Nome do Projeto
Jornalismo no TikTok e Audiência Jovem
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/02/2023 - 31/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Projeto de Ensino Jornalismo no TikTok e Audiência Jovem tem como objetivo: analisar o jornalismo desenvolvido por veículos de comunicação no TikTok e refletir sobre a produção jornalística para a audiência jovem. Entende- que a jornalismo para audiências jovens é um debate que vai além do uso das mídias sociais pelas empresas de jornalismo, sendo necessário entender como esse jornalismo está sendo pensado e produzido. Os jornais brasileiros já perceberam que seus leitores estão envelhecendo e que precisam pensar como alcançar as gerações mais jovens. Mais do que a manutenção de assinantes, essa aproximação com o público jovem é importante para que o jornalismo cumpra sua função de informar os cidadãos e de subsidiar as decisões da população, o que inclui o combate à desinformação. Ao investir no hábito de se informar através de conteúdos jornalísticos desde cedo, estamos investindo na consolidação do jornalismo como uma referência para a cidadania e para a democracia. Iniciativas que procuram uma aproximação com um público adolescente ou no início da juventude podem ser observadas em jornais mais tradicionais ou em veículos nativos digitais, o que exige uma revisão de proposta estética, da linguagem e das plataformas trabalhadas. O perfil do The Guardian foi um dos primeiros a se destacar no TikTok pela proposta jornalística e pelo uso das ferramentas da plataforma. Os vídeos desse perfil apresentam enquadramentos e narrativas próprias da plataforma, uma proposta que já vinha sendo utilizada em vídeos de entretenimento produzidos pelos internautas. O diferencial da proposta do The Guardian foi entender as possibilidades do TikTok e como os jovens estavam se apropriando dessas possibilidades. No Brasil, o jornal Estadão, que começou a investir nessa abordagem mais jovem na sua conta do Instagram, atualmente está trabalhando mais com o perfil do TikTok para alcançar essa audiência. O jornalismo do Estadão, e de outros jornais com histórico semelhante a esse veículo, busca contextualizar notícias atuais usando vídeos na vertical, trechos de animações, efeitos sonoros e memes. Também é possível encontrar conteúdo patrocinado com a mesma estrutura, o que pode contribuir para uma confusão sobre o que é conteúdo noticioso e o que é publicidade. Nesse cenário, busca entender: como está sendo implementada a adequação da linguagem jornalística para o TikTok, quais temas são abordados pelos veículos, a temporalidade das publicações, a audiência das publicações e a interação com a audiência.
Objetivo Geral
Analisar o jornalismo desenvolvido por veículos de comunicação no TikTok e refletir sobre a produção jornalística para a audiência jovem.
Justificativa
Iniciativas do jornalismo no TikTok amplificam para jovens e adolescentes conteúdos jornalísticos trabalhados nas diferentes editorias, não são assuntos escolhidos por editores com base em pesquisas de opinião, como acontecia nas revistas para adolescentes dos anos 80 e 90. São pautas debatidas amplamente. O diferencial está no formato, nas pessoas que apresentam a notícia e no esforço em tentar contextualizar a informação. Dificilmente vamos encontrar um jornalismo meramente declaratório nesse tipo de conteúdo. Se podemos observar mudanças estéticas e técnicas – no que se refere à distribuição -, também podemos observar cuidados que caracterizam o jornalismo, como a apuração, a transparência e a ética. Apesar de buscar inspiração no formato de influenciadores digitais que estão mais próximos de jovens e adolescentes, a essência da produção da informação é orientada pela práxis jornalística. Por outro lado, também podemos observar um grande investimento nas mídias sociais e na busca por engajamento, o que exige um melhor entendimento sobre as condições de acesso à internet da população adolescente e jovem. De acordo com a pesquisa TIC KIDS ONLINE BRASIL 2020, publicada pelo Comitê Gestor da Internet, em 2020 estimava-se que 98% da população entre 10 e 17 anos vivia em domicílios com telefone celular. Quando comparamos com outros dispositivos de acesso à Internet, podemos observar que essa mesma população reside em domicílios com computador (45%), notebook (74%) e tablet (45%). Ou seja, o acesso a conteúdos digitais é predominantemente realizado através dos celulares, sendo que, em 2020, 92% dos domicílios com crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos tinham acesso à Internet, dos quais 69% tinham a banda larga fixa como tipo de conexão principal. De acordo com a pesquisa, no ano de 2020, 94% dos indivíduos entre 10 e 17 anos eram usuários de Internet. O cenário apresentado na pesquisa traz algumas balizas para pensarmos essa aproximação do jornalismo com as audiências mais jovens. Dentre essas balizas, observa-se que a aproximação do jornalismo de audiências mais jovens perpassa pelo uso de plataformas como TikTok, Instagram, Twitter, YouTube, Whatsapp, dentre outros aplicativos.
