Nome do Projeto
Virtualização do Material de Apoio aos Componentes Curriculares Desenvolvidos no LAPAM (Laboratório de Painéis de Madeira)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/03/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A proposta está direcionada a estruturação de material didático de apoio aos componentes curriculares que são desenvolvidos por meio de atividades práticas no LAPAM (Laboratório de Painéis de Madeira) , sendo os seguintes componentes: Produtos de Adesão e Colagem (PAC), Painéis de Madeira Reconstituída (PMR), Processos de Corte em Madeira (PCM) e Técnicas e Planejamento de Serrarias (TPS), bem como fornecer a comunidade em geral acesso a bibliografia. Além de propiciar o uso de ideias diferenciadas para o desenvolvimento e maior atratividade no ensino aprendizagem. Em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Industrial Madeireira - PPCEIM.

Objetivo Geral

Elaborar material técnico-científico na forma de mídias digitais, para os componentes curriculares que desenvolvem atividades práticas no LAPAM (Laboratório de Painéis de Madeira). Bem como auxiliar na divulgação do conteúdo gerado por meio do site do laboratório, curso, unidade e universidade, além das redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin).

Justificativa

A madeira é utilizada para as mais variadas finalidades, desde confecção de mobiliário até majestosas estruturas utilizadas na construção civil. Esta versatilidade de uso se deve a diversidade de espécies de madeiras existentes, as suas propriedades físico-mecânicas, isolantes e a sua estética diferenciada. Contudo, a madeira também apresenta algumas desvantagens para seu uso, podendo-se destacar sua limitação em relação ao diâmetro e comprimento da tora que fornecerá madeira serrada para as mais diversas finalidades.

Desta maneira, o uso de adesivos e a possibilidade de reconstituição da madeira permitem um maior aproveitamento de peças que anteriormente seriam descartadas como resíduo. As disciplinas de Produtos de Adesão e Colagem - PAC, Painéis de Madeira Reconstituída - PMR tem por objetivo propiciar aos acadêmicos conhecimentos sobre o processamento mecânico da madeira e os produtos obtidos por meio do processo de colagem da madeira sólida e reconstituição da madeira através do profundo conhecimento dos mecanismos de adesão e da química envolvida nos diferentes tipos de adesivos utilizados nestes processos.

Neste sentido, a proposta de elaboração das mídias digitais democratiza o acesso ao conhecimento técnico e científico congregando conteúdo relacionado a esses assuntos sendo uma importante contribuição, tanto para os acadêmicos da disciplina como para comunidade do setor madeireiro (marcenarias, carpintarias, indústrias de painéis, produção de molduras ...).

Esta proposta torna-se mais relevante se for considerada a escassez de material bibliográfico em língua portuguesa sobre este tema abordando as particularidades dos processos de corte e de colagem em madeiras sólidas e reconstituídas. Bem como a motivação dos acadêmicos por meio da elaboração de tecnologia diferenciada através de vídeos didáticos, entre outras mídias digitais, sobre temas diversos relacionados a colagem e reconstituição da madeira. Iniciativa necessária a um curso que apresenta elevada evasão e retenção dos acadêmicos.

Metodologia

As mídias digitais serão geradas por meio da edição de vídeos didáticos e apresentações elaboradas com elucidação de processos de corte e colagem da madeira, sendo os vídeos desenvolvidos com auxílio de câmera digital e editados por meio de programas de acesso livre com duração máxima de 5 minutos.

As demais mídias serão geradas por meio de editores gráficos, como a plataforma Canva de livre acesso, bem como outras programas que facilitarão a geração do conteúdo digital.

Ao final do processo de edição os materiais serão divulgados e disponibilizados nas redes sociais do Laboratório de Painéis de Madeira - LAPAM e sites institucionais da UFPel, e avaliados seus impactos nas aulas físicas, bem como o acesso em outros ambientes virtuais por meio de formulário no google docs.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados e impactos almeja-se o desenvolvimento de um material de qualidade que atenda as necessidades do meio acadêmico e setor madeireiro.

Por meio dos vídeos e demais mídias digitais estima-se um maior envolvimento da comunidade acadêmica com relação ao conhecimento acerca dos processos industriais de processamento mecânico e colagem e da comunidade de modo geral.

As ações citadas devem também propiciar uma maior visibilidade ao curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPel com previsão de redução da evasão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE FREITAS CORREA
ERIKA DA SILVA FERREIRA2
MARIANA FIGUEIRA MACHADO
MARINA HARTUNGS PRATES DE LIMA
NATHALIA FARIAS GOMES

Página gerada em 18/04/2024 12:41:40 (consulta levou 0.155657s)