Nome do Projeto
Colocando em Pratica o Aprendizado 2023
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/03/2023 - 31/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Existem várias teorias que tentam demonstrar como ocorre o processo de aprendizado. Vejamos algumas das teorias a seguir:
Segundo a teoria de Vygostky (1987, apud Lampreia, 1999) o aprendizado passa por um papel do social, em que “a formação de conceitos científicos se dá na escola a partir da cooperação entre a criança e o professor que, trabalhando com o aluno, explica, dá informações, questiona, corrige e faz o aluno explicar”. Em outras palavras, o aprendizado de um indivíduo contido em um grupo social irá aprender o que seu grupo produz, ou seja, o conhecimento surge primeiro no grupo e, então é interiorizado pelo indivíduo.
Carl Rogers (apud Mogilka, 1999), ao observar o aprendizado experimental, considera que “uma ação pedagógica só é efetivamente democrática quando se baseia no interesse genuíno, na necessidade e na motivação intrínseca do indivíduo”. Assim, de acordo com Rogers, a motivação é um fator essencial para o aprendizado bem-sucedido.
Como terceira visão de aprendizado temos a proposta de Paulo Freire que é trazida por Gadotti (1999, apud Albino, 2003). “Educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica, na qual a prática é orientada pela teoria, que reorienta essa prática, num processo de constante aperfeiçoamento”.
A ideia trazida por esses três estudiosos do processo de aprendizado se resume em: O trabalho em grupo (o orientador e seus orientados) produz e dissemina o conhecimento no grupo; o interesse do aluno é fundamental no aprendizado; e pratica é necessária para o aprendizado, sendo a teoria ligada a essa prática.
Objetivo Geral
Fornecer aos alunos a oportunidade para que eles desenvolverem atividades extracurriculares que os permitam verificar na prática os conteúdos ministrados nas aulas de engenharia, aumentando o interesse do aluno pelo curso e pela carreira escolhida e, também, impulsionar pesquisas em diversas áreas dentro da UFPel.
Fornecer um espaço para que os alunos possam desenvolver, com a orientação de um professor orientador e os laboratórios de ensino, atividades de engenheiros no que diz respeito a idealização, elaboração, projeto e construção de dispositivos idealizados por eles ou sugerido por um professor orientador.
Nesse espaço, os alunos também poderão compartilhar entre eles seus sucessos e fracassos permitindo um crescimento coletivo e distribuição do conhecimento.
Fornecer um espaço para que os alunos possam desenvolver, com a orientação de um professor orientador e os laboratórios de ensino, atividades de engenheiros no que diz respeito a idealização, elaboração, projeto e construção de dispositivos idealizados por eles ou sugerido por um professor orientador.
Nesse espaço, os alunos também poderão compartilhar entre eles seus sucessos e fracassos permitindo um crescimento coletivo e distribuição do conhecimento.
Justificativa
Os alunos de engenharia possuem a necessidade de expressar os assuntos vistos nas disciplinas teóricas para que possam assimilar o conhecimento. Apesar das disciplinas práticas apresentarem de forma local esses assuntos, elas não estão tem sido suficiente para motivar o aprendizado do aluno. Dessa forma, esse projeto de ensino tenta fazer com que os alunos interajam com as diversas disciplinas teóricas e práticas na criação de dispositivos, idealizados por eles ou sugeridos pelo orientador, diminuindo a evasão e possibilitando um melhor aprendizado, baseado nos três conceitos: Aprendizado em grupo, despertando o interesse no curso de engenharia e visualização pratica dos temas teóricos.
As versões de 2014, 2019 e 2020 do projeto conseguiram incentivar diversos alunos a desenvolverem diversas atividades relacionadas à engenharia, estando participando do projeto ou sendo motivados pelos participantes, aumentando o interesse de diversos alunos pelo curso, melhorando o desempenho acadêmico e reduzindo a evasão. Os resultados das versões anteriores incentivaram o a criação da versão 2023.
As versões de 2014, 2019 e 2020 do projeto conseguiram incentivar diversos alunos a desenvolverem diversas atividades relacionadas à engenharia, estando participando do projeto ou sendo motivados pelos participantes, aumentando o interesse de diversos alunos pelo curso, melhorando o desempenho acadêmico e reduzindo a evasão. Os resultados das versões anteriores incentivaram o a criação da versão 2023.
Metodologia
A metodologia desse projeto de ensino consiste em orientação dos alunos no desenvolvimento de projetos voltados à eletrônica e/ou controle e automação. Esses projetos podem ser apresentados pelo aluno ou proposto pelo orientador.
Semanalmente o grupo se reunirá, sob a tutela do orientado, e cada aluno irá apresentar ele desenvolveu do seu projeto, apresentando as suas dificuldades e sucessos (de forma a contribuir com o aprendizado do grupo).
A função do orientador será de apresentar possíveis soluções para os problemas encontrados pelos alunos e informar como eles possa vir a aprofundar em um determinado assunto para a solução dos problemas encontrados.
Semanalmente o grupo se reunirá, sob a tutela do orientado, e cada aluno irá apresentar ele desenvolveu do seu projeto, apresentando as suas dificuldades e sucessos (de forma a contribuir com o aprendizado do grupo).
A função do orientador será de apresentar possíveis soluções para os problemas encontrados pelos alunos e informar como eles possa vir a aprofundar em um determinado assunto para a solução dos problemas encontrados.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que com a satisfação da conclusão das etapas dos projetos, e por fim dos próprios projetos, os alunos possam visualizar os seus próprios potenciais e aumentar o interesse nos cursos de engenharia, diminuindo, assim, as evasões.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
LUCIANO ANACKER LESTON | 2 | ||
MARCELO LEMOS ROSSI | 3 | ||
MATEUS BECK FONSECA | 2 | ||
RAFAELA ARAUJO RAUBER | |||
VITOR LEITZKE BRAGA |