Metodologia
1) Mapear veículos de comunicação com perfis jornalísticos no TikTok.
2) Selecionar quatro perfis para analisar a proposta dos conteúdos.
3) Identificar como está sendo implementada a adequação da linguagem jornalística para o TikTok, quais temas são abordados pelos veículos, a temporalidade das publicações, a audiência das publicações e a interação com a audiência.
4) Identificar as publicações que trabalham como extensão de conteúdos do portal do jornal e as publicações com criação de conteúdos direcionados para o perfil.
5) Propor critérios para a produção de conteúdos jornalísticos para o TikTok.
6) Produzir conteúdos jornalísticos para o TikTok, tendo como premissa precietos éticos e técnicos do jornalismo.
2) Selecionar quatro perfis para analisar a proposta dos conteúdos.
3) Identificar como está sendo implementada a adequação da linguagem jornalística para o TikTok, quais temas são abordados pelos veículos, a temporalidade das publicações, a audiência das publicações e a interação com a audiência.
4) Identificar as publicações que trabalham como extensão de conteúdos do portal do jornal e as publicações com criação de conteúdos direcionados para o perfil.
5) Propor critérios para a produção de conteúdos jornalísticos para o TikTok.
6) Produzir conteúdos jornalísticos para o TikTok, tendo como premissa precietos éticos e técnicos do jornalismo.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final do projeto, espera-se ter realizado:
1) Apresentar uma lista de perfis de veículos jornalísticos que publicam no TikTok com regularidade.
2) Analisar quatro perfis do TikTok de veículos jornalísticos, identificando: linguagem jornalística adotada, quais temas são abordados pelos veículos, a temporalidade das publicações, a audiência das publicações e a interação com a audiência.
3) Sistematizar critérios para a produção de conteúdos jornalísticos para o TikTok.
4) Produzir e publicar no TikTok 40 vídeos com conteúdo jornalístico voltado à audiência jovem.
1) Apresentar uma lista de perfis de veículos jornalísticos que publicam no TikTok com regularidade.
2) Analisar quatro perfis do TikTok de veículos jornalísticos, identificando: linguagem jornalística adotada, quais temas são abordados pelos veículos, a temporalidade das publicações, a audiência das publicações e a interação com a audiência.
3) Sistematizar critérios para a produção de conteúdos jornalísticos para o TikTok.
4) Produzir e publicar no TikTok 40 vídeos com conteúdo jornalístico voltado à audiência jovem.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANELISE DE FREITAS RAMOS | |||
BEATRIZ REGINA GOMES PEREIRA | |||
BRENDA FARIAS PACHECO | |||
BRUNA MEOTTI SOUZA | |||
CAROLINE GARCIA QUINCOZES | |||
DANIELA SIMOES ALVES | |||
ENZZO LOPES RODRIGUES | |||
FERNANDO DA SILVA DE MESQUITA | |||
LAIS CAROLINA BASSO ZANELLA | |||
LIDIANE PINTO LOPES | |||
LUIS COLLAT BENTO JUNIOR | |||
MARISA VIEIRA DE CAMPOS | |||
RICARDO BANDAR DE SOUZA | |||
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE | 4 | ||
STÉFANE COSTA SANTOS | |||
Thaison da SIlva Villar |