Nome do Projeto
Grupo de estudos descolonializa (GED)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/03/2023 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A proposta da criação do grupo de estudos descolonializa é implementar na formação acadêmica dos alunos de graduação do curso de bacharelado e licenciatura de Ciências Sociais o estudo sistemático dos autores ligados aos estudos culturais, pós-coloniais e do giro de-colonial. O grupo de estudo tem como objetivo discutir as obras desses autores, além de difundir, através de palestra, videos e discussões com a comunidade acadêmica esse conteúdo. O grupo se reunirá semanalmente para discutir as obras dos principais autores dessas duas vertentes epistemológicas e fazer reflexões sobre as mesmas, como também divulgar no meio acadêmico , principalmente na graduação, estes saberes.

Objetivo Geral

O grupo de estudo tem como objetivo discutir as obras dos autores ligados aos estudos culturais, pós coloniais e do giro decolonial, além de difundir, através de palestra, videos e discussões com a comunidade acadêmica esses conteúdos.

Justificativa

A necessidade da formação do grupo de estudos descolonializa foi motivada pela solicitação dos alunos da graduação do curso de bacharelado e licenciatura em Ciências sociais, que não encontraram o aprofundamento desta lógica epitsemológica nas disciplinas obrigatórias da graduação do curso, apesar de algumas disciplinas optativas tratar esta possibilidade de saberes, acabam por nâo difundir de forma mais ampla nos curso de ciências sociais. Assim, a proposta do grupo de estudos sobre a questão pós colonial e decolonial abre espaço no meio acadêmico para novas discussões do conhecimento sociológico para além dos autores clássicos e contemporâneos da sociologia canônica.

Metodologia

Discussões semanais dos textos, previamente lidos pelos componentes do grupo de estudo.

A partir das leituras, as discussões pretendem chegar a um consenso das principais ideias das obras estudadas.

Após o fechamento de uma rodada de leituras e discussões, serão chamados especialista para palestras e rodas de conversa com os membros do grupo e a comunidade acadêmica.

Serão apresentados periodicamente, filmes, vídeos sobre os temas discutidos.

No fechamento das atividades serão aplicados questionários (google Forms) para avaliar as atividades.

Indicadores, Metas e Resultados

- Leituras: serão feitas discussões sobre as obras estudadas com elaboração de mapas conceituais das mesmas
- Filmes: após a exibição dos filmes serão feitas rodas de conversas com os participantes e produção textual das sínteses discutidas
- Palestras: após a apresentações das palestras serão feitas rodas de conversas com os participantes, com produção textual das sínteses discutidas
- Questionários aplicados nas principais atividades (objetivo de avaliação)

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO CARDOSO CABRAL
Guilherme Thiesen Ramos
KEROLIN RODRIGUES GUADALUPE
MARCOS AURÉLIO LACERDA DA SILVA
MARCUS VINICIUS SPOLLE1
PEDRO HENRIQUE PEREIRA GOLDBERG

Página gerada em 28/03/2024 21:01:36 (consulta levou 0.127725s)