Nome do Projeto
TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA BIOEMBALAGEM DE FARDOS DE CELULOSE
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/03/2023 - 05/03/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Este projeto busca soluções tecnológicas para os problemas presentes na atual forma de enfardamento da celulose. Para isto, o mesmo propõe a substituição dos arames metálicos utilizados para a fixação do fardo, visto a produção insustentável a longo prazo deste material e a dificuldade do seu descarte pós-consumo por não se tratar de um material biodegradável, além de aumentar os riscos de segurança do trabalho na retirada deste elemento de fixação antes de realizar o processamento do material enfardado. Para possibilitar tal substituição, o projeto pretende desenvolver uma embalagem para fardos fechada com o uso de um adesivo produzido com materiais celulósicos, tornando o processo ambientalmente mais sustentável e possibilitando eliminar a etapa de retirada de elemento de fixação na etapa de desagregação da celulose.

Objetivo Geral

Desenvolver tecnologias para empacotamento de fardos de celulose em substituição à metodologia utilizada atualmente no setor, a qual conta com uso de arames.

Justificativa

A melhoria da embalagem de celulose tem sua complexidade aumentada pelo fato do problema estar localizado no produto, que é o elo da empresa com os clientes e, também, pelo fato do atual modelo que utiliza arames para amarrar os fardos ser um processo consolidado e utilizado a bastante tempo pela indústria e aceito pelo mercado. Adicionalmente, a remoção do arame possibilita redução no custo de mão de obra e menor risco de acidente do trabalho nos clientes.
O projeto está baseado na modificação do processo de embalar os fardos com o uso da celulose microfibrilada que além de reduzir os custos, trará vantagens operacionais como o fato do fardo todo ser repolpável e compatível com a produção de papel.

Metodologia

Para alcançar o objetivo geral, este projeto busca modificar a forma de embalar fardos de celulose em escala real, baseando-se no atual modelo que utiliza a própria celulose como proteção para as folhas que formam os fardos de 250kg. A solução proposta tem como fundamento duas etapas que se complementam: modificação do formato e dimensões das folhas de celulose utilizadas como capa e utilização de microfibrilas de celulose para selagem da capa, eliminado o uso de arames nos fardos de 250kg.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto se caracteriza como pesquisa científica e busca novas tecnologias para o empacotamento de fardos de celulose, através do desenvolvimento de produtos com base em uma matéria-prima renovável, biodegradável e com excelentes propriedades tecnológicas.
Os resultados desta pesquisa irão contribuir para a geração de conhecimento científico sobre enfardamento da celulose, podendo resultar em publicação de artigos científicos em revista indexada na área ou pedido de patente. As contribuições científicas deste projeto estão também relacionadas à formação de recursos, ao aprimoramento técnico e científico de alunos de Graduação.
As informações geradas por este trabalho poderão apontar o desenvolvimento de novos produtos com aplicações comerciais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIEL VALIM CARDOSO4
JOSE CARLOS RECAETA ACUNA
PAOLA JESSICA SANTOS DAS NEVES

Página gerada em 26/04/2024 16:30:23 (consulta levou 0.139139s)