questionamentos advindos do debate científico contemporâneo em turismo.
Para o Curso de Turismo é a possibilidade de entregar à sociedade produtos de qualifiquem o debate público sobre Turismo (difundindo-o também a um público não-universitário), colher casos de ensino para reflexão em sala de aula, além de possibilitar que seus discentes estabeleçam relações com o mercado de trabalho. Outro propósito do projeto é reconhecer por meio da certificação os profissionais que dispõem de seu tempo para o diálogo com os discentes, em diferentes atividades do curso. É ainda a oportunidade de oferecer a seus egressos uma formação continuada e vínculo com a instituição.
Objetivo Geral
O projeto 'Turismo, conexões' propõe estabelecer um canal de diálogo entre o Curso de Turismo da UFPel e profissionais que estejam atuando na área. Com isso, espera-se estreitar vínculos, bem como promover o intercâmbio de ideias e experiências entre a academia e mundo do trabalho.
Justificativa
O projeto almeja ser um meio para viabilizar Diretrizes da Extensão na Educação Superior, a saber:
I - a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social; II - a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular; III - a produção de mudanças na própria instituição superior e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais; IV - a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico (Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018, CES/MEC)
O turismo está ligado a busca de pessoas por visitar e conhecer locais fora de seu entorno habitual. Essa prática gerou uma série de consequências, entre elas o surgimento de um campo científico dedicado a sua investigação e um currículo para a formação de profissionais. Ao refletir sobre a epistemologia do Turismo, Tribe (1997) aponta que o Turismo não formaria uma disciplina, mas um campo de conhecimento científico, formado a partir de dois subcampos: um relacionado aos seus aspectos comerciais e outro relativo aos seus aspectos não comerciais, que interagem e retroalimentam-se. Posteriormente, ao fazer uma proposta para Educação Superior em Turismo no começo do terceiro milênio, o mesmo autor (Tribe, 2002) propôs o conceito de 'Philosophical Practioner'. Em síntese, advogando uma formação que contemplasse a prática profissional reflexiva conjugada à capacidade de pensar sobre o contexto social/econômico/cultural/ecológico mais amplo em o turismo acontece.
Assim, na própria raiz epistemológica do turismo e em sua constituição enquanto campo do conhecimento o diálogo entre academia e o mundo das práticas (hegemônicas e contra-hegemômicas) é imprescindível. O presente projeto atua na direção de viabilizar e fortalecer tal diálogo. Elemento que está presente tanto nas Diretrizes Currículares estabelecidas nas Resolução Nº 13, de 24/11/2006 (DCN/MEC), como consequentemente no PPC do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel. É ainda um modo de oferecer aos egressos do curso uma formação continuada estimulando seu engajamento com a instituição e aperfeiçoamento após formatura.
Em outro sentido, com a revolução provocada pelos avanços em tecnologia da informação houve uma mudança profunda no setor de turismo nos últimos 30 anos, que seguirá ocorrendo com os novos avanços da área como a inteligência artificial, blockchain, realidade aumentada, internet das coisas, entre outros. Além disso, a questão climática impõe desafios ecológicos e a necessária transição para uma economia verde. O diálogo entre academia e mundo da prática é essencial para a produção de conhecimentos e saberes necessários ao enfrentamento dessas questões. Além de proporcionar aos bacharéis em turismo da UFPel uma formação pertinente ao turismo do futuro, com um olhar situado na região, mas sempre atento às tendências globais.
I - a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social; II - a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular; III - a produção de mudanças na própria instituição superior e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais; IV - a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico (Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018, CES/MEC)
O turismo está ligado a busca de pessoas por visitar e conhecer locais fora de seu entorno habitual. Essa prática gerou uma série de consequências, entre elas o surgimento de um campo científico dedicado a sua investigação e um currículo para a formação de profissionais. Ao refletir sobre a epistemologia do Turismo, Tribe (1997) aponta que o Turismo não formaria uma disciplina, mas um campo de conhecimento científico, formado a partir de dois subcampos: um relacionado aos seus aspectos comerciais e outro relativo aos seus aspectos não comerciais, que interagem e retroalimentam-se. Posteriormente, ao fazer uma proposta para Educação Superior em Turismo no começo do terceiro milênio, o mesmo autor (Tribe, 2002) propôs o conceito de 'Philosophical Practioner'. Em síntese, advogando uma formação que contemplasse a prática profissional reflexiva conjugada à capacidade de pensar sobre o contexto social/econômico/cultural/ecológico mais amplo em o turismo acontece.
Assim, na própria raiz epistemológica do turismo e em sua constituição enquanto campo do conhecimento o diálogo entre academia e o mundo das práticas (hegemônicas e contra-hegemômicas) é imprescindível. O presente projeto atua na direção de viabilizar e fortalecer tal diálogo. Elemento que está presente tanto nas Diretrizes Currículares estabelecidas nas Resolução Nº 13, de 24/11/2006 (DCN/MEC), como consequentemente no PPC do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel. É ainda um modo de oferecer aos egressos do curso uma formação continuada estimulando seu engajamento com a instituição e aperfeiçoamento após formatura.
Em outro sentido, com a revolução provocada pelos avanços em tecnologia da informação houve uma mudança profunda no setor de turismo nos últimos 30 anos, que seguirá ocorrendo com os novos avanços da área como a inteligência artificial, blockchain, realidade aumentada, internet das coisas, entre outros. Além disso, a questão climática impõe desafios ecológicos e a necessária transição para uma economia verde. O diálogo entre academia e mundo da prática é essencial para a produção de conhecimentos e saberes necessários ao enfrentamento dessas questões. Além de proporcionar aos bacharéis em turismo da UFPel uma formação pertinente ao turismo do futuro, com um olhar situado na região, mas sempre atento às tendências globais.
Metodologia
O projeto busca produção de podcasts, que são programas de áudio sob demanda, com entrevistas a profissionais atuantes no turismo, inclusive egressos do Curso. Para isso é necessário o envolvimento dos discentes nas etapas de: identificação de temas e atores para entrevistas; preparação dos roteiros de entrevista, com revisão e estudo da literatura recente sobre o tópico; gravação das entrevistas; edição, finalização dos produtos finais; Difusão dos podcasts.
Indicadores, Metas e Resultados
Busca-se produzir três programas em uma primeira edição do projeto. Também é esperado um texto no formato 'relato de prática' a ser encaminhado para publicação em evento acadêmico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DALILA ROSA HALLAL | 1 | ||
LUIZA SOUSA DA SILVEIRA | |||
MAURICIO RAGAGNIN PIMENTEL | 5 | ||
Marcelo Lopes Lima | |||
NATALIA DE SOUSA ALDRIGUE | 1 | ||
PEDRO VICTOR VIEIRA MENDES | |||
SIDNEY DANIEL BATISTA | 1 | ||
STEFANI QUEVEDO CASTRO RODRIGUES |