Nome do Projeto
Serviço de Acompanhamento e Manutenção de Próteses Totais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/02/2023 - 12/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Este projeto, em funcionamento desde o ano de 2009 na FO-UFPel (Códigos: 52648019; 802) contempla atividades clínicas e laboratoriais que visam desenvolver no aluno a capacidade crítica de entender a necessidade de monitoramento e prevenção do quadro de reabsorção alveolar nos pacientes desdentados totais, bem como entender e executar procedimentos clínicos que visem controlar os efeitos adversos da reabsorção óssea dos maxilares na rotina clínica. Além disso, o tratamento de problemas emergenciais de ordem protética; como necessidade de ajustes, consertos e reembasamentos que visem estabelecer e manter a saúde bucal e a estética do indivíduo será executado.

Objetivo Geral

Promover ao aluno de graduação o desenvolvimento de habilidades clínicas e imaginológicas voltadas ao controle e monitoramento do processo de reabsorção óssea do rebordo residual assim como propiciar a experiencia de planejar e reabilitar casos complexos em pacientes êdentulos totais. Além disso, será proporcionado ao aluno de graduação treinamento em procedimento ambulatoriais que abrangem: ajustes e manutenção pós-instalação de Próteses Totais, reembasamentos diretos e indiretos. reparos e conversão de Próteses Totais mandibulares em Overdentures Mandibulares.

Justificativa

A finalidade principal do projeto consiste na proservação de Próteses Totais confeccionadas na Faculdade de Odontologia da UFPel, transmitindo aos alunos a filosofia de que o tratamento dos pacientes desdentados totais não termina no momento da instalação de suas próteses, uma vez que o processo de reabsorção óssea dos rebordos alveolares é um fenômeno fisiológico contínuo que deve ser acompanhado individualmente através de revisões periódicas. Em adição, este projeto visa também o atendimento de pacientes desdentados com necessidades especiais de tratamento que não se enquadram na triagem da Clínica de Prótese desta Instituição, uma vez que nesta clínica se executa o atendimento a pacientes que necessitam somente de Próteses Totais duplas, não sendo contemplados casos de próteses totais unimaxilares, reembasamentos, consertos e outras modalidades de tratamento que envolvam o paciente desdentado. Excepcionalmente, casos que envolvam a reabilitação com próteses de arco total impantossuportadas podem ser planejados e executados quando parcerias com a iniciativa privada possam ser firmadas ou quando os coordenadores forem contemplados com financiamentos para pesquisas clínicas. Portanto este projeto visa alcançar uma resolução mais rápida e eficaz para estes casos que não são contemplados na triagem.

Metodologia

Atendimento clínico de pacientes edêntulos de diversas complexidades relacionados ao quadro de atrofia óssea dos maxilares, baseado em conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nas disciplinas de Prótese Dentária do curso de graduação em Odontologia.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta 1: Garantir acompanhamento dos pacientes reabilitados pela clínica de prótese total da Faculdade de Odontologia após 30, 180 e 360 dias da instalação das próteses
Indicadores:
-Número de pacientes chamados para consulta após 30 dias da instalação/número de pacientes atendidos na clínica de prótese total no semestre anterior.
-Número de pacientes chamados para consulta após 180 dias da instalação/número de pacientes atendidos na clínica de prótese total no semestre anterior.
-Número de pacientes chamados para consulta após 360 dias da instalação/número de pacientes atendidos na clínica de prótese total no semestre anterior.

Meta 2: Monitorar o agendamento das consultas e registrar o número de recusas às consultas
Indicador:
-Número de pacientes que recusaram as consultas de acompanhamento/número de pacientes agendados para as consultas de acompanhamento.

Meta 3: Reparar e reembasar próteses totais convencionais e overdentures mandibulares, quando indicado.
Indicador:
- Número de próteses totais convencionais com necessidade de reparo ou reembasamento/número de próteses totais avaliadas.
- Número de overdentures mandibulares com necessidade de reparo ou reembasamento/número de overdentures totais avaliadas.

Meta 4: Realizar planejamento completo dos casos clínicos complexos do projeto de extensão.
Indicador:
-Número de pacientes que realizaram exame clínico e radiográfico para planejamento do caso clínico/número de pacientes atendidos no projeto de extensão.

Meta 5: Reabilitar pacientes com necessidades protéticas de acordo com os objetivos do projeto de extensão.
Indicador:
-Número de pacientes com suas reabilitações protéticas concluídas/número de pacientes atendidos no projeto de extensão.

Meta 6: Registrar o planejamento do caso e etapas clínicas realizadas em ficha de controle do projeto de extensão
Indicador:
-Número de fichas de controle preenchidas/número de pacientes atendidos

Meta 7: Divulgar as ações do projeto de extensão em eventos e publicações na área de extensão.
Indicador:
-Número de alunos que participaram de eventos e publicações da área de extensão/número de alunos extensionistas do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMÁLIA MACHADO BIELEMANN
ANNA PAULA DA ROSA POSSEBON
ANTONIO MARCOS GONCALVES DUARTE
BRUNA VETTORAZZI LISKOSKI
FERNANDA FAOT10
FERNANDA ISABEL ROMAN RAMOS
FERNANDO ANTONIO VARGAS JUNIOR
GABRIEL TWARDOWSKI DA ROCHA
HENRIQUE TIMM VIEIRA
JULIA KASTER SCHWANTZ
LUCAS JARDIM DA SILVA
LUCIANA DE REZENDE PINTO4
MARIANA PIRES LEMOS
OTACILIO LUIZ CHAGAS JUNIOR3
PABLO PIMENTEL HERNANDES
SALMA ROSE BUCHNVEITZ SALYBI
TATIANE DIAS GARCIA
VICTÓRIA KLUMB

Página gerada em 27/05/2024 06:08:40 (consulta levou 0.161486s)